A Declaração de Fé da Igreja Batista do Sétimo Dia não tem força coercitiva sobre igrejas e/ou indivíduos. Consideramos a liberdade de pensamento, sob a direção do Espírito Santo, como essencial à fé e prática cristã. Portanto, encorajamos o estudo desimpedido e a discussão aberta das Sagradas Escrituras e defendemos a liberdade de consciência do indivíduo, de buscar compreender e obedecer à vontade de Deus.
É por esse motivo que não temos nenhum credo obrigatório, ao qual os membros devam submeter-se ("Princípio do Não Credo"), exceto a Bíblia, e nenhum teste de credo, salvo as evidências de um coração regenerado pelo Espírito Santo, arrependimento dos pecados, confissão de Jesus como seu Senhor e Salvador, batismo por imersão, observância à lei moral e de uma vida cristã alicerçada nas Sagradas Escrituras.
Consideramos, contudo, que certas crenças doutrinárias têm o suporte das Sagradas Escrituras e que são comuns a todos os verdadeiros e fiéis seguidores de Cristo.
Leia também alguns artigos relacionados:

Com essa convicção em mente, apresentamos a nossa Declaração de Fé, derivada do nosso entendimento da Bíblia, como expressão da nossa fé comum.
DEUS E A SANTÍSSIMA TRINDADE
Cremos em um só Deus, infinito e perfeito, criador e sustentador do universo, que coexiste eternamente em três pessoas, como Pai, Filho e Espírito Santo, e que deseja compartilhar o Seu amor de uma maneira pessoal com cada um.
Cremos em Deus o Pai, que é soberano acima de tudo, manifestando Seu imenso amor e justiça, tanto perdoando o arrependido como condenando o que não se arrepende.
Cremos em Deus o Filho, manifesto em carne na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Ele se deu na cruz como sacrifício completo e final pelo pecado. Como nosso Senhor ressurreto, ele é o mediador entre Deus o Pai e o ser humano.
Cremos em Deus o Espírito Santo, o Consolador, que produz o nascimento espiritual, vive nos crentes e capacita-os para o testemunho e serviço. Ele inspirou as Escrituras, convence o ser humano do pecado e instrui o crente na verdade e retidão.
AS SAGRADAS ESCRITURAS
Cremos que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e é nossa autoridade final em assuntos de fé e prática cristã.
Cremos que Jesus Cristo, em sua vida e ensinos, como registrados na Bíblia, é o intérprete supremo da vontade de Deus para o ser humano.
A HUMANIDADE
Cremos que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e é a obra mais nobre de toda criação.
Cremos que os seres humanos têm responsabilidades morais e que foram criados para desfrutar de uma comunhão com Deus e com os demais seres humanos, como filhos de Deus.
QUEDA E REDENÇÃO
Cremos que pecado é a desobediência à lei de Deus e o fracasso em viver de acordo com a Sua vontade. Por causa do pecado, todas as pessoas se separaram de Deus.
Cremos que, em virtude de sermos pecadores, necessitamos de um Salvador.
Cremos que a salvação do pecado e da morte eterna é o dom de Deus, que manifestou Seu amor na redenção mediante a morte e ressurreição de Jesus Cristo, e esta só é recebida mediante a fé e arrependimento nele.
Cremos que todos os que se arrependem do pecado, e recebem a Cristo como Salvador, não serão punidos no juízo final, mas desfrutarão da vida eterna.
A VIDA ETERNA
Cremos que a vida eterna começa em conhecer a Deus, mediante uma aliança com Jesus Cristo.
Cremos que Jesus ressuscitou da morte, vive eternamente com o Pai, e que ele virá novamente com poder e grande glória.
Cremos que, porque ele morreu e ressuscitou dentre os mortos, a ressurreição com corpos espirituais e imperecíveis é o dom de Deus aos crentes.
Leia também alguns artigos relacionados:
A IGREJA
Cremos que a igreja de Deus é constituída de todos os crentes unidos pelo Espírito Santo em um só corpo, do qual Cristo é a Cabeça.
Cremos que a igreja local é uma comunidade de crentes organizada numa relação de aliança, para adoração, comunhão e serviço, praticando e proclamando convicções comuns, enquanto cresce na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Cremos no sacerdócio de todos os crentes e na autonomia da igreja local, enquanto procuramos trabalhar sempre em conjunto, para um testemunho mais efetivo.
O BATISMO
Cremos que o batismo de crentes, em obediência à ordem de Cristo, é um testemunho de que recebemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.
Cremos no batismo por imersão como um símbolo da morte para o pecado e do novo nascimento para uma nova vida em Cristo.
A CEIA DO SENHOR
Cremos que a Ceia do Senhor rememora a paixão e a morte do Redentor da humanidade, até que ele volte, e é um símbolo da comunhão cristã e um penhor da renovada lealdade ao nosso Senhor ressurreto.
Cremos também que o lava-pés foi praticado e ordenado por Jesus, e que como um ato de fé, humildade e amor, deve anteceder à comunhão da Ceia do Senhor.
O SÁBADO SAGRADO
Cremos que o sétimo dia da semana, Sábado, é um tempo sagrado, um dom de Deus para todas as pessoas, instituído na criação, afirmado nos Dez Mandamentos e reafirmado no ensino e exemplo de Jesus e dos apóstolos.
Cremos que o repouso no dia de Sábado é uma experiência da presença eterna de Deus com Seu povo.
Cremos que, em obediência a Deus, e em resposta amorosa à Sua graça em Cristo, o Sábado deve ser fielmente observado por todos os santos, como um dia de descanso, adoração e celebração.
EVANGELISMO
Cremos que Jesus Cristo nos comissiona a proclamar o Evangelho, fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los a observar tudo aquilo que ele ordenou.
Cremos que fomos chamados para sermos fiéis testemunhas de Cristo em todo o mundo e em todas as relações humanas.
MORDOMIA CRISTÃ
Cremos na soberania de Deus e na aceitação do nosso cargo de depositários da vida e das possessões, e na administração das mesmas de acordo com a vontade de Deus. Entendemos que o cristão é apenas o administrador e reconhecemos que o nosso Pai é o provedor e o Senhor de todas as coisas
A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO
Cremos, pregamos e ensinamos a doutrina da Segunda Vinda de Cristo, em glória e majestade. Comprometidos com a Bíblia, nela alicerçados e em sintonia com suas revelações proféticas, entendemos que nenhum ser humano (homem ou mulher), ou Igreja, ou mesmo um anjo, têm autorização divina para marcar data para este extraordinário e apoteótico evento. O Senhor Jesus deixou no Livro Santo os sinais indicativos da proximidade da Sua Vinda. A volta de Jesus a esta Terra é real, visível e corpórea. ‘Todo olho O verá’. Cremos, ademais, que o sistema do mal (pecado) será definitivamente banido do Universo. Cremos, enfim, que por ocasião desse tão sonhado e esperado evento, a Igreja do Senhor conhecerá o seu final e glorioso triunfo
Leia também alguns artigos relacionados:
