BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

Salmos 32:1 

Como podemos ser reconciliados com o Deus Santo quando pecamos?

Beda, monge inglês medieval (672-735 d.C.), contou uma bela história sobre um poderoso rei que possuía quatro filhas. Elas chamavam-se Misericórdia, Verdade, Justiça e Paz. Esse monarca também tinha um filho, muito sábio, e um criado, a quem amava e havia conferido elevadas honras, sem qualquer merecimento de sua parte.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Certa vez, o criado, o qual era orgulhoso e vaidoso, recebeu uma ordem a cumprir. Porém, sem demora, desobedeceu e colocou a culpa em seu senhor. Por causa disso, foi lançado à prisão e condenado a sofrer as mais terríveis torturas. Misericórdia, tendo a qualidade de seu nome, pediu ao pai que o tratasse com clemência; afinal, era o pai da Misericórdia. Verdade, a outra filha, argumentou que o pai havia estabelecido uma punição e, se não a cumprisse, não poderia ser o pai da Verdade. Justiça reuniu sua voz à Verdade, lembrando que a transgressão de sua lei não poderia ser tratada senão com justiça. Por causa da discussão entre Misericórdia, Verdade e Justiça, a Paz, que não vive onde há discussão, foi embora de casa.

O rei viu-se em um dilema, pois precisava agradar à Misericórdia e à Verdade, à Justiça e à Paz. O filho sábio apresentou-se ao pai e prometeu-lhe resolver o problema do servo transgressor. Após longa jornada, em que foi acompanhado por Misericórdia, libertou o homem do cativeiro, trouxe-o de volta para casa e ainda o coroou com duplicada honra. Graças à obra do filho, o servo foi reconciliado com a família real. Com a situação resolvida, a Paz pôde retornar.

Tal parábola ilustra o que Deus faz para nos conceder perdão, sem denegrir um dos atributos. Fala da justiça que, mesmo sem qualquer merecimento por parte do pecador, é imputada sobre ele, por pura graça, pelo Senhor. A graça perdoadora e a felicidade, que dela brota no coração do salvo, são os tópicos em destaque no Salmos 32 nosso estudo de hoje.

CONTEXTO HISTÓRICO DO SALMO

O Salmos 32 é o primeiro de um conjunto de 13, reunidos como ‘maskil’, isto é, Salmos de instrução espiritual. Este é, então, um texto didático, ou com a finalidade de ensinar. Os comentaristas acreditam que este, assim como o Salmos 51 foram escritos pelo rei Davi, após o evento com Bate-Seba.

A história, narrada no livro de 2 Samuel 11 em resumo, é a seguinte. Quando Davi começou a reinar sobre Jerusalém, muitas vitórias militares lhe foram concedidas por Deus. Ele amava o Senhor e tinha, em seu coração, o desejo de construir-lhe um templo.

Certa vez, enquanto o exército estava na guerra, Davi, ao andar sobre o terraço do palácio olhou abaixo e viu uma mulher chamada Bate-Seba, esposa de um soldado heteu (Urias), banhando-se. Urias estava na guerra, e Davi aproveitou-se da ocasião para chamá-la a fim de terem relações sexuais. Essa decisão resultou em outras escolhas erradas que, por fim, terminaram em consequências terríveis para eles e suas famílias.

Descobriu-se que a mulher havia engravidado. Para remediar a situação, Davi mandou buscar Urias da guerra, sugerindo-lhe que retornasse para casa. Seu plano era que o homem tivesse relações com a esposa, a fim de pensar que o filho era seu. O plano sairia perfeito, e a transgressão de ambos ficaria encoberta. Porém, Urias não aceitou voltar para casa, pois não considerava justo o fazer enquanto seus companheiros se mantivessem na feroz batalha. Ele acreditava que era seu dever lutar por Israel.

Repare que o rei havia ficado ocioso em seu palácio, enquanto Urias, que sequer era israelita, lutava em favor do povo judeu. Por fim, Davi ordenou a Joabe, comandante do exército israelita, que colocasse Urias na linha de frente da guerra, para que fosse morto.

Quando o combatente morreu, Davi tomou Bate-Seba por esposa. Ele poderia ter pensando que ninguém descobriria o que havia feito e, assim, tudo estaria resolvido. Mas Deus viu e enviou Natã, um dos profetas, para adverti-lo. Natã contou a Davi uma parábola por meio da qual o rei reconheceu o seu erro. “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.” (2 Samuel 12:13)

Ele, verdadeiramente, arrependeu-se de suas obras ímpias e, como fruto de seu arrependimento, escreveu os Salmos 32 e 51. O Salmos 51 é a sua oração de confissão, enquanto o Salmos 32 é o seu cântico de remissão. Vamos analisar agora mais detalhadamente o texto do Salmo em estudo.

DEUS É O JUSTIFICADOR DO HOMEM (v. 1-5)

O Salmos 32 é aberto com a expressão bem-aventurado, cujo significado é feliz. O uso desse termo não poderia ser mais adequado, em virtude das bênçãos que o homem graciosamente recebe de Deus.

A Bíblia apresenta-nos uma visão dupla a respeito do homem. Ao mesmo tempo que somos criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-28), estamos afastados d’Ele por causa da nossa pecaminosidade (Romanos 3:23). Deus coroa-nos de glória e honra (Salmos 8:5); porém, Ele tem de encobrir o Seu rosto de nós, por causa de nossas iniquidades (Isaías 59:2).

Nossos pecados separaram-nos do Senhor, e nada que possamos fazer pode consertar isso. Nossas melhores obras, mesmo feitas com o maior esforço de agradar a Deus, não passam de trapos de imundície (Isaías 64:6) diante da santidade e majestade do Criador! Por isso, o apóstolo Paulo declara que “é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus” (Gálatas 3:11), não por haver qualquer imperfeição na Lei divina, pois ela é “santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom”, (Romanos 7:12); mas, sim, por estar enferma pela nossa carne (Romanos 8:3).

Como pode o homem, então, obter o perdão divino? A resposta é a doutrina mais fundamental do Cristianismo: por meio da GRAÇA! A graça divina é o Seu favor imerecido ao homem. Somos “justificados, gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:24). É puramente por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz que podemos ter esperança de salvação. Jesus “foi traspassado por nossas transgressões e moído por nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e por suas pisaduras fomos sarados.”. (Isaías 53:5)

Nos dois primeiros versos do Salmo, o rei Davi utiliza três termos hebraicos para falar do pecado. Pesha (transgressão) é a palavra mais forte do Antigo Testamento para a maldade pessoal, significando rebelião ou altatraição. Chattah (pecado) significa errar o alvo. Avon (iniquidade) indica depravação ou distorçãomoral. Deus perdoa (nasa) nossa rebelião, o que quer dizer que a remove de nós; e cobre (kacah) o pecado, indicando que é apagado ou oculto. Assim, não nos imputa ou atribui culpa.

Mas, para receber o perdão, o homem precisa arrepender-se e confessar as faltas. Davi, por muito tempo, havia se calado quanto a seus pecados, e isso havia pesado sobre o seu vigor físico e espiritual (Salmos 32:3-4). Permanecer em silêncio é um ato de teimosia, uma recusa em se admitir às culpas pessoais. Mas adiar a confissão apenas trazia mais sofrimento. Não apenas a sua consciência acusava-o, mas ele sabia que a mão de Deus pesava, dia e noite, sobre ele (v. 4). Davi ficou fisicamente doente pelo encobrimento do pecado. Uma importante descoberta científica é que nosso estado mental e nossas emoções realmente influenciam na saúde do corpo. Certa enciclopédia explica:

Desde 1940, tornou-se cada vez mais evidente que a função fisiológica dos órgãos e dos sistemas orgânicos está intimamente vinculada ao estado mental do indivíduo e que até mesmo mudanças de tecido podem ocorrer num órgão assim atingido.

Davi estava sendo tocado pela voz do Espírito Santo, aquela voz que nos convence “do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Deus faz isso a fim de que nos voltemos para Ele. Apesar de o Senhor sempre ser o maior ferido quando pecamos, ainda assim nos estende a mão, mesmo quando somos rebeldes e preferimos andar pelos próprios caminhos (Isaías 65:2).

Quando ele finalmente confessa seu pecado a Deus (v. 5), sabe que Deus lhe perdoou. E conhece a graça divina que o havia guiado e preservado, desde o começo de sua vida até aquele momento. Conforme seu filho Salomão escreveria, posteriormente: “o que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e as deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13) Como Davi, podemos ter certeza de que pecado algum poderá nos afastar de Deus, pois, “se confessamos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9); afinal, “temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1). Jesus é nosso eterno e fiel sumo sacerdote, vivendo sempre para interceder por todos aqueles que O invocam, como vemos aqui:

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (Hebreus 4:14-16)

Davi foi perdoado, mas se deve apontar que Deus não impediu que ele colhesse os resultados dos pecados (os quais podem ser lidos ao longo do livro de 2 Samuel). Receber o perdão divino não implica em que não precisaremos arcar com as consequências das más escolhas. O mais importante, contudo, é a restauração de nossa relação espiritual com Deus.

LIÇÕES PARA TODOS (v. 6-10)

Davi aprendeu importantes lições a partir de sua experiência e passa a instruir a congregação. Ele sabia que todo homem que fizesse súplicas ao Senhor seria atendido e receberia a Sua proteção no momento necessário (v. 6). Como disse Charles Spurgeon, “nunca se soube de alguém que tenha ido a Cristo e sido mandado embora”. No transbordar de muitas águas, estaremos seguros em um lugar alto. Não precisamos ter medo da condenação, pois Deus é o nosso esconderijo (v. 7), nosso socorro presente nas tribulações. (Salmos 46:1)

Talvez esteja sendo feita, aqui, uma referência às cidades de refúgio. Indivíduos que estivessem em perigo fugiam para elas, onde poderiam encontrar segurança, e o vingador de sangue não os alcançaria. Isso falava de provisão para os desesperados. Podem vir os desafios da vida; estamos firmados sobre a rocha inabalável.

No verso 8, Deus passa a ser o orador do Salmo, falando a Davi e à congregação. O Senhor apresenta-se como Aquele que pode nos instruir, ensinar o caminho e dar conselhos. Ele realiza isso de diversas maneiras, mas o Seu meio principal é a Sua revelação especial: as Escrituras Sagradas (João 17:17). Às vezes, Deus fala diretamente à nossa consciência, valendo-se do Seu Espírito (Isaías 30:21); em outras, ainda, utiliza pessoas para nos orientar (Atos dos Apóstolos 10:33).

Quando o Senhor fala conosco, não devemos ser como cavalos ou mulas (v. 9). Estes avançam impetuosamente (Jeremias 8:6), e aquelas, teimosamente ficam para trás. Não devemos abrigar nenhum desses comportamentos, pois Deus não deseja colocar cabrestos ou freios em nós para nos obrigar à obediência. Assim como Ele nos ama livremente, devemos corresponder ao Seu amor de forma livre.

Para aqueles que desejam permanecer em seus caminhos ímpios, sofrimento será a sua recompensa final (v. 10); não existirão paz, alegria e salvação estando distantes de Deus. Nas palavras de Agostinho de Hipona, “Senhor, criaste-nos para Ti, e o nosso coração vive inquieto enquanto não repousar em Ti.” É por isso que hoje é o dia de buscarmos a misericórdia divina. Deus convida-nos por meio do profeta Jeremias: “Então, invocar-me-eis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte.” (Jeremias 29:12-14)

ALEGRE-SE NA MISERICÓRDIA DO SENHOR (v. 11)

O Salmo encerra com o convite do autor para que os justos unam-se a ele em adoração a Deus. E diz para alegrarmo-nos no Senhor. Devemos sempre celebrar a bondade divina, que nos conduz ao arrependimento (Romanos 2:4).

Como crentes em Jesus, temos todos os motivos para nos alegrarmos. Sabemos, hoje, muito mais do que Davi sobre a obra do Messias, quanto a seu sacrifício e seu ministério de intercessão a nosso favor no céu. Essa alegria é eterna e não depende das circunstâncias exteriores.

Por volta de 1750, John Newton era o capitão de um navio inglês de tráfico de escravos. Homens e mulheres, capturados na costa africana, eram presos sob as plataformas para impedir que se suicidassem durante a viagem. Algumas embarcações carregavam até 600 escravos. Aqueles que ficavam doentes, durante a travessia, eram jogados ao mar.

Em uma de suas viagens, uma forte tempestade abateu-se sobre o navio de Newton, o qual afundou. Desesperado, ele orou a Cristo, implorando salvação. Após ter sobrevivido, estudou para ser pastor e passou os 43 anos seguintes de sua vida como pregador do Evangelho, tendo se tornado um dos maiores defensores da abolição da escravatura. E compôs, então, um dos clássicos hinos da história cristã. Convido você a, por meio desse hino, agradecer a Jesus pela felicidade de ser perdoado:

“Oh, graça excelsa de Jesus! Perdido, encontrou-me! Estando cego, fez-me ver; da morte me livrou!”

“A graça libertou-me assim, e meu temor levou. Oh! Quão preciosa é para mim a hora em que me achou!”

“Mil lutas, dores, tentações caíram sobre mim; porém, a graça salvou-me! Feliz eu sou, enfim!”

“E quando ao Céu em glória eu for, ao lar de paz e luz, para sempre, então, eu cantarei da graça de Jesus!” 

A desobediência pode produzir frutos amargos, mas graças à cruz temos razões para exultar. Nosso passado está perdoado; nosso presente é de alegria; e nosso futuro, de esperança.

CONCLUSÃO

Apesar de todos os seus privilégios, Davi cometeu pecados contra Deus e caiu em ruína espiritual. Mas sua queda no pecado não foi maior do que a misericórdia divina. Onde abundou o pecado, superabundou a Graça.

A história de Davi é a de todos nós; todos pecamos. Todos merecem a punição eterna de Deus. Mas, por meio de Cristo, o abismo entre nós e Deus é transposto. O Seu sangue apaga toda transgressão que venhamos a cometer. As palavras do profeta Jeremias ainda são válidas para nós, mesmo atualmente: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-Se a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade.” (Lamentações 3:22-23)

Leia também alguns artigos relacionados:

A vida guiada pelo Espírito
Comentário da lição
Texto de Estudo Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus...
Israel no plano de redenção Israel no plano de redenção
Comentário da lição
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o...