“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Provérbios 31:10

O dicionário nos dá a seguinte definição sobre a palavra “retrato”: “Representação de uma pessoa pela pintura, desenho ou fotografia, descrição”. Ao criar Eva, para ser a companheira de Adão, Deus a fez também “... sua imagem e semelhança”.

Eva possuía quase todos os predicativos necessários para ser um modelo perfeito para as mulheres cristãs de hoje. Por que quase? Porque Deus a criara para ser um ente responsável, com sabedoria suficiente para fazer uma sábia escolha; para discernir entre o certo e o errado.Porém, ela se afastou das decisões concernentes á sua vida. Ela deixou que o desejo e a curiosidade de conhecer além do que era necessário saber dominassem sua mente, seu coração e seus atos. Eva permitiu que uma influência estranha atuasse em sua vida, fazendo-a desejar ter a mesma sabedoria do seu criador.

A queda veio. A confiança de Deus para Sua criação foi violada e a sabedoria que Eva tanto desejava e buscava se manifestou não de maneira que ela esperava. Eva descobriu que estava nua. Descobriu também que desobedecera aos conselhos de Deus e que agora pagaria um preço alto pela sua desobediência. O modelo de perfeição havia se partido.

A mulher continuou sua trajetória pela face da terra, carregando em seus ombros o peso de não ser mais perfeita. Séculos mais tarde, Deus mostra novamente, por meio de uma mulher, o modelo não perfeito, pois este havia se perdido lá no Éden, mas que se aproxima daquele exigido por Deus, para ser o retrato da mulher cristã do passado e também do presente século.

A Palavra de Deus nos fala com muita precisão deste retrato falado. Por meio das suas narrativas, nós podemos quase que esboçar, poderíamos assim dizer, mediante pinceladas, o físico, a personalidade e os sentimentos da modelo. E ao contemplar a obra terminada, temos certeza de que temos diante de nós o retrato de uma mulher cristã.

Como vamos esboçar este retrato? Não temos cavalete, nem paleta, tampouco os pincéis e as tintas, nem lápis ou computador, mas vamos imaginar que estamos pintando neste painel este retrato falado.

A primeira pincelada será feita com a palavra HUMILDE. A mulher descrita pela Bíblia era descendente de uma linhagem nobre, com grande poder de decisão sobre a nação de Israel, mas apesar desta condição de nobreza morava numa pequenina aldeia.

A segunda pincelada. Este toque será com a expressão TEMENTE A DEUS. Ela era firme em sua crença no Deus Todo-Poderoso, que dominava sua vida e a quem aprenderia a amar desde criança. Ela o amava com toda a sua alma, com todas as suas forças, e demonstrava esse amor por meio das ações do seu testemunho.

A terceira pincelada. Vocês já estão começando a ver o esboço do retrato? Não? Então vamos dar uma pincelada, desta vez com a palavra LABORIOSA. Ela ajudava sua mãe nas tarefas domésticas, amassando e assando os pães, preparando o almoço para sua família, apesar da pouca idade, ou quem sabe tecendo o pano das roupas que os seus familiares usavam, na sua rústica roça.

A quarta pincelada dada neste retrato será com a palavra SUBMISSA. Com aproximadamente 15 anos, ela já era considerada adulta, como as demais meninas de sua época no meio da cultura do seu povo, a nação de Israel. Mas, mesmo com pouca idade, aceitou com toda a submissão a enorme responsabilidade que Deus estava colocando sobre sua pessoa. Não sabemos se freqüentou a escola dos rabinos, pois isto era privilégio quase exclusivo dos meninos, mas sabemos que se interessava pela história dos judeus. Conhecia muito bem todos os acontecimentos do passado, seus profetas, seus escritos e suas orientações. Seus pais haviam tido o cuidado de ensinar e preservar os fatos importantes da sua gente. Ela demonstrava familiaridade com os acontecimentos que mantivera seu povo mais perto do Deus único e verdadeiro durante os séculos.

A quinta pincelada. O esboço está ficando mais nítido para vocês? Creio que sim! Vamos acrescentar mais um pouco de cor a este retrato com a palavra AMOROSA. O modelo que estamos imaginando viajou aproximadamente 120 km para o sul da Judéia, para um encontro muito importante. Uma pessoa, muito querida para ela, estava vivendo um lindo momento na vida. E ela queria compartilhar com esta pessoa especial este momento de felicidade.

A sexta pincelada. Já descobriram de que estamos falando? De quem é este esboço? Ainda não? Então vamos retocar um pouco mais aqui, escurecer ali e acrescentar outro traço desta personalidade tão importante. Desta vez a palavra é CONFIANTE. Era jovem, mas a sua confiança no Deus que ela conhecia muito bem era grande. Ela sabia que o seu Deus responderia no momento certo. Acertaria todos os detalhes e esclareceria os questionários e calaria com Sua sabedoria as vozes que porventura se levantassem contra ela. Ela colocou sobre o senhor toda a sua ansiedade e aguardou pacientemente os acontecimentos. Não descobriram ainda quem é esta grande mulher de que estamos fazendo o retrato falado?

A sétima pincelada. Então vamos dar mais uma cor para ser colocada neste retrato que estamos montando. Certamente com estas palavras vocês reconhecerão o modelo que o senhor Deus nos mostra por meio da Sua Palavra. PRUDENTE é a sétima qualidade desta extraordinária serva do Senhor. Ela demonstrou uma grande sabedoria à vista de todos os acontecimentos que dominaram sua vida a partir do momento que ouviu a voz de Deus.

Participando do projeto de Deus para o mundo, ela vai para uma pequenina cidade e lá ocorre o maior acontecimento da história da humanidade. Ouvindo a voz do Senhor, ela vai para longe de sua terra, preservando assim a vida do seu ente querido. Prudente como toda mãe, acompanha seu filho numa longa viajem. Primeiro, levando-o no colo quando neném; depois, quando ele já era um adolescente. E a Bíblia diz o seguinte sobre ela: “...guardava todas as coisas no seu coração”.

Descobriram de quem estamos falando? Sim, estamos falando de Maria, a mãe de Jesus! Aquela que se tornaria protetora da sua juventude, para que ele comesse na hora certa, descansasse e tivesse o abrigo necessário durante sua vida na terra.

Muitas vezes deixamos de mencionar o nome de Maria, porque sentimos constrangimento ou porque este nome é quase um tabu. Nós nos espelhamos na vida de outras grandes mulheres e simplesmente olhamos para Maria e vemos “somente” a mãe de nosso Salvador. Porém, existe muito mais nesta vida para ser observada e analisada. Essa maravilhosa mulher “achou graça diante de Deus”. A maior glória a que uma jovem judia podia aspirar era o privilegio de ser a mãe do Messias.

Desde Eva, todas as mulheres esperavam por este momento glorioso. Elas se casavam e aguardavam um ano para a consumação do casamento, esperando que a profecia se cumprisse. Maria foi a escolhida por Deus. Ela passou por um exame minucioso e grandioso, e foi aprovada. Possuía todas as qualidades necessárias para ser a mãe de Jesus. Era humilde, temente a Deus, laboriosa, submissa, amorosa, confiante, prudente e muito mais poderíamos continuar falando sobre ela.

Todavia, temos ainda mais uma cor para terminar este retrato. A palavra CORAJOSA. Maria aceitou ser mãe do Messias numa situação bastante difícil para sua época. Sua gravidez era diferente das demais. Maria acompanhou o ministério do filho, sofrendo com as injustiças e críticas que eram feitas a Ele. Maria fez a caminhada mais difícil para qualquer ser humano: acompanhou a agonia e morte de seu filho querido. Esta magnífica mulher seguiu seu filho até a cruz.Aos pés da cruz, ela demonstrou uma imensa coragem. Ela o viu sofrer. Ela o viu ser escarnecido, mas permaneceu firme até a consumação.

Maria foi um exemplo para todas as mulheres cristãs de sua época e continua sendo para as mulheres de hoje. Com esta pincelada terminamos o nosso retrato falado da mulher cristã. A mulher cristã deve possuir todas estas qualidades, para ser uma benção na sua igreja, realizando o trabalho que Deus coloca em suas mãos; no lar, preservando na mente e no coração dos filhos o ensino da Santa Palavra; no trabalho, pregando com seu testemunho a diferença que Cristo faz na sua vida; na comunidade, prestando seu serviço no momento certo e preciso; e no mundo, com sua participação em todas as áreas da denominação, levando a Palavra de Deus aqueles que necessitam de salvação.

Que Deus abençoe todas vocês.