ATENÇÃO PASTORES, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS, DIACONISAS, PRESIDENTES E LÍDERES DAS IGREJAS BATISTAS DO SÉTIMO DIA NO BRASIL!

Desejamos que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo sejam multiplicadas a todos os amados!

É do conhecimento de todos a crise — pandemia do coronavírus — que se abate sobre o mundo e a nossa pátria amada. Desde o início das notícias, este Conselho de Administração da CBSDB — Diretoria e Departamentos — vem assumindo uma posição espiritual equilibrada, vale dizer, com o timbre da sensatez e da prudência.

Sabemos que há pastores e irmãos que pensam diferentemente de nós e, além disso, buscam nos desqualificar como sendo desprovidos de fé. Conquanto os respeitemos, reafirmamos aqui nosso senso de responsabilidade para com todos os irmãos e para com a sociedade na qual a Igreja — nas mais diferentes cidades e rincões — está inserida.

Somos uma Igreja que crê e prega a breve Volta de Jesus. Mas não somos daqueles que demarcam data para esse tão glorioso evento! Por essa razão, a Direção Geral dessa Igreja não sairá afirmando que aí esteja a vingança de Deus sobre o mundo ímpio. Aliás, desautorizamos o oportunismo de tal viés interpretativo das Escrituras. Lembrem-se sempre que esses males atingem os ímpios, mas também os fiéis de Deus. Em tudo há de prevalecer sempre a soberana vontade do Senhor. E, humildemente, reconhecemos não entendê-la.

Nesse cenário, informamos que o Conselho de Administração da CBSDB, em reunião (virtual) conjunta de emergência, no sábado 21/3/2020, às 17h00, deliberou e tomou a seguinte decisão:

1 – Suspender todos os eventos públicos presenciais da Diretoria e/ou de seus Departamentos (v.g. Concílio de Obreiros, Encontro da Federação de Mulheres, Encontro da Federação de Jovens e Encontros de Casais).

2 – Suspender por 30 (trinta) dias as reuniões (Cultos de adoração, evangelístico e de celebração — seja de Santa Ceia, dedicação de crianças, inauguração de templo, ordenação de Pastores, Presbíteros, Diáconos e Diaconisas; Escola Bíblica Sabatina; e afins) nos templos e nas salas e salões alugados para tal finalidade em todo o território nacional.

3 – Estabelecer um jejum nacional por 30 dias, a começar em 1º de abril, por todas as Igrejas Batistas do Sétimo Dia no país, de modo que, pelo menos uma Igreja se responsabilize pelo jejum naquele dia da semana, devendo cada Pastor desafiar e incentivar sua Igreja nessa missão. O mote será 2 Crônicas 7:13-14. (A lista das igrejas com a devida escala seguirá nos próximos dias). 

4 – Criar cultos “on line” para as 4ª feiras, sábados e domingos, de modo que em todo território nacional, cada um estando em sua casa, possa participar do serviço de adoração. (Este Ministério está sob a responsabilidade do Pastor Neri e esposa).

5 – Criar, em idêntica situação ao item acima, um canal para acompanhar o estudo da Escola Bíblica Sabatina “on line” em todo o território nacional. (Este ministério fica cargo do Pastor Jarbas e esposa).

6 – Criar um “Gabinete de Crise”, formado pelos seguintes irmãos: (i) Pastor André G. Ferreira, (ii) Professor Fabrício Lovato, (iii) Irmã Fernanda W. Leite, (iv) Irmã Simone A. Felipe, (v) Presb. Amaury Moitinho e (vi) Pastor Renato Negri Jr. Esta equipe tem a responsabilidade de acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e discutir com o Presidente da CBSDB — membro natural que a presidirá — suas conclusões. Essas serão repassadas para toda a Igreja de forma segura e abalizada. Outrossim, qualquer informação oficial sobre o coronavírus (COVID-19) e a IBSD só pode partir desse Gabinete. Com isso, evitamos informações inverídicas e sensacionalistas.

Anote-se que a suspensão das atividades presenciais perdurará por 30 (trinta) dias, inicialmente, e, após isso, teremos nova reunião para avaliar seu término ou sua prorrogação, conforme seja o caso.

Estamos convictos de que toda essa crise solidificará nossa comunhão com o Pai Celestial e uns com os outros. O texto-chave escolhido para essa difícil fase da Igreja é 2 Crônicas 7:13-14. Deus nos abençoe!

  "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.    

2 Crônicas 7:13-14

De São Paulo para Curitiba, 22 de março de 2020.

 

Bernardino de Vargas Sobrinho

Pastor Geral Presidente da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira

Artigos Relacionados

Comprometimento com a sociedade
  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos c&...
Comprometimento com a sociedade, terça-feira
  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;...
Sobre o fechamento momentâneo de alguns templos Sobre o fechamento momentâneo de alguns templos
 A pessoa sensata vê o perigo e se esconde, mas a insensata vai em frente e acaba mal.     Provérbios 27:12 1. Não seria falta de fé fechar a...
Orientações às Igrejas Batistas do Sétimo Dia sobre o Coronavírus Orientações às Igrejas Batistas do Sétimo Dia sobre o Coronavírus
Queridos Batistas do Sétimo Dia,  Gostaríamos de reservar um momento para abordar a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e sobre como deveria ser a...