Domingo, 01 de Janeiro de 2023.
Dra. Carlene Wynter
Celebre com Alegria e Cantando
Texto: Isaías 35:1-2
Hoje é nossa primeira meditação sobre o tema “Ressurgindo das Cinzas”, com
nosso tópico específico de “Celebrar com Alegria e Cantando”. 

Pastor A. A. Black, um experiente pastor, que pastoreou a Igreja Batista do Sétimo Dia de Wakefield nas Índias Ocidentais da Jamaica por muitos anos, disse: “A preocupação é como uma cadeira de balanço, balança e balança, mas não leva você a lugar nenhum.” Jesus, o Mestre, nos alertou: “não se preocupe”, porque “isso não pode acrescentar um momento à sua vida”. (Mateus 6:27) No entanto, para muitos de nós, nossa primeira ou normal reação a circunstâncias desafiadoras é ficar preocupado, ansioso e nervoso, com a sensação de estar  sobrecarregado. Mas isso não resolve o problema. Algumas pessoas vão ainda mais longe e recorrem ao álcool, drogas, xingamentos, violência doméstica, fuga de casa e, o mais extremo de tudo, tiram a própria vida. Ainda assim, outros vão um pouco mais longe, pois aconselham os outros a fazer algo pior, “amaldiçoem a Deus e morram“ (Jó 2 9). Mas essas estratégias de enfrentamento nunca funcionaram e nunca funcionarão.
Somos instruídos a “dar graças em todas as coisas!” (1 Tessalonicenses 5:18) ou “ver com alegria quando caímos em diversas tentações” (Tiago 1:2), ou seja, circunstâncias difíceis. Quando “estivermos alegres, poderemos cantar” (Tiago 5:13). Em outras palavras, devemos manter um estilo de vida alegre e celebrativo,
pontuando-o com o canto. A alegria é uma emoção vital para o bem-estar... ela é fundamental para a existência humana... é uma qualidade que faz a vida valer a pena... abre nossa alma, dando à nossa existência uma certa fluidez, flexibilidade e uma sensação de facilidade. 1 A alegria, portanto, nos dá otimismo, esperança, expectativa e nos torna mais maleáveis, flexíveis e adaptáveis. Ela nos capacita com uma atitude que diz: “Não posso desistir, não vou desistir, vou ouvir, vou ser adaptável, vou mudar”. Quando há alegria, cantamos! Tal atitude ajudará a nos tirar das “cinzas”, ou seja, nossa dor, quer seja: angústia, quebrantamento, depressão, pobreza, baixo crescimento da igreja, preocupações financeiras, etc... Paulo e Silas comemoraram com alegria e cantando enquanto procuravam sair de suas terríveis circunstâncias (Atos dos Apóstolos 16 16-31). Seu ato de celebração não foi natural,
já que sua prisão foi particularmente horrível. Eles foram despidos, espancados, chicoteados e colocados no tronco da masmorra interna da prisão. Mas o Senhor Deus interveio com um terremoto e os libertou. Josafá, rei de Israel, e seu exército comemoraram e cantaram no caminho para a vitória (2 Crônicas 20), uma maneira não natural de lutar contra um grande exército que poderia eliminá-los. Mas eles obedeceram, aceitando conselhos de Deus (versos 14-17 e 20-21). Com seu cântico, Deus criou emboscadas contra seus inimigos e o exército adversário foi derrotado pelo Senhor sem Judá precisar lutar. Veja, quando há alegria em sua vida, você fica mais aberto a sugestões, mais maleável e mais flexível, tornando assim mais fácil para os outros e para o Senhor trabalhar em você. Deus pode, portanto, moldá-lo para fazer o que é melhor para Ele, e assim, sua vida poderá ser uma bênção para os outros!
Na passagem de Isaías 35:1-2, ele pinta um belo quadro da celebração da alegria e do canto, que é o tipo que deve envolver nossas vidas! Quando envolvemos ou incorporamos a alegria e o cântico em nossas vidas, as nossas áreas improdutivas se transformam, tornando-nos frutíferos. Dessa forma, esses sentimentos de solidão e hostilidade vão embora. Esses talentos e dons que permaneceram adormecidos, ignorados e subdesenvolvidos, agora terão a chance de serem ativos, produtivos, desenvolvidos e estabelecidos, tornando-se úteis e benéficos para os outros. Além disso, você receberá reconhecimento e elogios daqueles a quem você serve! Veja bem, “você será como os majestosos cedros do Líbano... elevando-se alto... fornecendo ninhos para pássaros... uma fonte de riqueza, abrigo para animais” (Ezequiel 31:6;) e “como Sharon, você recuperará sua proeminência de produtividade”
(Isaías 65:10).
Oremos para que vivamos um estilo de vida de alegria e cântico, uma receita adequada para “Ressurgir das Cinzas” ou seja, nos tornando frutíferos, produtivos e benéficos para os outros.


Hoje vamos orar pelos Batistas do Sétimo Dia nos países de:
Angola, Austrália*, Bangladesh, Brasil*, Burundi*, Camarões e Ilhas Canárias.
*Conferências que são membros da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...