A Bíblia e o Jornal

A Constituição de nosso país garante a todos plena liberdade religiosa e de expressão. Afinal de contas, ela declara que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença” e que “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”. Mas em contradição com esses princípios fundamentais de nossa legislação, uma rede de supermercados tem enfrentado problemas por se colocar na defesa dos valores cristãos. A rede Hirota, com 15 unidades no ABC paulista, é conhecida por seu envolvimento com as igrejas dos bairros onde se localizam seus estabelecimentos.

Sempre que lemos uma retrospectiva, ficamos surpresos ao lembrar tanta coisa que passou, nos entristecemos com algumas notícias e nos alegramos com outras. Cada um de nós tem a sua retrospectiva, tudo que vivemos, todas as nossas ações, reações, pensamentos e escolhas que fizemos ao longo desse ano. Notícias negativas não podem nos abalar, nem amedrontar, pois “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia (Salmos 91:5-6) e ainda Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor” (Salmos 112:7). Outro conselho que recebemos através da Palavra de Deus é “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança” (Lamentações 3:21). Em uma autoanálise das coisas que passaram, ou fazendo a leitura da retrospectiva de tudo que ocorreu em 2017, devemos deixar pra trás tudo que nos causa dor e angústia, relembrar coisas boas, tudo que aprendemos e vamos aos fatos.

A Folha de São Paulo traz matéria nesta terça-feira, cujo título "Contra a monogamia, jovens procuram relacionamentos não convencionais"1. Ali a jornalista Rachel Botelho explica o que está acontecendo. A juventude, frustrada com o casamento de aparência de seus infiéis pais, decidiu amar a muitas pessoas e não dar exclusividade a ninguém. Aliás, decidiu entrar em relações de POLIAMOR, onde vários amam vários, independentemente de serem casais heterogêneos. Segundo a jornalista, é a concretização dos ideais dos anos sessenta, do amor livre.

[Nota do Tradutor: Esse texto foi escrito em 2015, ano em que foi lançado o filme O Despertar da Força, da série Star Wars. Em breve será lançado mais um filme da franquia, O Último Jedi, mas suas reflexões não perderam a importância. Se você ainda não assistiu aos filmes, informamos que o texto contém informações sobre o enredo da série.]

Faz dez anos desde o último filme de Star Wars (30 anos desde o último bom), e com a estreia de O Despertar da Força em poucos dias, os fãs estão praticamente enlouquecendo antecipadamente. O novo capítulo promete retornar Star Wars às suas raízes. Velhos rostos reaparecerão, e jovens heróis se elevarão para conduzir a galáxia em outra batalha contra o mal. Enquanto o drama épico espacial nunca foi abertamente cristão, ainda assim incorpora temas que refletem o Evangelho. Então, coloque o cinto nas crianças, prepare o hiperdrive e não perca estas cinco mensagens cristãs encontradas em Star Wars.

Como nunca antes, as discussões referentes a sexualidade e gênero tem agitado as mídias e redes sociais do país. Três acontecimentos nas últimas semanas têm desencadeado diferentes reações, e exigido dos cristãos respostas e posicionamentos bíblicos.

Nos últimos dias, fomos surpreendidos, com a notícia de três furacões, devastando as regiões do Caribe (isso mesmo: três!), chamados: Katia, José e Irma 1, sendo este último, considerado o maior furacão da história do Oceano Atlântico. Ele ganhou muita força nesses últimos dias, avançou para os EUA e somente hoje, 11/09/2017, começa a perder força.

Uma foto que era motivo de comemoração acabou se espalhando pela internet e gerando polêmicas intensas. Isac Santos, pastor evangélico brasileiro, celebrava o fato de 38 indígenas da tribo dos Xavantes, incluindo o cacique, terem aceitado a Cristo e recebido o batismo, no estado do Mato Grosso.

No dia 20 de abril, em Paris, na França, um carro parou perto de um veículo policial na área central da cidade, que atrai milhares de turistas. Um homem saiu do carro atirando na avenida, o que resultou em um policial morto e dois gravemente feridos. O atirador foi morto logo em seguida.