Imprimir
Lições Bíblicas
Acessos: 1049
Ano 2022
Autor
Número de Páginas 256
Disponibilidade PDF Somente
Tipo de Livro E-Book (PDF)
Formato 14x21cm
ISBN 978-65-00-36461-3

Nosso desejo é que cresçamos como Igreja e que esse seja o sonho de todo Batista do Sétimo Dia. No entanto, não pode haver “colheita” expressiva onde não há o “plantio”. O Senhor também quer que Sua Igreja se expanda e leve a mensagem do Evangelho “até os confins da terra”. Não podemos, como povo de Deus, fugir às nossas responsabilidades ou, simplesmente, pensarmos que sempre é “serviço do outro” ou “não fui chamado para isso”. Lembramos que todo aquele que é filho de Deus tem, pelo menos, um dom concedido por Ele e que também é chamado ao serviço do Reino.

Pois bem, pensando na necessidade de maior engajamento de todos nós, foi que planejamos essa série de estudos. Serão três meses estudando sobre o tema “UMA IGREJA COMPROMETIDA COM EVANGELISMO E MISSÕES”. Esse tema foi sugerido pelo Diácono Delmar Ezequiel Storck, da 1ª IBSD de São José dos Pinhais/PR e prontamente acolhido pela Comissão Responsável junto à Diretoria da CBSDB. Aliás, as contribuições do irmão Storck foram valiosíssimas, não somente na escolha do assunto e distribuição dos temas abordados, mas pela quantidade de lições que escreveu e outras que participou na escrita (ao todo foram 5 de 13 lições). Outro detalhe é que contamos também com o Departamento de Evangelismo e Missões, representado na pessoa do Pastor Luiz Rogério Palhano, da 1ª IBSD de Canoinhas/SC, que participou com a escolha dos temas e dos escritores. Quanto aos devocionais (ou comentários da semana), achamos por bem reeditá-los, sendo extraídos de uma lição sobre “Evangelização: a missão suprema da igreja”, do terceiro trimestre de 2017.

Discorrendo sobre a vida na Igreja, de forma muito solene e precisa, o Pastor Francis Chan alertou:

“Deus Se importa com a nossa maneira de amar uns aos outros e de buscar Sua missão. A igreja é um grupo de pessoas redimidas que vivem e servem juntas de tal forma que sua vida e comunidade são transformadas. O que importa é sua interação com as pessoas que Deus colocou em sua vida. Se você não está conectado a outros cristãos, servindo e sendo servido, incentivando e sendo incentivado, então você não está vivendo como Deus deseja, e a igreja não está funcionando como Ele pretendia. [...]”.1

Ao longo do trimestre assimilaremos a enfática afirmação de que nosso Deus é um Deus Missionário! Logo, a Igreja precisa desempenhar seu papel missionário e assim justificar a razão de sua existência.

Com isso, estamos concordando com o Pastor Hernandes Dias Lopes quando adverte que “uma igreja precisa ser revitalizada quando a comunhão dos crentes torna-se um fim e não um meio. A igreja não vive para si mesma. Não abastece a si mesma para gastar toda a sua energia consigo. A igreja que não evangeliza precisa ser evangelizada. A igreja é um corpo missionário ou um campo missionário. Comunhão sem missão é falta de visão dos campos que estão brancos para a ceifa”.2

Pretendemos que, além de repassar conteúdos, as lições sejam práticas. Por isso, o que apresentamos é um “manual sobre missões”. Os assuntos englobam: conceito de missões, responsabilidade da igreja, compromisso com a oração, cultura e evangelização, crescimento de igreja, dentre outros. Mas as lições 12 e 13, respectivamente, serão reservadas para a elaboração de um projeto missionário que envolva toda a Igreja local. Lembramos que as sugestões não são “imposições”, porém aplicáveis e podem ser adaptadas a qualquer realidade das Igrejas Batistas de Sétimo Dia no território nacional, considerando a situação de cada local e contexto.

Portanto, estamos propondo à Igreja Batista do Sétimo Dia em todo o vasto território nacional e aos amados irmãos de língua hispânica (América do Sul, Central e Caribe) para utilizarmos o último sábado do trimestre na realização de uma escola sabatina diferenciada. O período de nossa reunião será curtíssimo. Sim, porque no restante do tempo iremos nos ocupar da obra de evangelização, saindo da teoria e mergulhando em uma contagiante ação prática no bairro em que se situa nossa Igreja e suas adjacências.

Esperamos que em um futuro próximo, possamos colher os frutos desse trabalho, que nossas igrejas sejam edificadas e compreendam a ordem do Senhor Jesus:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos

Mateus 28:19-20 NAA

 No amor do Mestre,

Edvard Portes Soles
Pastor Diretor do Dep. de Educação Cristã da CBSDB

Bernardino de Vargas Sobrinho
Pastor Presidente da CBSDB


1 CHAN, Francis. Multiplique: Discípulos que fazem discípulos. Editora Mundo Cristão, São Paulo/SP, 1ª ed., 4ª reimpressão, 2018, p. 46. 2 LOPES, H. D. Revitalizando a Igreja. Editora Vox Litteris, São Paulo/SP, 1ª ed., 2012, p. 14.

Direitos reservados por:
Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira