Sábado, 07 de janeiro de 2023
Pr. Andy Samuels
Tendo ressuscitado, atenderei ao chamado para servir?
Texto: 2 Coríntios 1:3-7
A Igreja de Corinto estava cheia de pessoas que tiveram um passado pecaminoso, mas foram lavadas, limpas e redimidas pelo Espírito Santo. No entanto, os velhos hábitos são difíceis de abandonar e o egoísmo é muito difícil de crucificar. “Meus pés estão sujos... preciso de um escravo para lavá-los!” é isso que quase sempre desejamos. Pois toalhas de servo são difíceis de pegar, especialmente quando seu foco está em suas próprias lutas. Isso é natural. Agora, pensar em confortar os outros quando você precisa de consolo é sobrenatural. Pensar nos pés sujos dos outros quando os seus estão pregados numa cruz, é nada menos que divino.

Para aqueles que experimentaram o conforto do Senhor em meio ao sofrimento, problemas e angústias, ele diz: “Não pegamos a toalha de servo de Jesus apenas para derramar lágrimas nela, mas também podemos colocá-la nas feridas dos outros”. “Deus nos conforta para que possamos consolar os outros em apuros.” Este é o verdadeiro ministério. E, se você é um discípulo de Jesus Cristo, somente você pode escolher pegar esta toalha em sua vida. Você já se perguntou por que o Senhor geralmente não nos mata e nos leva diretamente para a eternidade com Ele imediatamente após nos salvar, resgatar e ressuscitar de nossas cinzas? Por que Ele geralmente nos deixa aqui por muitos anos depois de salvos? É porque Ele pretende que peguemos nossas toalhas e sirvamos aos outros, ajudando-os a serem consolados, curados, libertos e restaurados, assim como nós fomos um dia. Você ouvirá duas vozes falando ao seu espírito nas cinzas: o Espírito Santo, que é o consolador, dizendo a você: “Tenha coragem, confie em Deus, nada o tocará que não passe pela intercessão de Jesus marcada pelos pregos em suas mãos." Mas você também ouvirá do adversário, o maligno e inventor de mentiras: "Deus não deve amá-lo para permitir que isso aconteça, se Ele estivesse realmente no controle, teria tirado seu sofrimento imediatamente." Abraão ouviu ambas as vozes enquanto subia o monte com Isaque. Moisés ouviu aquelas vozes enquanto estava preso no Mar Vermelho. Jesus ouviu ambas as vozes no Getsemani e enquanto carregava Sua cruz até o Calvário. Mas: confiança, fé e obediência permitem que Deus providencie um carneiro, abra um mar e produza uma ressurreição. Até que tudo isso aconteça, cada pessoa tem a oportunidade de ministrar àqueles que sofrem como nós. Algumas das palavras de esperança mais poderosas que podem ser ditas são “Eu sei como você se sente”. No entanto, gostaria de avisá-lo, tenha muito cuidado ao falar essas palavras se não estiver sendo sincero! Confortar alguém com o mesmo conforto que você recebeu é um dos atos de ministério mais altruístas e poderosos possíveis. E só você é capaz de aceitar essa missão. Ninguém pode compartilhar suas experiências e a bondade de Deus em sua vida, exceto você. É preciso confiança e às vezes tempo, para voltar à unidade de queimados, ao hospital ou ao grupo de recuperação que te ajudou no passado. Mas tenho a firme convicção de que, quando você usa sua maior dor para o ministério, você passa a entender Deus, o Pai da compaixão e do conforto, da maneira mais íntima. A verdade é que as circunstâncias desafiadoras fazem uma de duas coisas em nós: elas vão “...nos tornar melhores... ou nos tornar amargos...” E como filho de Deus, Seu plano é SEMPRE tornar você e eu melhores.
Deus está mais preocupado em moldar nosso caráter do que em nos deixar confortáveis. Pois somos salvos para servir. Vamos aceitar o desafio de servir uns aos outros em nossa conferência, igrejas, lares e comunidades. Vamos orar para que o Senhor nos dê um coração de servo, um coração de serviço além do natural!

Hoje vamos orar pelos batistas do sétimo dia nos seguintes países:
Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda*, Ucrânia, Estados Unidos da América* e Zâmbia*.
*Conferências que são membros da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...