Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.

Miquéias 7:18 

INTRODUÇÃO

   Na lição de hoje falaremos sobre o profeta Miquéias e sua mensagem.   A mensagem do profeta se faz extremamente oportuna. Embora tenha sido um recado dado a milhares de anos, ela é pertinente no cenário mundial da atualidade.   Miquéias entregou com coragem o recado de Deus ao seu povo, mais especificamente às suas lideranças. Também mostrou a misericórdia de Deus em uma mensagem de esperança sobre um reinado justo e perfeito, diferente daquele que viviam naquele momento.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O PROFETA E SEU CONTEXTO

   O nome “Miquéias” era um nome muito comum em Israel, porém seu significado em hebraico é “Quem é comoYahweh?”45 Seu nome carrega uma importante declaração; a de que o nosso Deus está acima de qualquer comparação.   Na verdade o nome de Miquéias faz uma constante indagação exclamativa à nação que por muitas vezes o abandona para flertar com muitas divindades pagãs.   Miquéias era de uma pequena cidade rural chamada Moresete-Gate (Miquéias 1:1-14) na fronteira com os filisteus, perto de Gate (em torno de 48 km a sudoeste de Jerusalém).   Miquéias foi um mensageiro do Senhor, sua missão foi realizada no final do século VIII antes de Cristo48, foi umjovem contemporâneo de Isaías, de Oséias, e de Amós, ele denunciou os pecados de injustiça social com a mesmaenergia que Amós, porém possuía o mesmo coração amoroso de Oséias50. Seu ministério aconteceu na época dos reis Jotão, Acaz e Ezequias em Judá, porém, ele desenvolve seu ministério no interior e não na capital51 e dos reis Pecaías, Peca e Oséias, em Israel. O profeta revolucionou a sua vida quando recebeu as visões de Deus, tomando a partir daí conhecimento a respeito do futuro de sua nação e da mensagem que deveria entregar a ela. Podemos observar que o profeta era de uma origem humilde, sua cidade não era importante nem política, nem economicamente; o profeta não vivia em nenhum centro urbano e era um homem simples. Tudo isso deixa claro que Deus não precisa de nenhuma grande figura para cumprir o seu chamado, nem fazer a sua obra. Não temos referências acerca de seu chamado, mas notamos a convicção do profeta através de sua declaração: “Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, cheio de justiça e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado(Miquéias 3:8).

 

   Deus não precisa de nenhuma grande figura para fazer Sua obra. Miqueias era um homem simples de uma regiãosem muita importância, mas foi um grande profeta e trouxe uma mensagem revolucionária que até hoje permanece atual.

 

A MENSAGEM DO PROFETA

   As fortes pressões dos assírios marcam o tempo do profeta Miquéias, pois os assírios invadiam várias nações, sendo incluídas Israel e Judá.   As nações do povo de Deus estavam literalmente à beira de um colapso, mas não era somente pelas investidas dos exércitos inimigos, povo excessivamente sanguinário, mas também por inúmeros problemas sociais que sofriam prioritariamente por não cumprirem a Lei do Senhor e por seus cultos prestados a Deus não serem sinceros e reverentes.   O profeta Miquéias age ousadamente contra as nações de Judá e Israel, batendo duramente contra uma religiosidade sem vida, ele denuncia os pecados de ingratidão a Deus, hipocrisia religiosa, desonestidade, idolatria e anuncia o castigo certo. Os escritos do profeta abordam temas importantíssimos como o julgamento e a esperança.   Houve notáveis semelhanças entra as profecias de Miquéias e seu contemporâneo, o profeta Isaías, veja:

  1. Ambos profetizaram a iminente invasão da Assíria sobre Judá (Isaías 10:1-4 / Miquéias 5:5)
  2. Ambos falaram do livramento de Judá, dizendo que a Assíria não prevaleceria (Isaías 37:33-35 / Miquéias 5:6)
  3. Ambos enfatizaram a inutilidade de uma religião meramente ritual e mostraram o tipo de conduta religiosa que Deus, o Senhor, esperava de seu povo (Isaías 1:11-18; 29:13; 58:1-14 / Miquéias 3:8; 6:6-8)
  4. Ambos profetizaram a vinda do Messias: Isaias seu nascimento virginal (Isaías 7:14) e Miquéias, o local de seu nascimento56 (Miquéias 5:2).
  5. Ambos profetizaram o livramento final de Judá, precedidopor um arrependimento da nação (citar versículos dereferência).

   Os temas da mensagem de Miquéias eram concentrados em um juízo presente, mas benção futura. Esse juízoacontecendo no presente é resultado da infidelidade em relação à aliança do Senhor, em contra partida a benção que será alcançada no futuro, deve-se à fidelidade e amor imutável de Deus.   Sua mensagem é clara, tem como declaração que o Senhor Yahweh, é um juiz justo, bondoso e benigno perdoador. Podemos dizer que o profeta tenha pregado 3 mensagens:

  • A primeira, uma mensagem de juízo: As profecias do livro de Miquéias são dirigidas especialmente às capitais que exercem forte influência em toda a nação. O profeta nesse momento da mensagem ergue a voz contra o pecado de Jerusalém e Samaria, anuncia um juízo que está prestes a chegar, tudo causado pela violência, a injustiça social e uma falsa religiosidade. Denuncia fortemente a opressão imposta aos pobres pelos ricos e fala contra os sacerdotes que se vendiam por dinheiro.
  • A segunda, um apelo ao arrependimento: ele não apenas denuncia o pecado, mas também chama o povo ao arrependimento. O profeta enfatiza que a saída para a nação não era fazer “vistas grossas” ao pecado, muitomenos se aliançar a políticos para protegerem a si mesmos, mas sim, voltarem-se para Deus, o Senhor em umarrependimento genuíno. O maior problema do povo não era a ameaça inimiga, mas a ausência e o distanciamento do Deus Vivo.
  • A terceira, anúncio da Promessa de restauração: onde existe arrependimento, há também restauração. A misericórdia de Deus prevalece sobre sua ira. A mensagem mais forte de toda escritura é que a graça é maior que o nosso pecado. O profeta mostrou que Deus perdoa a iniquidade e lança todo e qualquer pecado de seu povo nas profundezas. Em suma:

   Miquéias lamenta a traição, a violência e a sede de sangue então reinantes. Promete que haverá castigo, porém encerra seu livro com uma visão do futuro, quando Deus reinará com seu povo e as promessas feitas a Abraão serão, enfim, plenamente cumpridas.

   Miquéias olha para o futuro e tem o vislumbre do Messias, um reino implantado não pela força da espada, mas unicamente pelo poder da cruz, uma chegada gloriosa do Cordeiro e a Igreja vitoriosa.

 

   O profeta Miquéias age ousadamente contra as nações de Judá e Israel, batendo duramente contra uma religiosidade sem vida, ele denuncia os pecados de ingratidão a Deus, hipocrisia religiosa, desonestidade, idolatria e anuncia o castigo certo.

 

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...

O PROFETA E O NOVO TESTAMENTO 

   A mensagem essencial da Bíblia ainda é a mesma, quer estejamos lendo sobre o patriarca Abraão, o apóstolo Paulo, a juíza Débora ou Maria, a mãe de Jesus. Como um holofote, as Escrituras revelam a mancha do pecado em nossa vida. A Bíblia, porém, não nos deixa simplesmente expostos às nossas mazelas, mas nos oferece uma maneira de ficarmos limpos. Até Miquéias, um profeta que passou a maior parte de seu tempo advertindo os israelitas acerca do juízo que viria, falou da salvação de Deus.

   A mensagem de Miquéias é oportuna e extremamente essencial, como se ele estivesse profetizando para nossa era, a atual corrupção do homem, dentro e fora da igreja. Ele faz de sua mensagem um alerta vermelho, pois os tempos mudaram, mas os pecados continuam os mesmos e o padrão de Deus não sofreu nenhuma variação.

 

   Como um holofote, as Escrituras revelam a mancha do pecado em nossa vida. A Bíblia, porém, não nos deixa simplesmente expostos às nossas mazelas, mas nos oferece uma maneira de ficarmos limpos.

 

CONCLUSÃO

   O livro do profeta Miquéias retrata o zelo de Deus pelo Seu povo, apesar de todos os seus pecados. Sendo o Senhor justo, aplica o juízo , mas entrega uma mensagem de esperança para o futuro. Esse livro é o retrato do juízo e da misericórdia de Deus revelando-se simultaneamente. O castigo de Deus seria aplicado no presente e sua misericórdia, sua benção para o futuro, num reino eterno e perfeito. O que Ele pede de nós é; humildade e adoração verdadeira, em contra partida Seu amor e misericórdia estão sempre disponíveis a cada um de nós. A lição de hoje é um convite a uma verdadeira reconciliação com o Pai, enquanto há tempo. Abandonar o pecado, e o que ele pode oferecer, pelo amor eterno, restaurador e generoso de Yahweh.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. O que significa o nome do profeta Miquéias?R.

2. Você concorda com a autora da lição quando ela considera a mensagem do profeta atual? Explique.R.

3. A lição dividiu a mensagem do profeta em três etapas. Identifique-as.R.

Leia também alguns artigos relacionados:

Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...
A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...