Imprimir
Lições Bíblicas
Acessos: 2644
Ano 2019
Autor
Número de Páginas 181
Disponibilidade PDF Somente
Tipo de Livro Brochura
Formato 14x21cm
Primeiras páginas
ISBN 978-85-93661-76-1

A Bíblia é o livro mais comentado no mundo. Seu conteúdo normatiza e rege a única e melhor forma de viver nesta terra para se ter vida em abundância na outra vida. 2 Timóteo 3:16 confirma que “Toda Escritura” é inspirada por Deus. E em João 14:26 a Palavra afirma que o Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas e nos lembraria de tudo o que foi dito por Jesus. E esta lição nos falará sobre esta pessoa de Deus, o Espírito Consolador, Conselheiro, Grande Ensinador!

Nessa dimensão infinita, falar do Espírito de Deus pode ser algo muito relativo. Porém nos fixaremos na Palavra, a qual demonstra uma gama enorme de informações sobre o Consolador. Nós o veremos em atuação desde o princípio. Perpassando por toda a Bíblia e finalmente na eternidade. Sua personalidade é atestada quando percebemos na Palavra características que Lhe atribuem predicativos relacionados a uma pessoa, como inteligente e emotivo. Assim também é comprovada a Sua divindade na medida em que o Seu relacionamento com Deus Pai e Deus Filho se comparam e se equiparam em poder, santidade e missão final, que é o resgate do homem da sua condição de miséria. Sua procedência também confirma a pessoa do Espírito Santo como uma das pessoas da Triunidade, visto que Ele em todo o tempo esteve, está e estará com as pessoas do Pai e do Filho.

Tudo isso podemos verificar através de versículos que atestam ser o Espírito de Deus uma das três pessoas divinas. A Sua obra é extensa e não se prende apenas ao Novo Testamento, uma olhada mais cuidadosa e veremos a Sua atuação concreta em todo o Antigo Testamento. Sua obra não se restringe à criação do mundo quando lá no início estava (Gênesis 1:2), mas também se estende por toda a história da humanidade (Números 11:26; Neemias 9:20; Salmos 143:10; Isaías 48:16; Ezequiel 2:2; 1 Coríntios 2:12; etc). Atua na feitura do homem e também na ressurreição do Senhor Jesus. Atua grandemente no ensino, na orientação e na exortação da Palavra ao homem para que este entenda e aceite o plano de salvação. Além disso, capacita o ser humano para realizar a obra de Deus distribuindo dons necessários, dando ferramentas ao povo de Deus para que ele atue de maneira eficaz dentro e fora da igreja.

E por último, constataremos a necessidade de sermos cheio do Espírito, a Sua plenitude nos torna pessoas segundo o coração de Deus, aproxima-nos mais de Deus, e cada vez mais somos abençoados e nos tornamos um vaso de bênção! Por isso a necessidade de vivermos pelo Espírito a fim de que se manifeste o Seu fruto em nós!

Pr. Jarbas João da Silva

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

Direitos reservados por:
Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira