Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.” (Gênesis 2:3)

Foram seis dias de muito trabalho. Seis dias criando céu, terra, mares, árvores, plantas, sol, lua, animais terrestres, aquáticos e voadores, e por fim o homem. Finalmente no sétimo dia Deus resolve tirar uma folga e descansa de todo aquele trabalho, afinal, Ele já estava cansado, não tinha forças para criar mais nada. O descanso era necessário.

Será? Será mesmo que Deus descansou por estar cansado? Veja o que nos diz Isaías 40:28: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável”.

Não. Deus não parou tudo porque estava cansado, se fosse assim Ele não seria perfeito. Ele não só descansou, Ele abençoou e santificou esse dia. E fez isso para mostrar o que Ele deseja para nós.

As crianças aprendem mais vendo o que os pais fazem, do que com o que eles falam. O exemplo fala mais alto na vida de qualquer pessoa. Deus como um Pai cuidadoso e preocupado com seus filhos, não quis apenas falar para nós santificar o sétimo dia, que é o dia de sábado (Êxodo 20:8), Ele quis deixar o exemplo, e nós temos que segui-lo.

Deus quer que tenhamos um tempo para Ele, que “provemos” um pouco de como era no início, onde o homem vivia em comunhão com Deus, sem o pecado em sua vida. Ele quer que nós nos lembremos de como será a vida ao lado dEle, sem preocupações, sem tristezas, sem trabalhos exaustivos; vivendo em comunhão com Ele.

Deus sabe que nós temos muitas coisas para fazer e igual à Ele, nós temos seis dias para fazer tudo o que queremos, mas quando chega o dia em que Ele nos pede para parar e dedicar esse dia à Ele, nós devemos obedecer. Isso é um benefício para nós, pois nos traz o descanso físico e mental, que precisamos para poder continuar a fazer as nossas coisas, além de nos manter mais perto de Deus e podermos desfrutar de sua presença de uma forma mais profunda.

Foi Ele quem nos criou, e sabe o que nos faz bem e o que não faz. Se Deus pede para descansarmos é porque isso é o melhor para nós. Temos que nos organizar para fazer do dia de sábado, um dia separado para Aquele que dedica todo o tempo a nós; um dia diferente, onde nos encontramos com os irmãos na igreja, estudamos a Palavra de Deus, louvamos, oramos, podemos passar um tempo junto a natureza observando as maravilhas que Deus fez para nós, enfim, um dia especial ao lado do nosso Pai. Ele deve ser aguardado com alegria durante toda a semana.

Hoje, muitos não obedecem mais esse mandamento, usando várias explicações para isso, mas nós sabemos que Deus não muda e porque o amamos devemos obedecê-lo (João 14:15).

Agora que já se ouviu tudo, aqui está conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.” (Eclesiastes 12:13)

Artigos Relacionados

Dia de Preparação Dia de Preparação
   Era o dia da preparação, e o sábado estava para começar.      Lucas 23:54 Nosso Deus é maravilhoso! Na criação do mundo Ele, primeiro...
Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve ter ouvido...
Bons Tempos Bons Tempos
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas...