Sexta-feira, 06 de janeiro de 2023
Pr. Norman Fearon
Uma Jornada de Perguntas e Respostas
Texto: Neemias 4:1-3 e 6-15
A vida às vezes parece uma jornada cheia de perguntas e respostas. Algumas dessas questões merecem uma consideração cuidadosa, enquanto outras podem parecer apenas uma tentativa de nos distrair do que realmente importa. A história de Neemias, reconstruindo o muro da amada cidade de Jerusalém, tem sido uma das mais inspiradoras ao longo de muitas décadas. Esta história é repleta de desafios do começo ao fim e, também, repleta de todos os tipos de perguntas. Eu imagino que Neemias se deparou com várias perguntas antes mesmo de chegar em Jerusalém.

Assim que chegou lá, ele se deparou com muito mais problemas do que provavelmente havia esperado. No entanto, não parece que essas perguntas o fizeram parar nem por um momento, porque ele sabia onde e como obter as respostas. Sambalate, que se opunha à reconstrução do muro, fez cinco perguntas retóricas no versículo 2.
1) O que esses fracos judeus estão fazendo?
2) Eles o restaurarão para si mesmos?
3) Eles vão sacrificar?
4) Eles terminarão em um dia?
5) Eles reviverão as pedras dos montes de lixo e as queimadas?
Essas perguntas, como podemos observar, não pretendiam expressar preocupação com os judeus, mas sim ridicularizá-los. Sambalate estava dizendo basicamente: “você está perdendo seu tempo porque não tem o que é preciso para construir este muro”. Embora as perguntas de Sambalate não tivessem nenhuma forma de sustentar a missão, Neemias não as ignorou ou as considerou irrelevantes. Em vez disso, ele foi a Deus em oração (verso 4). Creio que Neemias poderia ter respondido com um retumbante “sim, podemos construir este muro, e o faremos”. Mas ele também entendeu que a melhor maneira de responder a certas perguntas é submeter-se a Deus e permitir que Ele traga o resultado. Vários outros incidentes aconteceram antes que o muro fosse concluído. É possível que tenha havido momentos em que eles sentiram que estavam perdendo a cabeça e podem ter perguntado: “estamos realmente na vontade de Deus?” Mesmo tendo sofrido ameaças físicas contra suas vidas, e tendo que mudar suas estratégias de construção algumas vezes, eles terminaram a construção do muro. Essa conclusão não dependia apenas do povo porque “...eles tinham vontade de trabalhar” (verso 6), mas também porque Neemias foi capaz de entender que sua missão foi ordenada por Deus e apoiada por Ele.
Não é nenhum segredo que os tempos em que vivemos são desafiadores, e parece haver mais personagens do tipo Sambalate agora do que nunca. No entanto, como batistas do sétimo dia, não podemos permitir que isso nos impeça de (re)construir o nosso muro. Vamos aprender uma lição com Neemias: à medida que os desafios surgirem, vamos evitar o erro de não manter uma mente questionadora. Não devemos procurar as respostas em nós mesmos, e sim confiar totalmente no Deus Soberano que nunca falha e que tem todas as respostas!
Vamos orar para que todos os batistas do sétimo dia mantenham uma mente questionadora e que busquem, em nosso Pai Celestial, as respostas que precisam.

Hoje vamos orar pelos batistas do sétimo dia nos seguintes países:
Ruanda*, Serra Leoa, África do Sul* e Coréia do Sul.
*Conferências que são membros da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...