Dirk Willems (? - 1569) foi um holandês, fiel do segmento Anabatista da Reforma Protestante por rejeitar a doutrina do batismo infantil, realizada pelos católicos e protestantes holandeses. Como sua casa se tornou um espaço de culto, onde muitas pessoas foram convertidas e rebatizadas, Willems foi colocado em um palácio-prisão pela Igreja Católica. De lá conseguiu fugir, após atar diversos panos para formar uma corda.

Em sua fuga, foi visto por um guarda, o qual começou a persegui-lo. Ao atravessar o congelado Lago Hondegat, o gelo se rompeu sob seus pés e, enquanto se afogava nas águas geladas, clamava por socorro. Willems rapidamente voltou para salvar a vida de seu perseguidor. Foi assim recapturado e preso novamente.

De volta ao castelo, sofreu diversas torturas para negar a sua fé protestante, o que de forma alguma fez, sendo condenado à morte na fogueira, próximo à sua cidade, em 16 de maio de 1569. Pelo forte vento do leste que soprava, teve uma morte lenta e dolorosa. É até hoje um dos mártires mais lembrados pelos cristãos menonitas e Amish (herdeiros espirituais da Reforma Anabatista).

Por que Willems retornou, quando poderia ter salvo a sua própria vida? Por que salvar a vida daquele que desejava a sua condenação? A resposta é o amor. E o único tipo de amor que se estende aos inimigos é o amor ensinado e vivido por Jesus Cristo, que transborda da vida daqueles que são realmente seus discípulos (Romanos 5:5).

 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.    

Mateus 5:44

 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.     

Romanos 5:8

 ... uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.     

Hebreus 11:35-36

 

Artigos Relacionados

A revelação da Palavra, terça-feira
João, nessa primeira carta, combate um falso ensinamento que negava que Jesus Cristo havia Se encarnado (I Jo 4:2-3). .  O QUE era desde o...
Como o mundo vê a Palavra, sábado
  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. .   E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é...
Deus elege seu povo, sábado
  Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes...
As promessas de Deus
  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito...