Semana Mundial de Oração

Desde 1967, durante toda a primeira semana de janeiro, os Batistas do Sétimo Dia de todo o mundo se unem em oração, compartilhando meditações centradas em um tema que é escolhido pelo autor de cada ano.

Os propósitos da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia são:

  1. Proporcionar maior comunicação entre grupos de Batistas do Sétimo Dia em todo o mundo.
  2. Promover projetos de interesse mútuo que se beneficiarão da cooperação internacional.
  3. Estimular a comunhão entre Cristãos Batistas do Sétimo Dia por meio de encontros periódicos de representantes entre Conferências ou grupos e programas de auxílio mútuo.
  4. Receber e avaliar declarações de necessidade endereçadas à Federação e compartilhar tais expressões de necessidades com as Conferências afiliadas, convidando-as a responderem conforme o Senhor as guiar.

Escrituras para Reflexão: Gênesis 2:18; Salmos 73:25; Mateus 18:20; Romanos 12:4-5; Hebreus 10:25

Não há dúvidas em minha mente do poder da oração individual, pois as Escrituras afirmam que “a oração de um justo pode muito em seus efeitos”. No entanto, quando nos reunimos estando “em acordo”, com um foco na vontade de Deus para com os outros, com as lentes da graça divina buscando a resposta de Deus, coisas extraordinárias podem acontecer.

Jesus deixou muito claro que missões não têm fronteiras (Atos dos Apóstolos 1:8), portanto, as Igrejas Batistas do Sétimo Dia Brasileiras têm tido a tradição de estender a mão e ajudar Batistas do Sétimo Dia em outras nações durante a Semana Mundial de Oração. Entre outros projetos nós já ajudamos a cobrir sete igrejas do Burundi, para que nossos irmãos pudessem ter um espaço coberto de adoração. Já adquirimos diversas bicicletas e uma moto para facilitar o transporte de pastores e missionários da Nicarágua e Andra Pradesh (Índia), a fim de darem assistência ao seu rebanho e trabalharem no campo missionário.

Escrituras para Reflexão: Salmos 145; João 16:13-15; Atos dos Apóstolos 1:14-26; Atos dos Apóstolos 2:1; Atos dos Apóstolos 2:42-47

O que posso ver através da Bíblia é que quando o povo de Deus ora junto, eles crescem juntos. As ações divinas podem ser poderosamente visíveis quando amamos uns aos outros. O Senhor frequentemente traz pessoas para a igreja quando seus membros cuidam uns dos outros, amam uns aos outros, servem uns aos outros e oram juntos a Deus. Quanto mais profundo amamos uns aos outros, mais favor conquistamos aos olhos de Deus.

Escrituras para Reflexão: Salmos 18:3-19; 22:10; João 2:1-12; Filipenses 4:6-7; 1 Pedro 5:7-10

A quinta prática bíblica da oração poderosa é o lançar todos os nossos cuidados e ansiedades em Deus. Haverá momentos em nossa vida que estaremos pessoalmente em necessidade. Poderemos estar passando por uma tribulação. Poderemos ser experimentados por alguma tentação. Haverá momentos em que teremos uma necessidade imperativa. Pode ser que precisemos de segurança. Em momentos como estes, nosso coração transformado irá clamar a Deus por salvação, por libertação, por socorro, por cura.

Escrituras para Reflexão: Gênesis 22:1-14; 2 Crônicas 7; Salmos 51:6; Mateus 21:22; Atos dos Apóstolos 16:6-10; 2 Coríntios 9:8-15; Efésios 1:17-19; Filipenses 2:13; 2 Timóteo 1:7

A quarta prática bíblica para uma oração poderosa é o reconhecimento das respostas e ações divinas. Todos aqueles que tiveram um relacionamento com Deus por meio da Bíblia reconheciam facilmente quando Deus estava falando e agindo em favor deles, fosse Salomão na dedicação do templo, Paulo e o chamado para a Macedônia, ou Abraão mudando de Ur dos Caldeus. Todos eles perceberam o mover de Deus e se juntaram a Ele no Seu trabalho.

Escrituras para Reflexão: Salmos 86:11; Mateus 6:5-13; 6:33; João 13:33 34; Filipenses 1:9-11; Filipenses 2:5; Colossenses 1:9-11; 1 Timóteo 2:1-4; Apocalipse 5:9

A terceira prática bíblica de uma oração poderosa é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus em tudo que fazemos. Há 51 referências ao Reino de Deus somente no Evangelho de Mateus. É o que Jesus veio pregando e o que encorajou os outros a buscar. No ensinamento de Jesus sobre a oração, o Reino de Deus é mencionado em como não orar e, então, em como orar apropriadamente e no poder de Deus.

Escrituras para Reflexão: Gênesis 4:1-5; 2 Reis 3:1-14; Jeremias 29:13; Mateus 5:8; 13:15; Hebreus 10:22

A segunda prática bíblica de uma oração poderosa é que ela é uma resposta a Deus do coração de um indivíduo ou do povo que ora. Na Bíblia, Deus não separou as orações feitas a Ele da condição do coração do povo que orava. Por exemplo, veja as ofertas de Caim e Abel em Gênesis 4 ou as orações de Jeosafá e Jeorão em 2 Reis 3

Escrituras para Reflexão: 1Reis 18:36-37; 2 Crônicas 5; Neemias 9; João 15:5-7; Atos dos Apóstolos 4:23-31

A primeira prática bíblica da oração poderosa é ter seu foco primariamente em Deus (Seu caráter, Seus atributos e Sua vontade) ao invés de nossas necessidades.

SEMANA MUNDIAL DE ORAÇÃO BATISTA DO SÉTIMO DIA

07 a 13 de Janeiro de 2018.
Promovida pela Federação Mundial Batista do Sétimo Dia.

Desde 1967, durante toda a primeira semana de janeiro, os Batistas do Sétimo Dia de todo o mundo se unem em oração, compartilhando meditações centradas em um tema que é escolhido pelo autor de cada ano. O tema escolhido para este ano é: “E O LUGAR TREMEU...

Os propósitos da Federação Mundial Batista do Sétimo Dia são:

  1. Proporcionar maior comunicação entre grupos de Batistas do Sétimo Dia em todo o mundo.
  2. Promover projetos de interesse mútuo que se beneficiarão da cooperação internacional.
  3. Estimular a comunhão entre Cristãos Batistas do Sétimo Dia por meio de encontros periódicos de representantes entre Conferências ou grupos e programas de auxílio mútuo.
  4. Receber e avaliar declarações de necessidade endereçadas à Federação e compartilhar tais expressões de necessidades com as Conferências afiliadas, convidando-as a responderem conforme o Senhor as guiar.

Contribuições

Os delegados da Federação recomendam que todos os membros das conferências designem uma oferta pelo menos uma vez por ano para a Federação Mundial, e também que todos os membros das conferências considerem designar dez por cento de seus orçamentos anuais para a Federação. Entre em contato para obter o endereço, caso queira enviar uma contribuição ou faça sua doação pelo PayPal.

Assembleia

A última Assembleia Geral ocorreu no Brasil (Curitiba, Paraná) de 22 a 28 de Janeiro de 2017. O tema das Sessões foi “O Reino de Deus é semelhante...”. As próximas sessões estão planejadas para acontecerem na América do Norte em 2022. Os oficiais da Federação Mundial incluem o Secretário Geral, Pastor Andrew Samuels; o Presidente, Pastor Jonas Sommer; o Tesoureiro, Pastor Garfield Miller ; o Secretário Geral Assistente, Michael Spearl; Secretária de Registros, Karen Umana; e os Vice-Presidentes Regionais, Reginald Zink (Austrália/Nova Zelândia), Claudia Ferguson (Caribe), Pastor Canaan Phiri (África), Douglas Machado (América do Sul), Pastor John Pethtel (América do Norte) e Pastor Al Paypa (Ásia).

Sobre o Autor

O Pastor John Pethtel nasceu na pequena cidade de Salem, no Estado de Virgínia do Oeste, nos Estados Unidos. A convite de um amigo de infância, ele participou de uma Escola Bíblica de Férias na Igreja Batista do Sétimo Dia de Salem. Posteriormente, participou de um acampamento de adolescentes e jovens; e numa mensagem pregada neste acampamento, ele creu em Jesus Cristo como seu único e sufi ciente salvador, isso aconteceu quando ele tinha 13 anos de idade. Em 1994 ele foi batizado na Igreja Batista do Sétimo Dia de Salem.

Ele sentiu o chamado ao ministério pastoral quando tinha 17 anos e partilhou isso com seu pastor na época, o Rev. Dale D. Thonrgate. Com o apoio de seu pastor, ele passou a pregar na igreja. Durante essa época, estudava Administração na Universidade Internacional de Salem, uma universidade fundada por Batistas do Sétimo Dia. Posteriormente, graduou-se em Teologia pelo Seminário Bíblico de Lancaster. Tem Mestrado em Teologia pelo Seminário de Denver e atualmente é doutorando em Teologia também pelo Seminário de Denver.

O Pastor John tem servido a Cristo no ministério pelos últimos 20 anos, tendo trabalhado em igrejas de Virgínia do Oeste, Michigan, Maryland, Geórgia e Colorado. Atualmente, coordena o Departamento Pastoral e o Programa de Revitalização e Implantação de Novas Igrejas da Conferência Batista do Sétimo Dia dos Estados Unidos e Canadá, é pastor assistente da Igreja Batista do Sétimo Dia Fonte de Vida, em Colorado Springs. Serve também à Federação Mundial Batista do Sétimo Dia como Vice-Presidente para a América do Norte.

É casado há quinze anos com sua amada esposa, Tabatha, com quem tem dois fi lhos, Xavier e Addison. Eles moram em Colorado Springs, nos Estados Unidos.