Imprimir
Lições Bíblicas
Acessos: 1511
Ano 2014
Autor
Número de Páginas 216
Disponibilidade PDF Somente
Tipo de Livro E-Book (PDF)
Formato 15x23cm
ISBN 978-85-98889-08-5

A epístola de Tiago tem sido desprezada durante muitos anos. Não obstante, constitui uma das partes mais emocionantes do Novo Testamento. Representa um impacto bastante forte e uma atitude voltada à realidade que pegam o leitor desavisado e o deixam perplexo, enquanto, simultaneamente oferecem-lhe orientação muito prática para a vida. Há quem a chamou de a “epístola de palha”, a que faltaria o trigo do evangelho; 1 por conta disso, ela tem sido negligenciada por muitos cristãos.

Redescobrir Tiago é extremamente necessário em nossos dias. Ele trata de religião prática, e vivemos num misticismo que aliena muitas igrejas e muitos cristãos e desvirtua o significado do evangelho. Para muita gente, vida cristã é a pessoa e Deus, num relacionamento pessoal e estreito. Para piorar, a igreja eletrônica, que tem massificado seus conceitos e “feito a cabeça” de muita gente, tem contribuído para aniquilar a comunhão dos santos, a koinonia cristã. A pregação neopentecostal típica da maior parte das igrejas televisivas aliena o ouvinte do próximo e o faz pensar somente em suas necessidades pessoais. E seu relacionamento social praticamente inexiste. Ora, inexistindo o relacionamento social, a ética desaparece. Em muitas igrejas, a fraternidade e a solidariedade cristãs são exercidas quando, cantando algum corinho, as pessoas se cumprimentam. Mas fora daquele momento de culto suas vidas não se tangenciam. É algo teatral e forçado, item de um pro- grama e nem sempre uma realidade vivencial. 2 

Tiago trata de ética, de solidariedade, de religião vivencial. Por isso deve ser redescoberto. Deve ser estudado e pregado em nossas igrejas. Sem dúvida que ajudaria a preencher algumas lacunas muito visíveis em nosso cenário. Quanto ao seu estilo, Tiago omite, quase por completo, uma discussão teológica. Suas pressuposições são ortodoxas. Seu estilo é direto e objetivo. Combate pecados e atitudes que prejudicam a vida e o testemunho dos cristãos. Apresenta o imenso valor de se viver segundo a sabedoria do alto, isto é, de acordo com a revelação de Deus.

À medida que você estudar as próximas lições, verá que Tiago é um exemplo de como os cristãos primitivos usavam e aplicavam as palavras de Jesus em sua vida diária. É um documento que sinaliza uma postura ética (não microética, mas ética social) para a igreja.

Nosso ensejo é que você seja edificado e desafiado pela Palavra de Deus, em Tiago, nestes próximos 13 sábados.

Pr. Jonas Sommer e equipe

Direitos reservados por:
Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira