Igreja no Mundo

Não temos instalações para resgatar todos os órfãos devido a doenças, desastres, contratempos e distúrbios civis, mas podemos ajudar a resgatar alguns.  A Sociedade Missionária continua sua parceria com conferências ao redor do mundo para ministrar àqueles que não têm para onde ir. Mais recentemente, a liderança BSD de Burundi conseguiu localizar uma família para acolher um grupo de irmãos que perderam a mãe viúva devido a um acidente. Ela era vizinha de seu secretário geral e membro da congregação BSD de Bujumbura. A Sociedade se comprometeu com um ano de apoio para ajudar essas crianças a se instalarem em sua nova casa. Suas doações continuam ajudando a tornar histórias de resgate como essas possíveis para nossos irmãos e irmãs em outros países.

Após o sucesso com o programa TIME na Zâmbia (Treinamento Ministerial por Extensão), a Sociedade Missionária tem estado em parceria com a Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira para trazer uma série similar de seminários de treinamento para a liderança BSD em Moçambique. Os brasileiros são a escolha natural para liderar este projeto e fornecer os treinadores porque a língua oficial de Moçambique é o português como no Brasil. É muito emocionante vê-los novamente assumindo um papel de liderança no trabalho do ministério da missão internacional.

Os parceiros de oração são convidados a orar novamente pelos BSDs no sul do Malawi. Eles estão sendo afetados por inundações mais severas.

Diante da ameaça de fechamento de 34 dos seus 35 edifícios da igreja em Ruanda, nossos irmãos e irmãs pediram ajuda para cumprir os padrões que seu governo impôs para usar suas instalações. Desde então, juntos os ajudamos a reabrir ou manter abertas 13 de suas instalações.

Por causa do seu apoio, o projeto de motocicletas em Serra Leoa está no meio do caminho - a Sociedade Missionária, no início deste ano, solicitou seu apoio para levar duas (2) novas motocicletas aos pastores/líderes dos BSD em Serra Leoa. Uma motocicleta está agora nas mãos de seus líderes e os relatórios são de que a primeira motocicleta está fazendo uma diferença significativa no ministério.

Alunos de diferentes nacionalidades

Nos últimos 20 anos, o número de estudantes universitários dos EUA provenientes de países não alcançados ou sub-alcançados quase dobrou para mais de um milhão. Muitas vezes, os Batistas do Sétimo Dia parecem encorajar seus jovens a irem às faculdades cristãs para “proteger” suas crenças, em vez de encorajar suas escolhas educacionais como oportunidades de evangelismo.

Igrejas no Burundi sem telhado

A Conferência BSD do Burundi solicitou a seus irmãos e irmãs internacionais que façam parcerias com eles para reparar e expandir outros locais de reunião. Eles concluíram as paredes e pediram nossa ajuda na compra de coberturas metálicas para seu novo prédio na vila de Ruhagarika. Como em Ruanda, várias de suas casas de reunião estão sob risco de fechamento ou destruição devido aos padrões do governo, por isso estamos trabalhando com eles para obter o máximo que pudermos em condições aceitáveis ​​para alcançar essas comunidades.

Diferenças Culturais e Adoração Batista do Sétimo Dia

Você pode experimentar uma grande variedade de estilos de adoração devido às preferências regionais ou à importação de cultura de outros países, se visitar algumas das diferentes congregações Batistas do Sétimo Dia nos EUA e no Canadá. Sendo um ocidental, eu era um pouco ingênuo quanto à variedade de culturas também a serem descobertas no continente africano. Muitas pessoas, até mesmo alguns africanos, presumem que a maioria desse continente tem práticas e preferências culturais semelhantes. Logo descobri que também pode haver uma grande variação, dependendo da herança regional e de como ela foi influenciada pela colonização européia ou pela imigração de outras nações.

No entanto, geralmente quando estou visitando grupos que estão em uma região geral e compartilham algumas heranças históricas e conexões linguísticas, eles tendem a ter mais semelhanças em suas práticas e estilos de adoração. É por isso que achei as variações particularmente interessantes na minha visita de junho à África neste ano.

Eu estava deixando o último dos nossos conhecidos países de língua francesa na África para visitar com Bill Shobe, pastor da Igreja BSD de Dodge Center em Minnesota. Muitos anos atrás, Bill estudou francês e passou algum tempo em Paris, onde ele experimentou um encontro transformador de vida com Cristo, que alterou seu destino. Bill milagrosamente reteve sua capacidade de falar francês sem prática regular e estava animado com a oportunidade de colocar esse talento em uso, acompanhando-me a Ruanda, Costa do Marfim e República Democrática do Congo (RDC).

 

Esses países não são muito distantes em relação à Linha do Equador e todos são influenciados pela colonização européia e usam o francês como língua oficial. Tendo estado em Ruanda em uma viagem anterior, eu previa corretamente que nossas congregações logo além da fronteira na RDC eram bastante formais em sua expressão de adoração. Os líderes usam trajes ocidentais e se ajoelham para orar nos cultos e em ambientes domésticos. Eles tendem a ter um culto exuberante, mas ordenado, com um cronograma. E grande parte de sua música é traduzida de hinos tradicionais ocidentais ou europeus, cantados à capela ou acompanhados de instrumentos simples.

Quando fomos visitar Kinshasa, no oeste da RDC, eu esperava experimentar uma cultura paroquial semelhante, mas descobri que eles eram um pouco mais entusiasmados em seus cultos. Eles adotaram grandes chapéus para as mulheres e levantavam a mão durante o tempo da música de louvor. As músicas eram geralmente em idioma local ou refrões modernos traduzidos em francês. O acompanhamento era realizado por assobios de várias mulheres, pandeiros, teclados e até mesmo uma guitarra elétrica.

Depois disso, você esperaria que a parada final em Abidjan, Costa do Marfim, fosse algo como um ou outro ou em algum lugar no meio. Na verdade, para mim, eles estavam em uma categoria separada. Sua adoração centrou-se em adaptar a dança tribal ou tradicional da África Ocidental a números de louvor coreografados, dança congregacional de forma livre e dramatizações de histórias da Bíblia ou esquetes modernos para ilustrar os princípios bíblicos.

Individualmente e juntos, estes foram belos exemplos para mim de seguidores de Cristo que adoravam a Deus de maneira significativa para eles. Se eu filmasse e mostrasse a cada um como os outros estavam adorando, eles provavelmente teriam perguntado: “Esses são africanos?!?” Ao que eu teria dito: “Sim, mas mais importante, esses são cristãos.”

“Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos.” Salmos 67:5

Traduzido por Fabricio Luís Lovato a partir de Tribal Dance and SDB Worship.