... Orem também por nós, para que Deus abra uma porta para nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo...”. (Colossenses 4:3)

Proclamar o mistério de Cristo. Eis aqui uma grandiosa missão. Paulo e seus cooperados[1] vivenciaram isso. Anunciar o Evangelho não é apenas “abrir os olhos de um cego”. É também ensiná-lo a enxergar! Paulo aponta para a “esperança do evangelho” como a estratégia perfeita para evitar um afastamento dos caminhos de Deus (Colossenses 1:22-23).

Destaquei isso porque quando pensamos em Evangelização focamos apenas no primeiro contato que as pessoas evangelizadas têm com o Evangelho. Mas acredite: mesmo um regenerado jamais poderá descartar a necessidade do Evangelho.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Esta carta de Paulo aos Colossenses dá respaldo ao que acabei de afirmar. Isto é, Paulo começa a carta elogiando os resultados trazidos pela pregação do Evangelho entre aquelas pessoas (1.3-8). Esse resultado nós podemos chamar de resultado de impacto inicial. Eles estavam nas trevas. Agora estavam na luz. Só que isso não dava por acabada a missão do Evangelho entre eles. Por isso que Paulo fez questão de mencionar que estava orando por eles com o objetivo de “pedir que sejam cheios do pleno conhecimento e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e sendo fortalecidos em todo o poder...” (Colossenses 1:9-11). Caso isso não viesse a se concretizar na vida daqueles irmãos, então a possibilidade de afastamento[2] dos caminhos de Deus seria uma realidade fortemente possível.

Vede, portanto, a alta responsabilidade que nos foi dada! Proclamar as boas novas da salvação não tem por objetivo apenas vencer a estagnação ou a inércia. Evangelizar é continuar dinamizando a vida daqueles que outrora estavam mortos. O que fazer então para levar tal obra tão grandiosa adiante sem vacilar? Nesta carta Paulo apontou um caminho. Esse caminho muitas das vezes cai no esquecimento, ou até mesmo na banalização. Contudo, não haverá outro meio mais impulsionador de Evangelização do que a oração!

E você querido leitor(a)? Está orando para que o Reino de Deus avance? Sabemos que se Deus quisesse fazer tudo sozinho ele faria. Mas não o fez. Ele quer nossa participação. Só que antes de corrermos com essa missão, devemos primeiro ajoelharmo-nos. Pois, sem oração não conseguiremos estar em harmonia com o Senhor.

Assim também pensava John Wesley, o qual afirmou: “Dê-me uma centena de pregadores que nada temem a não ser o pecado, nada desejam a não ser Deus, e não me importa se são clérigos ou leigos; somente tais pessoas abalarão os portões do inferno e estabelecerão o Reino de Deus sobre a terra. Deus nada fez a não ser em resposta à oração[3].

Pr. Wesley Batista de Albuquerque



[1] Como Timóteo, Epafras, Tíquico, Onésimo, Aristarco, Marcos e Jesus [chamado Justo]. Confira Colossenses 4:7-18.

[3] In: BOUNDS, E. M. Poder através da oração. Ed. Batista Regular.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...