Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

Toquem a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;

INTRODUÇÃO

   Poderíamos dizer que a mensagem do profeta Joel é para os nossos dias. Sua profecia é uma mensagem que contém ultimatos e promessas divinas. Sua mensagem não é apenas uma descrição de acontecimentos passados, mas nos reporta a analisar nossa vida espiritual hoje e as consequências futuras. Como alguém que presenciava o sofrimento do povo e o pesar de Deus, Joel fala da pior de todas as enfermidades que atingem a sociedade, “o pecado”. Pessoas e nações consumidas em suas perversidades atraem consequências inevitáveis. O juízo do Senhor sobre o pecado afasta as bênçãos materiais e espirituais, sejam elas temporais ou eternas. A mensagem que estudaremos hoje é atual, perturbadora e desesperadamente necessária.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

VIDA E CONTEXTO HISTÓRICO

   Pouco ou nada se sabe sobre o profeta Joel e seu tempo. As poucas informações que temos vêm de alguns trechos de seu livro. Foi profeta em Judá e seu pai se chamava Petuel (1.1). Essas são as informações que sabemos de sua vida pessoal. Nenhum rei é mencionado em seu livro, e isto dificulta a contextualização histórica. Entretanto, há concordância quase universal entre as datas do séc. 9 e séc. 4 a.C25. Sendo assim, o livro pode ser posto entre os primeiros ou últimos livros dos profetas. O nome do profeta é citado apenas duas vezes na Bíblia (Joel 1:1; Atos dos Apóstolos 2:16). A mensagem em torno de seu nome (Joel, “O Senhor é Deus”), representa em muito o seu chamado profético. Numa época onde o povo estava sofrendo com sucessivos ataques e perdas, a exaltação ao único e soberano Deus era necessária. Só o Senhor poderia mudar a realidade, trazer o alívio para as almas sedentas, cancelar o juízo iminente. Sua familiaridade com os aspectos do templo, do sacerdócio e dos sacrifícios nos dão uma direção de que ele pertencia à classe sacerdotal.

 

   É importante o significado do nome Joel (o Senhor é Deus), pois o senhorio de Deus é invocado em todo seu livro. Em uma sociedade onde a fé tem sido diluída esse “lembrete” permanece muito atual, há “um só Senhor”, a quem, de fato devemos obediência irrestrita.

 

O PESO DA MÃO DE DEUS

   Hoje em dia muito se prega sobre a misericórdia e o amor de Deus e isso é bíblico. Porém, precisamos também pregar sobre o juízo de Deus que mostra o Seu amor unido à Sua justiça. O livro do profeta Joel começa com os acontecimentos que a terra de Judá sofreu, “uma praga de gafanhotos e uma seca rigorosa”. As pragas que vieram sobre o povo de Deus trouxeram consequências avassaladoras. Se Deuteronômio 28 fala sobre a benção decorrente da obediência, e aqui vemos um povo sofrendo, podemos entender que Deus estava muito irado com eles. O peso do juízo divino era real, não apenas para o povo, mas toda a natureza e o sistema religioso:

  1. Os sacerdotes e o templo: Decorrente da praga de gafanhotos, todo o sistema de oferta e sacrifício estava abalado (Joel 1:9). As pessoas não tinham o que comer, não tinham para trazer ao templo (Joel 1:11) Os sacerdotes que viviam de uma parte dessas ofertas também sofriam com suas famílias.
  2. O campo e o gado: A descrição de Joel sobre a devastadora imagem da assolação dos gafanhotos nos dá uma ideiade como ficaram os campos (Joel 1:4). Sem pasto os animais pereciam. A vegetação que sobrou era destruída pela seca, e o fogo fazia a festa. A natureza não tinha força suficiente para reestabelecer a ordem natural (Joel 1:16-19). O que precisa ficar bem claro aqui? Não foi um acontecimento natural, e sim a vara disciplinadora de Deus. Por isso, o Espírito Santo levou o profeta a registrar esses acontecimentos.

   Recentemente passamos por algo parecido, com a COVID 19, o mundo parou. Independente do poder aquisitivo dasfamílias, ou país que pertenciam, essa doença chegou sem avisar e fez o mundo entender que a qualquer momento tudo poderia acabar. Ficamos trancados dentro das nossas casas com medo de algo invisível e mortal. As nações tiveram que gastar suas reservas para tentar controlar o caos na saúde. O problema financeiro atingiu algumas igrejas. Sem poder trabalhar e receber, as pessoas não conseguiam devolver o dízimo e levar suas ofertas. A vontade permissiva de Deus sobre os acontecimentos no passar dos anos tem um único propósito, nosso despertamento e arrependimento. O profeta Amós enfatiza que o Dia do Senhor é um dia de terror... “Ai dos que desejam o Dia do Senhor! Para que vocês desejam o Dia do Senhor? Será um dia de trevas e não de luz” (Amós 5:18). Todos os dias temos que lutar contra o pecado e isso não é fácil e nem bom, dói e machuca. É necessário muita oração, jejum e estudo da Palavra.

   A misericórdia e a justiça de Deus são igualmente necessárias. A Igreja deve proclamar que em amor e graça Jesus salva os pecadores, mas que Seu juízo cairá sobre aqueles que permanecem rebeldes aos apelos da mensagem de arrependimento.

 

TOQUEM A TROMBETA E DEEM O ALARME

   O mesmo profeta que nos alerta sobre o grande e terrível dia do Senhor, também fala sobre o amor e a misericórdia de Deus. A Igreja precisa ser lembrada por suas lideranças que “a Graça e a Justiça de Deus” andam de mãos dadas. E que um dia o Juízo do Senhor virá sobre toda a terra, sendo assim, não dá para brincar de vida cristã, é necessário viver aquilo que se prega. Se considerarmos a praga dos gafanhotos como um julgamento e aviso, então a sua libertação vem pelo arrependimento... “convertam-se a mim de todo o coração; com jejuns, com choro e com pranto” (Joel 2:12). Por mais que exista uma grande discussão teológica sobre a mensagem do profeta Joel, se ela é literal, alegórica ou apocalíptica, a questão principal está ligada ao grande e terrível dia, e que a única maneira de escapar dele é alcançando a misericórdia de Deus.

 

   Através da mensagem do profeta Joel, o Senhor comunica a necessidade de um despertar espiritual. A desobediênciatrouxe o castigo, mas o arrependimento unido à conversão traz restituição.

 

NÃO SACRALIZE EXCESSIVAMENTE O SISTEMA E AS ESTRUTURAS

   Vivemos um tempo de sacralização do templo, dos utensílios e do ritualismo. Jesus nos livrou de tudo isto, porém a Igreja tenta voltar aos rudimentos antigos. Deveríamos ir até as pessoas, porém esperamos elas virem até nós. Na época de Jesus as pessoas com algumas doenças (por exemplo, lepra) não podiam entrar no templo. Na sua igreja, você quer só as pessoas sãs, ou os doentes podem vir para serem curados? Observe a resposta do Mestre aos discípulos de João Batista... os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho(Lucas 7:22). Se a igreja que você congrega não estiver disposta a receber e ajudar as pessoas, ela pode ser chamada de clube e não de ‘a casa de Deus’. O ministério de Jesus não foi dentro de quatro paredes, foi nas ruas, nas vilas, onde o povo estava. []. Por que temos falhado em nossa missão? Talvez você esteja se perguntando: O que isso tem a ver com a profecia de Joel? Eu lhe respondo: Tudo! Esfriamento espiritual ocorre quando não há uma busca intensa pelo Senhor, não há leitura da Palavra de Deus e pouca oração. [] Mas sobre a sua Igreja Jesus diz: Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocêsPodemos resumir então que o fato de o mundanismo estar entrando na igreja é reflexo de uma vida cristã superficial. O profeta Joel falou para o povo de Judá, algo que é urgente para a Igreja de Jesus no Brasil e no mundo: Lamentem, assim como a virgem, vestida de roupa feita de pano de saco, lamenta a morte do seu noivo” (Joel 1:8). Chegamos ao ponto em que a Igreja precisa voltar a ser cristocêntrica. Para que isto aconteça precisamos continuar pregar a mesma mensagem:   Joel diz para rasgarem o coração e não as roupas (Joel 2:13): O arrependimento verdadeiro é interno e depois esterno. Ele muda o nosso caráter e as nossas atitudes.   João Batista pregando no deserto da Judéia falou (Mt 3:1-2): “Arrependam-se, pois o Reino de Deus está próximo”. Sua mensagem consistia no batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.   Jesus foi habitar nas terras de Cafarnaum e iniciou a Sua pregação com a seguinte mensagem (Mateus 4:13-17): “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.   Pedro também respondeu aos seus ouvintes (Atos dos Apóstolos 2:38): “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo”.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

 

   Se a igreja que você congrega não estiver disposta a receber e ajudar as pessoas, ela pode ser chamada de clube enão de ‘a casa de Deus’.

SANTO ESPÍRITO NÃO NOS ABANDONE, NOS AJUDE!

   Quando foi a última vez que você orou a Deus pedindo o derramamento do Espírito Santo sobre a sua igreja? O Espírito Santo é necessário para sua vida espiritual. Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar (Atos dos Apóstolos 2:39). A Igreja primitiva, ou a Igreja do primeiro século, não teria resistido aos ataques sem derramamento do Espírito Santo. A profecia de Joel se cumpre no pentecostes (Atos dos Apóstolos 2:4). É interessante lembrar que o número de pessoas convivendo com os apóstolos era de aproximadamente 120 (Atos dos Apóstolos 1:15). Pedro e os demais apóstolos levantaram-se proclamando o Evangelho (Atos dos Apóstolos 2:14). Os homens carnais não conseguiram entender os acontecimentos. Os discípulos que formavam a igreja, homens e mulheres que se reuniam para orar, jejuar e dividir tudo que tinham em comum. Depois da pregação de Pedro, muitos creram e foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas(Atos dos Apóstolos 2:41). Eo Espírito Santo continuou usando os apóstolos na pregação do Evangelho. Atos dos Apóstolos 4 fala da perseguição externa, saduceus e doutores da lei tentando calar a Igreja. Mas a Igreja não se calava, agora jovens, mulheres e idosos estavam cheios do Espírito e buscavam incessantemente a Deus.

 

   O Espírito Santo é quem conduz a Igreja em segurança, dando a ela coragem e poder para proclamar o Evangelho.Sem Ele a Igreja perde sua força e sua mensagem se torna ineficaz.

 

CONCLUSÃO

   A última palavra para as nações sempre virá de Deus. Juntamente com Seu juízo vem a graça e a misericórdia para aqueles que se arrependem. Igreja do Senhor, não vamos esperar que o peso da mão de Deus venha sobre nós trazendo Seu juízo. Vamos nos arrepender hoje, vamos clamar pelo perdão de Deus. Assim diz o Senhor: Convertam-se a mim de todo o coração; com jejuns, com choro e com pranto (Joel 2:12).

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Qual o significado e a mensagem em torno do nome do profeta Joel?R.

2. Os acontecimentos negativos que a terra de Judá sofreu, trouxeram problemas para dentro do sistema religioso da época. Quais?R.

3. Qual o problema em sacralizar excessivamente o templo, os objetos e o ritualismo?R.

4. Qual foi a mensagem repetida várias vezes pelo profeta Joel, depois por João Batista, Jesus e Pedro?R.

5. Você precisa pedir perdão de algo hoje? Arrependa-se e converta-se para receber o dom de Deus.R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...