Em agosto de 2018, tive a oportunidade de viajar a Cuba para me reunir com os cristãos guardadores do Sábado na cidade de Santa Marta. Manuel Marambio, líder da Convenção BSD do Chile, me encontrou lá para traduzir. Os cubanos tinham inicialmente feito contato com os chilenos através do site BSD chileno. Devido a essa conexão e para ajudar a continuar a promover uma mentalidade global para os chilenos, concordamos que um chileno deveria fazer parceria comigo nessa missão.

Eu tinha alguma preocupação de que, como americano, poderia ter problemas com a entrada em Cuba ou ser tratado com apreensão por causa das tensões políticas históricas e atuais entre os EUA e Cuba. No entanto, a entrada foi relativamente fácil e minha experiência foi de que o povo cubano não mantém as lutas políticas de nossos governos terrestres contra o povo americano. Fui recebido calorosamente por pessoas de todas as classes sociais, mas especialmente por nossos irmãos e irmãs em uma pequena cidade a três horas a leste de Havana.

Norge Jesús Peña Hijuelo é atualmente o líder do grupo de famílias reunidas em sua casa em Santa Marta. Anos antes, ele tinha sido um ilusionista nos principais hotéis turísticos ao longo da bela praia de Varadero. Ele foi bem recompensado financeiramente por seu trabalho, mas as distrações do estilo de vida comprometeram sua caminhada com Jesus e, consequentemente, seu relacionamento com sua esposa, e seus jovens filha e filho. Durante uma dolorosa separação de sua família, Norge se pôs em oração e estudou a palavra de Deus. Foi então que ele se tornou convicto do sábado e sentiu o desejo de Deus de que ele abandonasse as tradições dos homens e seguisse a Sua vontade para a vida dele.

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Fé: Liberdade de consciência
Comentário da lição
 NOSSA DECLARAÇÃO: “Nós, Batistas do Sétimo Dia, consideramos a liberdade de consciência sob a...
Viagem Missionária: Polônia, Líbano e Síria Viagem Missionária: Polônia, Líbano e Síria
Igreja no Mundo
Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. Romanos 15:20 (a)...

Desde então, Norge se reconciliou com sua família e desistiu de sua carreira em entretenimento, a fim de se concentrar em tempo integral como pai e ministro do Evangelho de Cristo. Sua visão é, com a ajuda de Deus, continuar a fazer discípulos de Jesus em sua comunidade. Esses discípulos, então, farão discípulos nas comunidades circunvizinhas - mudando vidas pouco a pouco, até que, por meio de sua obediência, Deus seja glorificado em todo o país.

Quando estávamos saindo, Norge queria ter certeza de que todos sabiam o quanto estavam honrados com a nossa visita, e como isso lhes dera novas forças para continuarem seus trabalhos para o Senhor. Ele queria compartilhar seu apreço àqueles que apóiam a Sociedade Missionária e à Convenção Batista do Sétimo Dia do Chile pelos sacrifícios feitos para esta visita para construir nosso relacionamento e por incentivá-los em seu trabalho para a Grande Comissão. Por favor, junte-se a mim orando para que Deus os abençoe à medida que eles trazem a Luz aos lugares escuros na ilha tropical de Cuba.

Traduzido por Fabricio Luís Lovato a partir de Focus Article: Cuba-The SDB Experience.