QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.

1 Coríntios 4:1-2 

INTRODUÇÃO

O QUE É MORDOMIA?

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

   A palavra mordomia em nossa língua tem um sentido que não parece ser muito correto: sempre nos lembra das benesses que algum cargo público ou privado recebe (exemplo: mordomias dos deputados). Porém, o que realmente quer dizer? Vamos ao dicionário: mordomia: “Cargo ou funções de mordomo; mordomado”.1 E o significado de mordomo: “Administrador que distribui os afazeres de uma casa entre os empregados”. 

   O conceito de mordomia não fica muito claro nas Escrituras. Parece que era uma atividade muito comum tanto no Antigo como no Novo Testamento. As famílias ricas tinham muitos empregados e havia um de confiança, que administrava as pessoas e os bens. Nós vemos isso claramente quando lemos a história de Abraão. Ele diz a Deus que não tinha filhos e o seu herdeiro seria o seu mordomo: “Abrão respondeu: — Senhor Deus, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliezer? Abrão continuou: — Tu não me deste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.” (Gênesis 15:2-3). A confiança que Abraão tinha em seu servo, podemos ver no capítulo 24 quando ele chama Eliezer e o envia para trazer uma esposa para o seu filho Isaque. Portanto, os mordomos eram pessoas em quem os donos da casa depositavam muita confiança e que administravam os seus bens.

   No Novo Testamento temos pouquíssimas referências à mordomia. Jesus conta duas parábolas nas quais há personagens como mordomos. Em Lucas 16:1-13 o personagem principal é um mordomo desonesto. Ainda no Evangelho de Lucas 12:42-48 Jesus fala de dois mordomos: um fiel e o outro infiel no trato das coisas do seu senhor. Na parábola dos trabalhadores, Jesus cita o mordomo a quem foi ordenado que pagasse as diárias a todos. Mateus 20:1-16. Em todos esses textos bíblicos vemos que o mordomo era o administrador do pessoal que trabalhava nas propriedades, bem assim como os recursos dos seus senhores.

 

O QUE ISSO NOS DIZ RESPEITO? QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS DA MORDOMIA?

    Será que também somos mordomos? Já em Gênesis somos informados que Deus deu uma incumbência a Adão para que cuidasse do jardim que Ele plantou (Gênesis 2:15). Adão foi o primeiro mordomo, mas como sabemos, ele não foi bem sucedido na sua tarefa, pecou e Deus o expulsou do jardim do Éden. Por causa do pecado do primeiro homem, todos nós vivemos num mundo caído.

   Os israelitas receberam a terra de Canaã para viver após aproximadamente quatro séculos de escravidão no Egito. Mas, para continuarem na terra deveriam obedecer a Deus: “Agora, pois, se ouvirem atentamente a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é minha, e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” São estas as palavras que você falará aos filhos de Israel” (Êx 19:5,6, grifo nosso). Yahweh deixa bem claro que a terra é Sua. As leis que Ele deu a Israel não permitiam a concentração de terras na mão de uma só pessoa. No ano do jubileu a terra que foi vendida, voltaria para a família que a recebeu de herança. Então, os homens são apenas administradores da terra, ou seja, mordomos das coisas materiais. Esse conceito de mordomia é muito interessante: não temos nada que não tenhamos recebido de Deus. Se temos trabalho é Ele que nos permitiu ter e nos dá saúde para trabalharmos. Graças ao trabalho que Deus nos dá, conseguimos conquistar as demais coisas: bens materiais (casa, veículo, roupas, alimentos), educação dos nossos filhos, plano de saúde. Portanto, tudo vem de Deus. Se temos alimentos é porque Deus distribuiu chuvas no momento certo para que os agricultores pudessem plantar e colher os produtos que chegam à nossa mesa.

   Fidelidade: Jesus fala aos Seus discípulos: “E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor deixará encarregado dos demais servos da casa, para lhes dar o sustento no devido tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Lucas 12:42-43). Nesse texto o Mestre diz que o servo que for achado administrando com fidelidade será bem-aventurado. A Bíblia toda está cheia de textos elogiando a fidelidade dos crentes. A derrocada do povo israelita foi a sua infidelidade a Yahweh. No Apocalipse Jesus fala à Igreja de Esmirna: “Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10c). Ética: uma das coisas que diferenciam os cristãos dos que não obedecem a Jesus é uma ética muito superior. Mas, o que é ética? Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade. 3 Jesus fala algo muito interessante aos discípulos sobre a justiça, mas, podemos aplicar à ética do Reino de Deus que deve ser muito maior do que a que o mundo demonstra: “Porque vos digo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no Reino dos Céus” (Mateus 5:20). Ou seja, o comportamento, os seus princípios e valores morais deveriam ser muito superiores aos dos fariseus que eram tidos pela sociedade da época no mais alto conceito de santidade. Portanto, a ética cristã deve ser superior a qualquer conceito ético da sociedade que a cerca.

   Podemos utilizar o exemplo do mordomo de Abraão. O capítulo 24 de Gênesis conta o episódio em que Abraão manda seu servo mais velho (o seu mordomo) buscar uma esposa para o seu filho Isaque. Esse é um dos relatos mais extensos e minuciosos desse livro. O texto não diz o nome do servo, mas, parece haver consenso entre comentaristas que se tratava de Eliezer. Consideraremos que era realmente Eliezer. Imagine o desconforto do servo, como poderia escolher uma moça que agradasse ao seu senhor? Abraão faz a exigência de que não fosse uma cananeia e sim da sua parentela em Harã que ficava na Mesopotâmia (hoje, o local fica no sudoeste da Turquia). A distância a ser percorrida era muito grande (de Hebron, onde morava Abraão, até Harã em linha reta são mais ou menos 700 km4 ). Eliezer presta um juramento ao seu senhor, tomou os dez camelos que tinha preparado para a viagem e partiu. A viagem de ida resume-se ao versículo 10. Chegando lá ele faz os seus camelos ajoelharem-se junto ao poço e faz uma oração ao “Deus do seu senhor, Abraão” pedindo um sinal. Antes que acabasse de orar o Deus de Abraão respondeu à sua oração: surge uma belíssima moça (podemos imaginar uma jovem de lindos olhos negros e um belo cabelo negro) e que cumpre todos os sinais que ele havia pedido ao Senhor (não se esqueça de ler o capítulo todo para entender bem a história). Quando descobriu que Deus tinha abençoado a sua jornada e ele tinha encontrado a moça que Ele designou para ser esposa do seu senhor, (v.26) o servo inclinou-se e adorou ao Senhor Deus de Abraão.

   Quando foi levado para a casa de Betuel e convidado para a refeição, Eliezer recusou-se a comer enquanto não declarasse a sua missão. Iniciou dizendo: “Eu sou o servo de Abraão”, conta a sua missão e como o Deus de seu senhor havia respondido a sua oração. Pediu a mão de Rebeca em casamento para Isaque e ela concordou em ir com aquele servo. No dia seguinte, pela manhã, ele pediu que eles o deixassem partir imediatamente com a moça. Quiseram fazer uma festa de despedida, mas o servo não quis, precisava terminar a sua missão. Quando chegou a Quiriate Arba (Hebron) onde morava Abraão e sua família, ele prestou contas da viagem para Isaque e saiu de cena.

    O que esse servo de Abraão nos ensina sobre mordomia? Vamos colocar em ordem:

  1.    Ele tem nome, mas não aparece (isso não é importante, Gênesis 24:2).
  2.   Compartilhava da fé do seu senhor (Gênesis 24:7 12, 26).
  3.   Usou os recursos do seu senhor para a viagem e cumprimento da sua missão (Gênesis 24:10 22, 53).
  4.   Deixou por conta do Deus de Abraão, seu senhor, a decisão de quem seria escolhida como esposa de Isaque (Gênesis 24:12-14).
  5.   Adorou o Deus de Abraão quando viu a resposta à sua oração (Gênesis 24:26, 27).
  6.  Não fez nada antes de contar a sua missão: aquilo era o mais importante a ser feito (Gênesis 24:33). 
  7.  Ele era apenas o servo de Abraão, não tinha títulos a ostentar (Gênesis 24:34)
  8.  Toda a grandeza e a riqueza eram do seu senhor (Gênesis 24:35).
  9.  Quando eles concordam em dar Rebeca como esposa para Isaque ele se ajoelhou e adorou o Senhor Deus de Abraão (Gênesis 24:52)
  10. Fielmente ele entregou todos os presentes que serviam de dote para a mãe e o irmão de Rebeca (Gênesis 24:53).
  11. Na manhã seguinte ele insistiu em iniciar a viagem de retorno para levar a futura esposa do seu senhor (Gn
  12. 24:56). 12.Quando chegou à casa do seu senhor, entregou a noiva, prestou contas da missão e saiu de cena (Gn. 24:66).

    Mordomia cristã engloba conceitos como pronta obediência, fidelidade e ética. Essas virtudes são vistas claramente na vida do servo de Abraão, que serve como um modelo de fidelidade para todo cristão em seu relacionamento com o Senhor.

 

CONCLUSÃO

   Que texto riquíssimo! Eliezer nos ensina lições preciosas sobre a mordomia. Podemos usá-lo como um modelo para a mordomia cristã. Vejamos alguns ensinamentos que podemos seguir:

• O nome do servo (mordomo) do Senhor não é importante. O que deve sobressair é o Deus a quem servimos.

• A fé em nosso Deus deve aparecer em todas as circunstâncias, mesmo das mais simples até as mais complexas. Ele honrará a nossa fé e a nossa fidelidade.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...

• Sempre que tivermos uma resposta às nossas orações, devemos adorar o nosso Deus e sermos gratos.

• Todas as coisas pertencem ao nosso Senhor Deus: a riqueza, a glória, a nossa vida, os nossos bens – nada é nosso – tudo é d’Ele.

• A prioridade central da nossa vida deve ser a missão que Ele nos confiou. Devemos crer que Deus providenciará os meios para o cumprimento dessa missão. Não devemos fazer outra coisa até que tenhamos terminado a incumbência que o Senhor nos confiou.

• Quando acabar a missão, devemos sair de cena. A glória e a honra pertencem ao Senhor. Ao mordomo não se deve nada: “Assim também vocês, depois de terem feito tudo o que lhes foi ordenado, digam: “Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lucas 17:10). Que Deus nos faça entender essa maravilhosa lição!!!

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Comente e discuta com a Igreja quais os pontos que lhe chamaram mais a atenção nesse estudo.

R.

2. Você acha que se a missão que Deus nos dá, fosse cumprida à risca, teríamos tempo para discussões inúteis na Igreja?

R.

3. O mordomo de Abraão colocou todas as coisas como sendo do seu senhor: riquezas, grandeza e os bens. Você considera as suas coisas como sendo do Senhor Jesus?

R.

4. Você tem visto líderes cristãos que se comportam como o servo de Abraão ou o que você vê na Igreja que frequenta é disputa por espaço, prestígio e autopromoção? 

R.

5. Baseado nesse estudo bíblico sobre mordomia, o que você acha que deveria ser aplicado na sua Igreja?

R.

Leia também alguns artigos relacionados:

Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...
A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...