Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:13-14

Todas as pessoas que são espiritualmente maduras podem pensar da maneira que o apóstolo Paulo pensava. Uma pessoa madura tem um conjunto de objetivos na vida. Às vezes, ocorrem dificuldades em alcançar esses objetivos. O apóstolo Paulo usava alguns princípios para alcançar seus objetivos. Um deles é “esquecer o passado”. Mas, realisticamente, fazer isso é muito difícil. Essas experiências passadas de fracassos e erros, de tristezas e decepções, já se gravaram na memória mental de uma pessoa de forma que tais coisas são muito difíceis de se remover. Elas continuam tocando na mente e no coração. Portanto, muitas pessoas estão lutando com esta realidade, e algumas pessoas simplesmente vivem em um mundo de pedaços quebrados que simplesmente não conseguem deixar para trás.

O apóstolo Paulo conseguiu esquecer seu passado. Talvez ele tenha usado o princípio de “excluir”. Ele não se deteve na repetição mental de seu passado, mas em vez disso, reprogramou sua mente, pensando em coisas positivas que são boas e dignas de louvor e honrosas aos olhos de Deus; coisas que são belas e respeitáveis para todos. Acredito que o apóstolo Paulo também usou um elemento especial para alcançar seu objetivo: o poder da autodeterminação por meio da fé em Deus. Ele também disse: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4:13) Com grande coragem, isso lhe permitiu alcançar com certeza sua meta eterna, que é igual à vida do alto.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

A Deus seja a glória.

 

REFLEXÃO:

  1. Você já fez uma meta?
  2. É uma meta de curto ou longo prazo? Ou é uma meta eterna como a do apóstolo Paulo?
  3. Você se esqueceu de suas experiências ruins na vida, não permitindo que elas o derrotassem?

Oremos pelos Batistas do Sétimo Dia em Gâmbia, Gana, Guiné, Guiana*, Haiti e Índia*.

*Conferências que são membros da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...