Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

2 Coríntios 4:16

Há uma diferença fundamental entre o homem e a natureza, e essa é a questão da renovação. Onde quer que o homem vá, ele polui o meio ambiente. Ele não se importa. O ambiente ou a natureza geme de dor causada pelas ações indisciplinadas do homem. O descuido do homem em direção ao ambiente natural traz mais efeitos negativos, e isso nos afeta a todos. Deus nos deu bons recursos naturais para desfrutarmos enquanto vivermos e Ele nos deu um bom clima também. Tudo o que Deus deu é realmente bom e perfeito. Mas, de alguma forma, devido ao aumento do conhecimento e da habilidade, ocorreram mudanças em quase tudo, tanto positivas quanto negativas. Existem mudanças em nosso mundo físico que também afetaram nossa vida espiritual. Sim, estamos sendo ajudados pelo rápido avanço da tecnologia. Contudo, nossa dependência do poder tecnológico enfraqueceu a nossa dependência espiritual de Deus. Esta condição atual de nossos tempos faz com que as pessoas quase ignorem a Deus, que tem provido para toda a humanidade.

Graças a Deus, pois Ele aplicou o princípio natural de restauração, e com o tempo, a renovação começa. No início deste ano de 2021, talvez tenhamos já desenvolvido nossas próprias diretrizes pessoais do que queremos alcançar em nossas vidas. É minha oração sincera que o Espírito Santo esteja administrando poder em nossos corações ao tomarmos nossas decisões pessoais para as realizações do ano. Também é meu desejo sincero que, pela incrível graça de Deus, as pessoas desejarão profundamente em seus corações ter renovação espiritual em suas vidas. Renovação no Espírito significa uma mudança no coração. Isto é obra do Espírito Santo no coração do homem e, ainda assim, a renovação espiritual só é possível quando uma pessoa permite que a graça de Deus trabalhe dentro do seu coração. Então, é um grande dia quando você pode ter grandes mudanças em sua vida. As grandes mudanças na vida começam com o seu coração transformado. Que o Espírito Santo possa nos ajudar a ter um coração que tem uma perspectiva eterna; um coração que continua alcançando o que está à frente, como o apóstolo Paulo diz em Filipenses 3:13-14; um coração que pode ajudar a mudar o mundo demonstrando a sua vida transformada. Se o povo de Deus tiver uma grande mudança em suas vidas, permitindo que o Espírito Santo governe nossos corações e mentes, então seremos como uma orquestra bem organizada, pois fazemos nossa parte enquanto estamos ainda neste mundo. Ao iniciarmos a jornada de nossas vidas por mil milhas, vamos começar com um simples passo. A Deus seja a glória.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

REFLEXÃO:

  1. Você notou as grandes mudanças no mundo de hoje?
  2. Como você está respondendo a elas?
  3. Qual é a maior mudança que Deus provocou em sua vida?

Ore pelos Batistas do Sétimo Dia na Austrália*, Bangladesh, Brasil*, Burundi*, Camarões, Ilhas Canárias e Chile.

*Conferências que são membros da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.