Itai, contudo, respondeu ao rei: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que onde quer que o rei, meu senhor, esteja, ali estará o seu servo, para viver ou para morrer!” 2Samuel 15:21

Davi e seu exército estavam se preparando para fugir. Absalão, seu próprio filho, estava tentando tomar o seu lugar de rei e por isso procurava matá-lo. Quanta tristeza para Davi! Ter que fugir de seu próprio filho com certeza não estava sendo nada fácil.

Mas no meio de tanta tristeza e confusão Davi sente um pingo de alegria, ele encontra um servo fiel: Itai. Segundo o que diz Davi, Itai não precisava fugir, ele podia ficar com o novo rei (Absalão). Porém, Itai se recusa fazer parte dos guerreiros de Absalão e se mostra fiel a Davi, pronto a viver e morrer por sua causa.

Leia também alguns artigos relacionados:

Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...
A luz da vida! A luz da vida!
Café Com Deus
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em...

Itai é um exemplo de fidelidade. Enquanto muitos, por medo de perder a vida, estariam dispostos a serem desleais, se vendendo e passando para o lado inimigo, Itai se mostra firme e forte naquilo que afirma. Os outros sim poderiam voltar e ficar com Absalão, mas ele não. Itai seria fiel. Sem medo, sem obrigação; simplesmente porque era ali o seu lugar, ao lado do seu senhor.

Será que não é servos assim que Deus procura? Pessoas prontas a viver e morrer por sua causa, por seu evangelho? Sim, é. É servos fiéis que Deus quer, que não recuem, mas que falem e ajam. Mas quão difícil é ser assim!

Basta alguém rir e fazer piadas, quando falamos de Deus, para nos calarmos. Basta a situação ficar difícil para começar os questionamentos com Deus. Basta um momento que nos proporcione prazer para cair na tentação. Um convite tentador, uma conversa aparentemente engraçada e por ai vai... Coisas tão pequenas que nos fazem vacilar.

Gostamos de ouvir: “Deus é fiel!” Mas esquecemos que Deus também nos fala: “Seja fiel!” Muitas vezes queremos que Deus nos abençoe e cumpra suas promessas, sendo assim fiel a nós, sem pensar se estamos fazendo a nossa parte, sendo fiel a Ele.

O versículo de 2Timóteo 2:13, que diz:” se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”, não quer dizer que podemos ser infiéis. O objetivo é ressaltar a fidelidade de Deus. Mesmo que não consigamos ser fiéis em tudo, pois somos falhos e é provável que em algum momento iremos cair, ainda assim, nesses momentos Deus se mantém fiel. Ele entende que não conseguimos ser fiéis a todo momento, mas espera arrependimento verdadeiro, para então, poder nos ajudar.

Temos que ser cristãos fiéis. Não recuar, não se envergonhar, mas defender nossa fé, nosso Deus. Nem que para isso seja preciso dizer igual a Itai: “...para viver ou para morrer...”. Sem medo, sem obrigação, mas por amor. Talvez em algumas situações ser fiel não será fácil, nessas horas o melhor a ser feito é pensar em Deus, lembrar que Ele está ali nos ajudando e que, por mais difícil que seja, vale a pena ser fiel.

Esteja do lado de Deus, assim como Ele está do seu. Não negue sua fé, não quebre seu compromisso com Deus, não abandone seus princípios! Seja fiel a Deus o máximo que puder. Obedeça seus mandamentos, escute a voz dEle! Mesmo que não seja fácil se manter fiel, se mantenha! Com certeza Deus está olhando para você e lhe recompensará. Deus é fiel a você, por que não ser fiel a Ele? É o mínimo que podemos fazer.

Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.Provérbios 3:3

Leia também alguns artigos relacionados:

E você, está disposto? E você, está disposto?
Café Com Deus
“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração...
O Povo mais Feliz do Mundo O Povo mais Feliz do Mundo
Café Com Deus
“Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas...