Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.Daniel 1:8

Como cristãos, pessoas que seguem a Cristo, temos a Bíblia como regra de fé e nela encontramos ensinamentos que procuramos praticar. Temos valores, opiniões e um modo de vida diferente daqueles que não seguem o mesmo caminho que seguimos.

É como diz a famosa frase: “ser cristão é andar na contramão do mundo”. Essa é uma frase bastante popular e muito verdadeira, pois é exatamente assim que deve ser a vida daquele que segue a Jesus. Enquanto o mundo vai por um lado, nós vamos para o outro. Enquanto o mundo diz para você mentir, curtir a vida como se não houvesse amanhã, viver uma vida sem limites; a Bíblia nos orienta ao contrário, a não mentir, a colocar Deus acima de tudo, viver de forma sábia.

E por vivermos de uma forma diferente do mundo, muitas vezes, somos alvos de piadinhas, de riso, de discussão... e isso faz com que muitos prefiram não se manifestar, ficar quietinhos para ninguém saber da fé que professam, e assim acabam “concordando” com tudo que é falado ou proposto, chegando até, algumas vezes, fazerem coisas que vão contra a sua fé.

Os discípulos passaram por uma situação assim. Quando Cristo foi entregue para ser crucificado, todos o abandonaram, Pedro não se manifestou, acabou se “escondendo” e negando a Jesus. Porém, logo que teve a real consciência do que fizera, chorou amargamente.

Hoje em dia, as pessoas não têm problema com isso, pois não levam o evangelho a sério como realmente tem que ser levado. Dizem que seguem a Jesus da boca para fora e com isso acabam envergonhando os cristãos verdadeiros.

Aquele que entende realmente a mensagem do evangelho não se envergonha de Cristo, pelo contrário, quer falar para o máximo de pessoas que puder. Pois essa é uma ordem do próprio Senhor.

Daniel entendia o porquê de estar aqui na terra e foi fiel em todos os momentos, mesmo naqueles tempos em que as coisas eram muito piores do que hoje, ele não seria apenas alvo de piadinhas, mas de perseguição.

Podemos ver a fidelidade de Daniel já no primeiro capítulo de seu livro, ao “decidir não se tornar impuro”. Ele estava certo daquilo em que acreditava e não pensou duas vezes em pedir para se abster dos alimentos que iriam dar a ele e seus amigos. Assim foi feito e o melhor, é claro, aconteceu... Daniel e seus amigos ficaram muito mais saudáveis do que os outros.

É assim que deve ser a vida do cristão. Decidir não se contaminar com as coisas desse mundo, seja lá o que for e para quem for. Os caminhos de Deus são sempre os melhores, não podemos deixar de segui-los só para não passar vergonha ou para conseguir algo que se deseja. Isso é questão de escolha. O que é mais importante para você?

Os cristãos são diferentes. São sal e luz. Se nos tornarmos igual ao mundo, concordando com tudo que nos é imposto, então tem algo errado. Todos sabiam que Jesus era diferente, e hoje todos têm que saber que você é diferente. O mundo quer a todo momento confrontar aquele que serve a Jesus, mas Paulo já nos advertiu em IITimotéo 3:14: “Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

Não foi isso que Daniel fez? Não é isso que devemos fazer?

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.Salmos 51:10

 

 

Artigos Relacionados

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve...