Escrituras: Êxodo 3:1-21; 4:1-3

“O que é isso que você tem na sua mão? Ele respondeu: um bordão.” Êxodo 4:2

Quando perguntaram a Moisés: “o que é isso que você tem na sua mão?”, possivelmente ele verificou duas vezes em suas mãos para ter dupla certeza se havia alguma coisa valiosa. A única coisa que ele tinha era um bordão. Não era uma bengala muito elegante ou aprimorada, mas algo simples ou um tipo de bengala feita de um galho reto de um arbusto.

Leia também alguns artigos relacionados:

Deus é quem capacita você! Deus é quem capacita você!
Café Com Deus
“Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas...
O Silêncio de Deus O Silêncio de Deus
Café Com Deus
“O povo ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha...

A bengala de Moisés não era provavelmente elegante. Quando o Senhor perguntou a ele o que ele tinha na mão, ele poderia ter dito: “Senhor, eu não tenho nada além desta bengala sem utilidade”. E quando o Senhor disse: “Jogue-a no chão.” Moisés poderia ter até entendido que o Senhor sinalizou que ele deveria jogar ou afastar a bengala assim como ele tinha feito antes com as sandálias, visto que a presença da bengala não era apropriada em terra santa.

Ao contrário, o Senhor queria dizer para usar esta “coisa”; uma simples bengala para a redenção dos filhos de Israel. Esta simples bengala que se tornaria na máquina maravilhosa que o Senhor usaria para resolver a maioria das desordens no caminho para a Terra Prometida. A bengala de Moisés foi crucial. Para Moisés ela era até então insignificante, mas Deus a transformou em algo muito útil para o benefício do Reino.

São muitas as vezes que nós não notamos uma simples “coisa” em nossas mãos ou dentro do nosso alcance que Deus pode colocar em uso. Moisés mesmo sentindo-se humilhado como uma pessoa não apropriada, Deus pôde colocá-lo em uso mesmo não sendo tão eloquente conforme verso 10. Deus pode usar o mais desprezado deste mundo para o aumento do Seu Reino (1 Coríntios 1:28). Pedro era sem instrução e somente um pescador, uma profissão muito humilde, mas Jesus o chamou enfaticamente dizendo: “Eu usarei sua habilidade não valorizada, ‘pesca’” (Lucas 5:10)

Davi era somente um simples jovem pastor, não servia para se alistar no exército do rei Saul, mas ele providenciou o golpe vencedor e se tornou o herói da batalha. Davi não poderia ter usado o armamento moderno de Saul mas ele usou o que estava em suas mãos; uma funda e uma pedra simples (1 Samuel 17).

Cinco pães e dois peixes era a única refeição à mão, não era suficiente até mesmo para Jesus e seus discípulos, mas colocado nas mãos de Jesus, tudo se tornou um banquete para mais de cinco mil pessoas (Mateus 14:15-21)

Reflexões:

  1. Você conhece outros exemplos das Escrituras que mostram Deus colocando em grande uso alguma coisa simples, mas útil?
  2. Que simples coisa em suas mãos Deus pode usar para o avanço do Seu Reino?
  3. Você tem algum talento ou habilidade que possam ser usados na igreja?
  4. Quais contribuições você está apto para fazer com respeito à obra de Deus?

Oremos pelos Batistas do Sétimo Dia em Malawi*, Moçambique, Angola*, Holanda*, Nova Zelândia*, Nicarágua e Nigéria*.

* Conferências que são membros da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

Poder ilimitado Poder ilimitado
Café Com Deus
“O Senhor respondeu a Moisés: Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra...
Marchem! Marchem!
Café Com Deus
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo...