Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

INTRODUÇÃO

    É na Palavra de Deus que encontramos a verdadeira fonte da sabedoria para o casal fortalecer o casamento, para os pais educarem seus filhos, para os homens serem dignos de suas famílias, para as mulheres serem sábias enquanto esposas e mães, e para os filhos terem um bom relacionamento com seus pais. Desde que instituiu a família, Deus a protegeu com instruções e orientações preciosas em sua Palavra. O Salmo 128 faz menção clara ao marido, à esposa, aos filhos e até mesmo aos netos, quando fala dos filhos dos seus filhos”(v. 6).    No relacionamento com Cristo, homem e mulher são iguais (Gálatas 3:28). Na vida conjugal e familiar, no entanto, é preciso olhar para o que a Bíblia ensina sobre os papéis e deveres do marido, da esposa, dos filhos e dos pais. Nesta lição veremos um pouco do que a Palavra de Deus fala sobre a família.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O HOMEM QUE TEME AO SENHOR – O PAPEL DO HOMEM

    Por duas vezes o Salmista expressa uma preciosa verdade quanto ao papel do homem em seu lar: Como é feliz quem teme ao Senhor... (v. 1). E:Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!(v. 4).    Encontrar uma boa esposa não é tarefa fácil. Em Provérbios lemos que uma esposa que vem de Deus, muito excede o valor de finas jóias” (Provérbios 31:10). E, quando a encontrar, como tratá-la? Cabe ao homem cuidar de sua videira frutífera, a esposa que Deus lhe deu. Uma videira só dará frutos se houver cuidado diligente por parte do viticultor (Salmos 128:3). Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, em sua primeira carta, orienta os homens a viverem a vida no lar com discernimento, tratando a mulher com dignidade, como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7).    Não podemos negar que a liderança do lar foi entregue ao homem (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:23). E, quando contemplamos uma família onde esse papel não é exercido pelo homem, vemos sérios problemas acontecerem: há uma falta de referência, base e estrutura, os filhos tornam-se inseguros e o resultado é o que ouvimos no dito popular: “todo mundo manda e ninguém obedece”. Portanto, cabe sim ao marido assumir a liderança da família.    Infelizmente, no que se refere à liderança, muitas famílias estão vivendo longe do propósito de Deus por alguns motivos: o marido é o cabeça, mas sua liderança não está baseada naquilo que a Bíblia de fato ensina; a mulher lidera a família por não obedecer às orientações bíblicas que lhe cabem; a mulher lidera porque o marido não assume esse papel e alguém precisa fazê-lo; e não podemos esquecer-nos de pincelar os casos onde, catastroficamente, os filhos lideram a casa.    Não estamos falando de uma liderança ditatorial, tratando a esposa com ares de superioridade, mas, sim, uma liderança pautada no exemplo de Cristo: Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água (Efésios 5:25 e 26). Infelizmente, muitos maridos só lembram-se da liderança e esquecem-se do amor.    O que Deus espera do marido é que esteja apto a dirigir sabiamente sua família (Efésios 6:4), cuidar da esposa e dos filhos, suprindo suas necessidades, e amar a esposa com o mesmo amor com que Cristo amou a Igreja. Não será difícil para a mulher exercer a submissão ao marido que a liderar com amor, respeito, perdão e abnegação, a exemplo do Mestre Jesus e em obediência a Palavra de Deus. Assim deve ser o homem que teme ao Senhor e anda em Seus caminhos.

 

    A liderança do lar foi entregue ao homem, mas ele deve liderar segundo o exemplo de Cristo, sua liderança segue princípios bíblicos e é baseada no amor incondicional.

 

UMA VIDEIRA FRUTÍFERA – O PAPEL DA MULHER

    Em uma linguagem metafórica, o salmista disse para o chefe do lar que sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera em... (Salmos 128:3a). Um homem que teme a Deus terá como recompensa uma esposa que lhe dará muitas alegrias. Quando o salmista usou a figura de uma “videira” desejou transmitir essas verdades.    A Palavra de Deus é tão clara, tão prudente e tão perfeita, mas, infelizmente, tão pouco lida e obedecida. Conforme ensina o apóstolo Paulo, a esposa deve sim submeter-se ao seu marido (Efésios 5:22-24; 1 Coríntios 11:3). Isso não significa que, aos olhos de Deus, o marido seja superior à mulher, pois se assim fosse, quando Paulo disse que o cabeça de Cristo é Deus, estaria dizendo que Deus é superior a Cristo, quando o próprio Jesus diz: Eu e o Pai somos um (João 10:30). Essas passagens dizem respeito aos papéis no relacionamento de marido e mulher. Ao submeter-se ao seu marido, a esposa deve fazê-lo como um ato de obediência primeiramente a Deus. A autoridade ao esposo foi delegada por Deus, a quem devemos amar acima de tudo (Deuteronômio 6:5; Mateus 22:37), e quando o marido não for convertido, a Bíblia ensina a mulher a ganhar seu esposo por meio do seu procedimento, sem necessidade de dizer palavra alguma (1 Pedro 3:1).     O sentido da palavra submissão pode ser compreendido quando analisamos a sua composição: sub = debaixo, e missão = ato de enviar ou ser enviado. Homem e mulher foram enviados por Cristo para obedecer a Sua Palavra e propagar o Seu amor. Por intermédio da família, do exercício bíblico dos papéis, homem e mulher, juntos, têm a missão de anunciar o amor de Deus.     A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da mulher para com o marido. Entretanto, é importante entender o que não é submissão segundo a Bíblia. Submissão não é ser empregada doméstica, não é ser superdependente, não é viver em escravidão, não é se anular como pessoa. A mulher recebeu este lugar de submissão, não para ser inferiorizada, mas como honra e proteção31.    Em um casamento cristão saudável, haverá fortes elementos de mútua consulta e busca de sabedoria, e a maioria das decisões virá de um consenso entre marido e esposa. Não obstante, a atitude de submissão da esposa à autoridade de seu marido será refletida nas inúmeras palavras e ações a cada dia que refletem deferência à sua liderança e reconhecimento à sua responsabilidade pós-discussão, sempre que possível, para tomar decisões que afetam toda a família.    O que Deus espera da esposa é que ela seja uma intercessora incansável (1 Samuel 1:26-28); tenha o seu marido em maior estima, preferindo a sua companhia (Cantares de Salomão 2:3b), admirando-o (Cantares de Salomão 2:3a), respeitando-o (Efésios 5:22-24), concedendo-lhe alegrias (Cantares de Salomão 4:16).

 

    A submissão da esposa ao seu esposo jamais deve ser motivo para escravizá-la, mas é uma resposta ao seu amor e cuidado . Agindo assim a mulher glorificará a Deus e honrará ao seu marido, cumprindo seu papel.

 

BROTOS DE OLIVEIRA – FILHOS VALOROSOS E COMPANHEIROS

   Continuando, diz o salmista: ... seus filhos serão como rebentos de oliveira ao redor da sua mesa (Salmos 128:3b). O que o salmista quis dizer com essa comparação? Para compreender essa analogia, precisamos entender um pouco mais sobre a oliveira e seus frutos. Nós não estamos muito familiarizados com a oliveira, mas, no ambiente bíblico, nas montanhas da Galiléia, Judéia e Samaria, ela foi e ainda é uma das árvores mais importantes. Sua fonte de alimento, luz, higiene e cura não perdeu seu valor. Suas folhas sempre verdes e os seus muitos brotos na raiz de cada árvore a diferencia das demais árvores.   Várias passagens da Bíblia Sagrada nos ajudam a compreender o valor da oliveira, dos seus frutos e do óleo derivado deles (Êx 27:20; 30:24-25; Levíticos 24:2; 1 Reis 5:11). Também foi no Jardim do Getsêmani. Literalmente, o lugar da prensa de azeite que Jesus passou muito do seu tempo. (Lucas 22:39)33.    A analogia dos filhos sendo como rebentos da oliveira à roda da tua mesa significa que seus descendentes seriam abundantes, fortes e fiéis aos pais (cf. Efésios 6:1-3). Em quadros e fotos de famílias antigas, vemos seus integrantes costumeiramente em volta da mesa, desfrutando das refeições diárias. Que momento precioso do dia quando a família senta junto à mesa, sacia sua fome física, mas também nutre sua necessidade de atenção, de companheirismo, de conselhos e troca de ideias. É também esse o momento em que os pais podem conversar com seus filhos e saber o que está acontecendo com eles, por onde eles andam e o que estão fazendo.   Que as próximas gerações possam ver fotos assim, dos nossos dias. Que as fotos e quadros dos nossos dias não sejam apenas de famílias dispersas, tomando suas refeições em frente às telas (celulares, tablets, computadores…), um livro em uma das mãos e o prato na outra, ou mesmo alimentandose em pé, sem tomar sequer o tempo de se assentar.

 

   Os filhos são herança do Senhor, cabe aos pais prover tudo o que for necessário para crescerem saudáveis e seguros. Mas a falta de disciplina poderá conduzi-los por caminhos que trarão desgosto ao invés de alegria.

 

O PAPEL DOS PAIS

   Deus escreveu um livro sobre como criar filhos. Esse livro chama-se Bíblia. É na Palavra de Deus que encontramos as diretrizes para a educação dos filhos. O primeiro passo, para ser um bom pai e uma boa mãe, é nutrir seu próprio coração (Deuteronômio 6:6), alimentando-o diariamente com a Palavra e a presença de Deus, transmitindo sua fé aos filhos (2 Timóteo 3:15).    A melhor forma de ganhar o respeito dos filhos é o próprio exemplo (1 Timóteo 3:4). É muito importante ensinar os filhos usando a Palavra de Deus (Deuteronômio 6:4-9). Uma pergunta para o final de cada dia pode ajudar nessa tarefa: “Hoje, ensinei ao meu filho algo sobre a Palavra de Deus e o meu Salvador?”. Os pais também precisam dizer aos filhos o que é certo e errado, porque eles não têm a maturidade necessária para discernir sozinhos.    Os filhos são um presente maravilhoso de Deus (Sl 127:3). Eles merecem ser elogiados e encorajados a um comportamento cristão. Se a disciplina é necessária, muito mais ainda a generosidade nos elogios aos bons feitos e atos de obediência. E mesmo quando os filhos tomam caminhos contrários; o dever dos pais, a exemplo de Deus, é o amor incondicional (Lucas 15:11-32). O propósito da disciplina paterna é ajudar no crescimento dos filhos, não ferir nem desanimá-los. A paternidade não é fácil, requer muita paciência para formar os filhos em amor, de maneira que honre a Cristo. A frustração e a irritação não devem motivá-los a punir os filhos. Em troca, os pais devem atuar em amor, tratando a seus filhos como Cristo tratou às pessoas que amou. Isto é vital no desenvolvimento dos filhos e no conceito que tenham do Senhor.   Desfrutar do prazer e alegria que os filhos dão aos pais, nada mais é que a colheita da disciplina (Provérbios 29:17). Acima de tudo, porém, o pai e a mãe devem estar em constante oração, reconhecendo que com a ajuda de Deus é possível, sim, criar filhos valorosos e companheiros.

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

 

    Os pais devem levar muito a sério a missão de criarem seus filhos. Para isso Deus deixou um manual infalível, a Bíblia. Pais que não ensinam aos seus filhos os preceitos do Senhor estão falhando em cumprirem o papel por Ele designado.

 

FAMÍLIA – UMA BÊNÇÃO DE DEUS OFERECIDA AOS HOMENS

    Por fim, o salmista termina com o pedido de uma bênção sobre a família: Que o Senhor o abençoe desde Sião, para que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida, e veja os filhos dos seus filhos. Haja paz em Israel! (Salmos 128:5 e 6). O Salmos 68:6 nos diz que:Deus dá um lar aos solitários...”. Aos olhos de Deus, segundo as Escrituras, percebemos que Ele não somente abençoa a família, mas vê a própria família em si mesma, estruturada e solidificada sobre as instruções divinas, como uma bênção oferecida aos homens.   Que o Senhor seja o centro do lar! Pois “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmos 127:1). E, bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (Salmos 128:1).

CONCLUSÃO

   A condição para solidificar uma família feliz está no temor a Deus. Quando a Palavra de Deus rege nosso coração e nossa vida, a família será sempre uma experiência agradável e rica. Pai, mãe, esposo, esposa, filhos, tratem sua família como uma preciosa dádiva, um tesouro, um valioso presente de Deus e desfrutem da felicidade que Ele tem preparado para o seu lar.   Sua casa reflete os princípios bíblicos estabelecidos para família? Se não, você está disposto a começar as mudanças ainda hoje com a ajuda de Deus?

PERGUNTAS PARA ESTUDO EM CLASSE

1. O que o salmista quis dizer ao comparar a mulher com uma videira frutífera? (Salmos 128:3).R.

2. Como é a oliveira, seus frutos e o óleo dela extraído? O que isso tem a ver com os filhos como brotos de oliveira? (Sl 128:3).R.

3. Qual a recomendação de Paulo quanto às esposas? O que significa essa submissão e como ela deve ser praticada? (Ef 5:22-24).R.

4. Com relação aos maridos, qual é a ordem dada por Paulo? Que exemplo ele dá do tipo de amor que os maridos devem ter pela esposa? (Efésios 5:25-33).R.

5. Que tipo de liderança pode ser vista no seio das famílias em nossos dias? Quais são as consequências de uma liderança fora dos princípios Bíblicos? (1 Coríntios 11:3; Efésios 5:23).R.

6. Qual deve ser a postura dos filhos em relação a seus pais? Qual a promessa aos que assim se portarem? (Efésios 6:1-3).R.

7. No tocante aos pais, como estes devem educar seus filhos? Como os pais podem “provocar os filhos à ira”? Significa que os pais não devem impor limites e disciplinar seus filhos? Quais as consequências de filhos criados sem limites ou disciplina? (Efésios 6:4).R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...