Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.    

Marcos 2:28

Alguns alegam que Jesus é o Senhor do Sábado e usou Sua autoridade para transgredir e abolir a santidade do Sábado, justificando assim Seus milagres e o fato de colher espigas (“trabalhar”) nesse dia. Será tal compreensão correta?

Diríamos de início que, sendo a observância do Sábado um mandamento da Lei de Deus, se Cristo o transgredisse de qualquer maneira, Se tornaria um pecador, e nessa condição não poderia ser o nosso Salvador. No entanto, Cristo permaneceu em completa adoração e obediência ao Deus Pai. Teve uma vida humana impecável, um caráter irrepreensível. 

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Jesus declarou-Se Senhor do sábado! É o Autor do sétimo dia, consagrado ao repouso e, nessa qualidade, sabe o que é lícito ou não fazer nele. Os fariseus que censuraram os discípulos por apanharem espigas, foram além dos reclamos divinos, ‘além do que está escrito’. Os fariseus tinham fanatizado a guarda do Sábado. Nas leis deles, era proibido caminhar mais que um quilômetro aos sábados; se uma pessoa deixasse cair um lenço, não poderia juntá-lo por que era Sábado; tinha-se aproximadamente trezentas regras em relação ao dia de guarda. Ao permitir que os discípulos colhessem espigas no Sábado, ao curar as pessoas neste dia, Cristo não estava abolindo o mandamento. Ele estava ensinando-os a guardarem o Sábado do modo correto. 

O próprio Jesus disse que “é lícito fazer o bem aos sábados” (Mateus 12:12). Notemos que o Senhor disse “é lícito fazer o bem”, e não “trabalhar”, pois desviaria nossa atenção de Deus. Deus nos deu seis dias da semana para fazermos o que quisermos; Ele exige apenas um dos dias integrais da semana para dedicarmos em comunhão contínua com Ele. Portanto, o simples ato de colher espigas no Sábado não foi um pecado, pois eles não estavam fazendo uma “colheita” (o que as Escrituras não aprovam – ver Êxodo 34:21), mas apenas colhendo para “comer”, assim como se faz ao comer uma “fruta”. Não é pecado apanhar uma fruta para comer no Sábado. 

“Os sacerdotes ... violam o sábado” (Mateus 12:5). O raciocínio do Senhor neste passo é muito claro: se seus discípulos estavam profanando o sábado por colherem espigas para comê-las a seguir (o que era perfeitamente legal), então os atos dos sacerdotes ao cumprirem sua função religiosa no templo (e faziam sacrifícios em dobro nesse dia, cf. Números 28:9) seriam também transgressão. Caso, por suas palavras, Cristo estivesse afirmando que os sacerdotes desrespeitavam o mandamento, então realmente se poderia concluir que Deus deu ao povo uma lei ordenando a santificação do sábado, para depois transmitir a Moisés outra lei eclesiástica que resultaria em violação semanal do sábado da primeira. 

Broadus, renomado comentarista Batista, tratando desse texto, assim conclui: “Mas o sábado permanece ainda, pois que existia antes de Israel, e era desde a criação um dia designado por Deus para ser santificado (Gên. 2:3).” (Comentário de Mateus, vol. 1, pág. 345)

John D. Davis afirma: “No tempo de Cristo, os fariseus aplicavam a lei do descanso aos atos mais triviais da vida, proibindo muitas obras de necessidade e misericórdia. Acusaram a Jesus por fazer curas em dia de Sábado, ao mesmo tempo em que achavam lícito retirar o boi, o animal, ou a ovelha que tivesse caído dentro de um poço. Também julgavam necessário levar os animais a beber, como em qualquer outro dia da semana, Mateus 12:9-13; Lucas 13:10-17. E não eram somente as curas feitas em dia de Sábado que eles condenavam. Quando os discípulos de Jesus passavam pelas searas e colhiam espigas, e machucando-as nas mãos as comiam, porque tinham fome, os fariseus os censuraram, como se fosse essencialmente o mesmo trabalho de fazer colheitas e moer o trigo. A isto nosso Senhor deu uma notável resposta.” (Dicionário da Bíblia, pág. 520) 

O Comentário Bíblico Moody também assevera que “Cristo não estava declarando sua liberdade de violar a lei do sábado, mas antes declarava sua qualificação de interpretar essa lei.”

A Revista de Jovens e Adultos para Escola Dominical, editada pela Convenção Batista Brasileira, relativa ao 4º trimestre de 1938, pág. 15, assim comenta este versículo: “... o ‘Filho do homem é Senhor do sábado (Marcos 2:28)’; isto é... o sábado é o ‘dia do Senhor’, o dia em que Ele é Senhor e pelo Seu senhorio Ele restaura o Seu dia ao seu verdadeiro desígnio.”

“Cristo e os Seus discípulos foram acusados de ‘fazerem o que não é lícito’ no Sábado, mas porque eles tinham violado apenas uma tradição rabínica, Cristo não se importou em contestar a acusação; ela simplesmente equivalia a nada. Não houve nenhuma contestação, pois Cristo não reconhecia a tradição dos anciãos como ‘lícita’. Contudo, Cristo toma isso como uma oportunidade para afirmar que Ele é ‘Senhor até mesmo do Sábado’. Mediante isso Cristo confirmou definitiva e positivamente o Sábado; de outra forma, Cristo estaria proclamando grandiosamente o Seu senhorio sobre algo que não existia. O Sábado não morreu com o advento de Cristo ou Sua obra Messiânica; até o nosso descanso eterno, o Sábado semanal continua a ser ‘dominado’ por Cristo e é um tipo da realidade vindoura. ‘O Sábado foi feito para o homem’ (Marcos 2:27), e o homem ainda precisa se beneficiar disso. A questão do Sábado não apresenta nenhuma contradição para a validade contínua da lei moral de Deus.” (Greg L. Bahnsen, Theonomy in Christian Ethics, p. 226-228)

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...