Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

2 Coríntios 5:17

Conforme se aproxima um novo ano, as pessoas estão pensando e listando suas resoluções de ano-novo. Para algumas pessoas, isso é uma inspiração para o foco da vida durante todo o ano. Então, uma lista é feita. Mas, de alguma forma, não conseguimos atingir nossos objetivos, então acabamos com um sentimento de frustração. Alguns de nós culpamos amigos, familiares e outros. A falha ocorre às vezes quando não prevemos com antecedência coisas que podem possivelmente nos levar a falhar. Não há nada de errado em fazer resoluções de ano-novo, mas a questão é: você pode mantê-las? Somos capazes de nos convencer de que este ano será diferente?

Uma das principais razões para nossas deficiências e falhas é a nossa cadeia negativa de hábitos. Hábitos são os padrões de conduta que realizamos. Cadeias negativas de hábitos são frequentemente muito fracas para serem sentidas, até que sejam fortes demais para serem quebradas. A força do hábito costuma ser mais forte do que a força da resolução feita pela vontade, que é fraca e defeituosa. Então, se uma pessoa deseja mudar o seu hábito negativo, uma força em dobro deve ser aplicada que seja maior do que a atração do hábito negativo. É aí que a fé em Deus e a determinação de obedecer à vontade de Deus devem ser aplicadas, em vez de uma lista de resoluções de ano-novo. Quando uma pessoa toma o passo de fé para deixar Jesus Cristo entrar em sua vida como uma pessoa viva, então tudo em sua vida é feito novo. Uma nova declaração de vida com fé e determinação começa, e o poder de viver uma vida positiva também começa.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Os meios para um maior nível de sucesso estão no poder da fé em Deus e na determinação de seguir e obedecer à Sua vontade. A fé pode mover montanhas e tornar tudo possível. A fé pode fazer com que o céu se abra para você e para mim. O apóstolo Paulo fez uma resolução de vida quando disse: “Para mim, o viver é Cristo e morrer é lucro” (Filipenses 1:21), que está muito além de uma simples declaração de resolução. Está acoplada a uma determinação, provando sua nova vida em Cristo. Vamos então ter uma forte fé em Deus e a determinação de obedecer à Sua vontade, pois tudo é possível com Deus. A Deus seja a glória.

REFLEXÃO:

  1. O apóstolo Paulo fez uma definitiva declaração de resolução de nova vida, e o que dizer de você?
  2. Você também já fez a sua?

Ore pelos Batistas do Sétimo Dia na República Democrática do Congo, Cuba, República Tcheca, Equador, Egito, Inglaterra* e Etiópia.

*Conferências que são membros da Federação Batista Mundial do Sétimo Dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...