16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

1 Coríntios 6:16-20 

INTRODUÇÃO

   Quem manda no corpo é a própria pessoa. Não adianta querer opinar, discutir e forçar! Cada um tem o seu e cuida dele da forma que bem entender.   Temos visto muitos discursos como esses, e cada vez mais radicais. O mundo tem ensinado sobre essa liberdade com o corpo, e esses movimentos têm ganhado força cada vez mais, influenciando negativamente muitas vezes a Igreja. O que a Bíblia nos ensina sobre o cuidado pessoal (com o corpo)? Veremos no manual do nosso Fabricante (Bíblia), quais hábitos temos desenvolvido, lido e meditado?

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O CUIDADO COM O CORPO (1 Coríntios 6:13b; 1 Tessalonicenses 4:4-5)

   A imoralidade sexual é uma tentação que está diante dos cristãos, em propagandas, filmes, televisão e redes sociais, como iscas de Satanás, que tem bombardeado as pessoas no geral. No livro de 1 Coríntios 6:12-20 no seu contexto imediato, o apóstolo fala da questão do pecado sexual e de como eles deveriam evitar esse pecado. Eles entendiam que como o corpo precisava ser saciado pelo alimento físico da mesma forma o sexo era um desejo natural e que precisava ser saciado ou satisfeito. Paulo confronta-os dizendo que o alimento é para o estômago, e o corpo não é para o sexo mas para o Senhor, sem imoralidade. É normal que durante namoros e encontros tenham algumas formas de carinho, como os abraços e beijos, por exemplo, mas tenhamos cuidado, os hormônios não estão convertidos (ainda estamos com nossa natureza humana e a carne é fraca)! Quando falamos do cuidado com o corpo, precisamos de atenção redobrada! Paulo fala em primeira Tessalonicenses “que cada um de vocês saiba controlar o seu próprio corpo em santificação e honra, não com desejos imorais, como os gentios que não conhecem a Deus’’ (1 Tessalonicenses 4:4 e 5). Lamentavelmente hoje os namorados se conhecem num dia e no outro já dormem juntos sem que os pais se importem, vivemos na era da inversão de valores ‘’o errado está certo e o certo deixou de ser certo’’, e até dizem: “prefiro que estejam debaixo do meu teto, do que lá fora!” A fornicação ainda é condenada pelas Escrituras Sagradas, a imoralidade tem tomado conta, e isso tem acontecido nos lares cristãos. Só que esquecem que Deus nem a Sua Palavra mudaram, o que era condenado pela Bíblia ontem, também o é hoje!!! O nosso corpo é do Senhor, sendo assim devemos honrá-lO através do mesmo. Hernandes Dias Lopes destaca o seguinte:

   O seu corpo é santuário do Espírito. tudo aquilo que não é digno do santuário de Deus não é digno do seu corpo. Nada que seja inconveniente no templo de Deus é decente no seu corpo. Somos a morada de Deus. o nosso corpo é lugar Santíssimo, o Santo dos Santos, onde a Glória de Deus se manifesta. Devemos eliminar do nosso corpo toda forma de conduta que não seja apropriada para o templo de Deus

   Olhando para o cuidado do corpo, como temos nos comportado? Nosso vestuário é descente (não confundir com a questão de usos e costumes, mas de decência)?Quando as pessoas olharem para nós, qual é nosso testemunho? No trato, na conversa, no comportamento e no falar, somos embaixadores de Cristo? Nossa identidade é Cristo?

   O seu corpo é santuário do Espírito. tudo aquilo que não é digno do santuário de Deus não é digno do seu corpo. Nada que seja inconveniente no templo de Deus é decente no seu corpo.

 

O CUIDADO COM A SAÚDE DO CORPO (Provérbios 20:22

   A Palavra de Deus é vida, e saúde para todo o corpo. Então ao meditar nas Escrituras você não precisa se preocupar com mais nada? Não é bem assim. O Senhor abençoa Seu povo, com todas as bênçãos espirituais e físicas, mas há a responsabilidade pessoal com o corpo, no que diz respeito a saúde, você é o que come, quando a alimentação não é saudável, o corpo perece, isso pode demorar um pouco, mas um dia a conta vem. Exercícios físicos são fundamentais e bons para corpo, prática de esportes também. Há muito tempo que até para se deslocar a uma panificadora ou mercado que fica na esquina, vai de carro ou moto, mas não pé. São muitas as desculpas, para não fazer exercícios físicos: falta de tempo, por não gostarem ou não querem. Mas com o tempo o corpo vai dando sinais, essa vida sedentária faz muito mal para o corpo. A falta de atividade física na rotina pode ser causa de muitas doenças, entre elas, podemos destacar:• Obesidade.• Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)• Aumento do colesterol.• Atrofia muscular.• Aumento da pressão arterial.• Problemas articulares.• Diabetes tipo 2.• Distúrbios do sono.

   O Senhor abençoa Seu povo, com todas as bênçãos espirituais e físicas, mas há a responsabilidade pessoal com o corpo, no que diz respeito a saúde.

 

O CUIDADO COMO OS RELACIONAMENTOS (Provérbios 13:20)

    O andar do cristão é muito importante e com quem temos andado faz muita diferença. Caminhar junto significa compartilhar tudo que se refira ao seu cotidiano. Há um ditado que diz: “uma laranja podre pode estragar o restante da rede”. Nossas amizades podem influenciar para o lado bom ou mau, por isso precisamos ver com quem estamos andando. Sejamos mais seletivos quanto as amizades. Um cristão prudente procura ter bons relacionamentos, ele também é um exemplo de companheirismo e amizade. No salmo número um diz assim: “bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”(Salmos 1:1). Em meio ao nosso convívio no trabalho, na escola, na faculdade estamos cercados de pessoas ímpias, são aquelas que não tem piedade, que agem cruelmente. A Bíblia diz que não se deve andar, nem se deixar influenciar pelos pecadores e não se assentar com zombadores, pessoas que fazem piada do que é sagrado. Hoje em dia andamos em meio a geração cruel e perversa, mas “somos sal e luz” (Mateus 5:13-14).   O apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses diz: “para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo” (Filipenses 2:2:15). Jesus estava no meio de pecadores, mas não deixou de ser Santo, ele veio chamar os pecadores ao arrependimento, dizendo: “...Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mateus 4:17b). Essa é nossa missão nos nossos relacionamentos, levar Cristo aqueles que não o conhecem.

   O seu corpo é santuário do Espírito. tudo aquilo que não é digno do santuário de Deus não é digno do seu corpo. Nada que seja inconveniente no templo de Deus é decente no seu corpo.

O CUIDADO COM A FAMÍLIA (Provérbios 11:29)

   A família é o bem maior que possuímos. Qual é o cuidado que temos com a ela? Há um ditado popular: “Deus no céu e minha família na terra, em primeiro lugar Deus e em segundo a família”. A Bíblia tem muitas instruções para família, de como ter um pedacinho do céu em sua casa. Satanás usa de estratégias, uma delas é atacar e destruir as famílias. Muitos não tem vigiado seu lar nem cuidado da sua família. Pais que só pensam na sua vida espiritual, se trancam no quarto para estudar e esquecem de instruir seus filhos no caminho do Senhor. Pais que na Igreja são uma bênção e em casa um terror. Conta-se uma história:

    “Uma criança perguntou ao seu pai: papai, por que a gente não se muda lá para igreja? Mas, filho, nós não podemos morar na igreja! Disse o pai. Porém, a criança insistiu: Ora, a gente leva o fogão, as mesas, a geladeira, cama, tudo para a igreja, o pai impressionado com interesse, perguntou: filho, por que você quer morar na igreja? o garoto de pronto respondeu: Ah! Papai sabe o que é? é que lá na igreja o senhor é tão bonzinho... não fica com raiva da mamãe não briga com a gente.…’’

   Qual o exemplo que você tem dado para seus filhos, vizinhos e comunidade onde você reside? você tem vivido oEvangelho dentro e fora da Igreja? O que tem faltado muitas vezes no lar cristão é o amor, pais rígidos demais, sem afeto, carinho, compreensão, tudo “a ferro e fogo”. Falta diálogo, um abraço demonstrando assim o amor de Jesus. A consequência disso é filhos que não querem ouvir falar de igreja. Pais religiosos com uma ortodoxia sem amor. Qual é o legado que você está deixando para seus filhos? Essa é uma triste realidade que precisa mudar. O jovem Timóteo foi instruído na Lei do Senhor, e isso começou em seu lar, “lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você” (2 Timóteo 1:5). As orientações da Palavra de Deus são para Pais e filhos: “Filhos, em tudo obedeçam a seus pais pois fazer isso é agradável diante do Senhor. Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados” (Colossenses 3:20-21). Diante de tudo isso temos promessas maravilhosas do Pai Celestial no Salmos 128 vamos meditar.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   O que tem faltado muitas vezes no lar cristão é o amor, pais rígidos demais, sem afeto, carinho, compreensão, tudo “a ferro e fogo”. A consequência disso é filhos que não querem ouvir falar de igreja. Pais religiosos com uma ortodoxia sem amor.

 

O BOM USO DO TEMPO (Efésios 5:16)

   Veja como Satanás trabalha instruindo seus subordinados, tentando sobre o tempo que o Senhor lhe concedeu:

  1. Mantenha-os ocupados com as coisas que não são essenciais.
  2. Tente-os a gastarem demais e ficaram endividados.
  3. Faça com que eles trabalhem por muitas horas para sustentarem um estilo de vida vazio.
  4. Desencoraje-os de passar tempo com a família, porque quando os lares se desintegrarem não haverá mais nenhum refúgio depois do trabalho.
  5. Estimule a mente deles com televisão e computadores, para que eles não possam ouvir a voz de Deus.
  6. Encha as mesas de cabeceiras deles de jornais e revistas para que eles não tenham tempo de ler a Bíblia.
  7. Inunde a caixa de correio deles com os anúncios, promoções esquemas de enriquecimento rápido; faça que eles corram atrás de coisas materiais.
  8. Coloque lindas modelos na TV e nas capas de revistas para que eles fiquem concentrados na aparência externa; assim ficarão insatisfeitos consigo mesmo e com seus cônjuges.
  9. Assegure-se de que os casais estejam exaustos demais para terem intimidade; assim eles serão tentados a procurá-la em outro lugar.
  10. Envolva-os em “causas nobres” para que eles não tenham nenhum tempo para as “causas eternas”
  11. Torne-os autoconfiantes. Mantenha-os tão ocupados trabalhando na sua própria força que eles nunca conheçam a alegria do poder de Deus operando através deles. Identificou algum ponto que está tirando o tempo ou algo que Deus lhe conferiu?

   Os cristãos muitas vezes têm vivido o mundo de Marta, mas deveriam viver o mundo de Maria, que estava aos pés de Jesus (Lucas 10:38-42). Precisa-se urgente uma análise do tempo que estamos perdendo, pois ele não voltará mais! Deus é dono do tempo, nós somos mordomos d’Ele. O salmista nos diz: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio(SL90:12). Aproveitar cada instante pois são únicos. E viver uma vida que agrade a Deus. As pessoas que estão ao nosso redor hoje, poderão não estar amanhã. Viva intensamente, mas no Senhor.

   Satanás trabalha constantemente para desviar nossa atenção. Precisamos cuidado para não ocuparmos demasiadamente nosso tempo a ponte de não mais termos tempo par ao que realmente importa. Não permita que o Senhor seja apenas uma “agenda” a mais em suas ocupações diárias.

 

CONCLUSÃO

   O mundo em que vivemos, quer ditar a maneirar de como você deve viver. Aprenda a se cuidar, amar, valorizar, respeitar, não por ego, mas porque em você habita alguém muito digno de uma casa linda, arrumada e alegre, o Espírito Santo de Deus. Atribui-se a John Piper a seguinte frase: “Lembre-se, você tem apenas uma vida e foi feito para Deus, não a desperdice.''

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Quais os pontos, que você destacaria nessa lição, que você precisa mudar?R.

2. Você tem sido um bom mordomo do tempo que Deus dá?R.

3. Qual foi a última vez que você separou um tempo para sua família?R.4. Seu corpo é templo do Espírito Santo. O que isso significa?R.

5. Com quem você tem andado? Por que isso faz diferença?R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...