42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Atos dos Apóstolos 2:42-47

INTRODUÇÃO

   Muitos comportamentos e atitudes que faziam parte da Igreja primitiva, precisam terminantemente fazer parte doestilo de vida da Igreja da atualidade, os principais a serem adotados são: o ensino e a comunhão. Para eles perseverarem na doutrina dos apóstolos, era necessário aprendizado e conhecimento doutrinário. A nova fé em Cristo, nunca se tratou de uma fé contemplativa, mas participativa. Esse ensino era acompanhado de oração e do partir do pão, o que demonstra que entre eles havia um relacionamento de comunhão, o que faz dela um modelo de Igreja saudável.   Na lição de hoje nosso assunto principal será a comunhão.Convidamos você a mergulhar no universo bíblico e aprender a colocar em prática essa verdade.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

A VIDA DA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO (Salmos 133:1-3)

   A Igreja cheia do Espírito Santo, precisa antes de tudo estar em equilíbrio, ela precisa ter: doutrina, vida, palavra, poder, conduta, qualidade e quantidade. Todos esses requisitos devem ser preenchidos. Essa Igreja precisa zelar da doutrina, mas também celebrar com muito entusiasmo. Ela precisa ter a prática do serviço social, mas jamais desprezar a oração. Ela precisa crescer sem fazer da verdade uma mercadoria.   Quais marcas a Igreja cheia do Espírito Santo deve carregar?   • Atos dos Apóstolos 2:42 – ela é comprometida com a Palavra de Deus (em toda sua fidelidade). A Igreja primitiva como modelo   dessa igreja cheia, começou no derramamento do Espírito Santo e o centro de sua pregação sempre foi Cristo.   Como disse Stott: “O Espírito Santo abriu uma escola em Jerusalém; seus professores eram os apóstolos que Jesus escolhera; e havia 3 mil alunos no jardim de infância.”1 A Igreja Primitiva era uma comunidade que aprendia.   • Atos dos Apóstolos 2:42 – ela é perseverante em oração: uma igreja cheia do Espírito Santo ora com muito fervor e com constância. Deve sempre depender de Deus acima de tudo.   • Atos dos Apóstolos 2:42,44-46 – ela vive em profunda comunhão: Na Igreja Primitiva, eles valorizavam estarem juntos (v.44), partilhavam tudo, inclusive seus bens (v. 45), eles davam valor em estar no templo e nos lares reunidos (v.46). Eram crentes sensíveis.   • Atos dos Apóstolos 2:43 – vive os milagres de Deus e se curva diante de toda a majestade do Deus Altíssimo.   • Atos dos Apóstolos 2:47 – adora a Deus com muita alegria e entusiasmo.   • Atos dos Apóstolos 2:47 – alcança a simpatia dos homens ao seu redor e vive a benção do crescimento vindo da parte de Deus.   Eram crentes alegres, festivos, íntegros em seu caráter e honestos. Era algo sobrenatural e contagiante. Veja ocrescimento da Igreja Primitiva:   • Atos dos Apóstolos 1:15: 120 membros.   • Atos dos Apóstolos 2:41: 3 mil membros.   • Atos dos Apóstolos 4:4: 5 mil membros.   • Atos dos Apóstolos 5:14: uma multidão é agregada à igreja.   • Atos dos Apóstolos 6:7: o número dos discípulos é multiplicado.   • Atos dos Apóstolos 9:31: a Igreja expande para a Judeia, Galileia e Samaria.   • Atos dos Apóstolos 16:5: Igrejas são estabelecidas no mundo inteiro.

Uma igreja saudável busca o equilíbrio entre ensino e adoração, conhecimento e prática do Evangelho, vivem a comunhão cristã sem comprometer a evangelização, cresce em quantidade sem perder a qualidade, enquanto qualidade não compromete seu crescimento numérico.

 

A BÍBLIA ORDENA A COMUNHÃO

   “Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado(1 João 1:7).   O versículo acima começa declarando que se estivermos na O versículo acima começa declarando que se estivermos na luz, como Deus está, haverá em nós um reflexo dessa atitude, ou seja, se paramos de andar nas trevas, o resultado disso é uma vida purificada do pecado e conduzida a uma vida de comunhão com Deus por meio de Cristo. Para João, luz e trevas são muito reais. Nossa vida manifestará a mudança, e, ao testificarmos dela, estamos apenas contando a verdade.    Se andarmos nessa luz que é Jesus, toda treva deve ser dissipada, pois onde entra a luz, as trevas têm que sair.Nosso coração se torna desejoso e feliz pelas conquistas alheias. Porque todo aquele que anda nessa luz, tende a cada vez mais se aproximar de Deus e de Seus filhos, em plena comunhão com os santos, pois ela nos impede que andemos sozinhos, afastados de nossos irmãos. Ao contrário disso, é preciso observar, pois no Éden, por exemplo, quando Adão e Eva notaram que estavam nus, se esconderam de Deus e não estavam mais em comunhão com o Pai, que todas as tardes ia visitá-los. Pois quando estamos em trevas, nossa primeira atitude ou reação é fugirmos ou nos afastarmos da comunhão. Não existe a possibilidade dessa luz atrair o pecado, pois nesse caso, a comunhão com certeza será fortemente abalada. A luz mostrará o pecado, por isso a primeira atitude é se esconder.Só é possível a comunhão com Deus e os irmãos se andarmos na luz, como ELE está na luz.

A comunhão é, antes de tudo, uma ordenança bíblica. Sua prática reflete o caráter de Cristo e é um distintivo do verdadeiro cristão.

 

O BENEFÍCIO DA COMUNHÃO PARA O SER HUMANO (Salmos 133:1-3)

   Davi é o autor desse poema, que provavelmente foi escrito quando ele, depois de sete anos governando em Hebrom, passa a reinar em Jerusalém, tendo todas as doze tribos debaixo de seu cetro.   Esse salmo é uma expressão de alegria santa, porque a união entre irmãos é uma importante verdade revelada,manifestando relacionamentos saudáveis na Igreja e o benefício dessa comunhão para os santos. Spurgeon diz que essa é uma maravilha raramente vista, mas quando presente é uma característica dos santos verdadeiros.5   A maior alegria para um pai é ver que seus filhos vivem unidos, sem brigas ou desavenças. É belo assim aos olhos de Deus quando os irmãos de fé vivem essa união. Na verdade, esse é um poderoso testemunho do grande poder transformador o Evangelho de Cristo. Spurgeon tem razão em dizer que a união cristã é boa em si mesma, para nós mesmos, para os irmãos, para os novos convertidos e boa para o mundo.   A comunhão traz inúmeros benefícios em nossa jornada, vejamos: ela é capaz de gerar encorajamento (Hebreus 10:25);crescimento (1 Tessalonicenses 5:11); ajuda (Gálatas 6:2); força (Provérbios 27:17); amor (João 13:35).   Duas verdades muito preciosas nos são ensinadas nesse salmo.   1. Ali o Senhor ordena a sua benção... Essa benção é uma ordem de Deus, é espiritual, ela vem do céu; não é resultado de uma conquista humana. Nas palavras de Derek Kidner, “Deus ordena aquilo que somente Ele podia dar” (a benção e a vida para sempre).   2. “...e a vida para sempre”, aqui é entendível como uma palavra de ordem da parte de Deus, Ele derrama a bençãodas bênçãos, a vida eterna. O que compreendemos então? Que a comunhão se torna a base da evangelização. Porque o verdadeiro cristianismo consiste nisso, na comunhão com o Pai e com os irmãos.

A NECESSIDADE DE TER COMUNHÃO (Provérbios 27:17)

   Uma faca só é útil para o que ela foi criada se estiver com fio cortante, não se amola uma faca com um pedaço demadeira ou um plástico, é necessário para afiá-la ao menos um material tão duro quanto ela que então estará preparada para render serviços produtivos. O sábio Salomão era promotor de boas amizades, por torná-lo melhor (Provérbios 27:9), não qualquer amizade, mas de pessoas sábias, para se tornar mais sábio (Provérbios 13:20). Somos criaturas sociais, pois até Deus declara que não é bom o homem estar só (Gênesis 2:18), e ao longo de nossa vida entendemos que não é só a companhia de um cônjuge que é necessário. A exemplo disso podemos citar Paulo e Timóteo (2 Timóteo 1:3-5). Podemos aprender duas grandes lições em Provérbios 27:17: devemos buscar ter amigos sinceros, piedosos e cheios do Espírito Santo que nos ajudam a crescer e devemos ser esse tipo de amigo para nosso próximo. Esse relacionamento fará a Igreja de Cristo crescer.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Todos os seres vivos dependem, de alguma forma, do outro para sua sobrevivência. O homem como ser social só consegue viver em sociedade. Na Igreja é o local onde a comunhão é vivida em sua maneira mais plena, pois é onde todos seus elementos se fazem presente.

 

A IGREJA PRIMITIVA PRATICAVA A COMUNHÃO (Eclesiastes 4:9-12)

   A necessidade de comunhão é notada desde o relacionamento conjugal até grandes amizades e convívio em comunidade. O bom relacionamento abre portas na terra e nos céus. A comunhão tem cheiro agradável diante de Deus e é resultado do amor DELE em nós, o que a Bíblia declara ser o vínculo perfeito (Colossenses 3:14).   O texto descrito em Eclesiastes revela a importância da unidade. E ainda que vivamos em uma sociedade individualista, aquele que encontra Cristo entende isso. Não é possível realizar sonhos, alcançar objetivos e obter conquistas, se vivermos completamente sozinhos, a solidão nos destrói e causa tristeza, sem contar que nos desanima e nos enfraquece. A verdade é que nada pode resistir o poder da UNIDADE e a Igreja primitiva sabia disso. A Igreja primitiva vivia isso e seu legado ficou registrado nas Sagradas Escrituras, através de Lucas em Atos dos Apóstolos, para que fosse um exemplo a ser seguido. KOINONIA é uma palavra de origem grega e significa comunhão. Desde os ensinamentos de Cristo aos apóstolos e o derramamento do Espírito Santo isso se tornouum fato e um objetivo. Koinonia também expressa não só o que recebemos juntos, mas o que damos juntos; não só uma herança comum, mas também nosso serviço em comum. Como os primeiros cristãos se dedicavam a comunhão.

A comunhão é remédio divino para a solidão. Quando aplicada à Igreja ela diz respeito tanto ao que recebemos quanto ao que doamos, é vivência, benefícios e serviço.

 

CONCLUSÃO

   Entendemos que a comunhão faz da Igreja um organismo espiritual em perfeita sintonia com o Pai Celestial. Porque a  comunhão [] resultada do amor de Deus em nós deixa de lado nossas diferenças. O que nos faz conhecidos como filhos de Deus é justamente a comunhão. Quando cuidamos uns dos outros estamos cumprindo a Sua Lei. Que esta comunhão, entrelace todo o nosso ser, entendimento, pensamento e sentimentos, assim, estaremos na luz, como Ele está.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Você entende que a comunhão é uma ordenança bíblica? Por quê?R.

2. Como pode ser notada a comunhão na prática da igreja?R.

3. Podemos dizer que a comunhão é uma necessidade?R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...