“Além de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação com todas as igrejas” (2 Coríntios 11:28 NVI).
Amados irmãos e irmãs, graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas!
Por meio desta via de comunicação, temos o desejo de cientificar a Igreja sobre a criação de um “Calendário Anual Eclesiástico”, a ser implementado em todas as nossas Igrejas e Congregações no território nacional, com o apoio e suporte técnico da CBSDB — Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira, por meio de seus Departamentos.
Leia também alguns artigos relacionados:


Ressalte-se, por oportuno, que o mencionado “Calendário Eclesiástico Anual Batista do Sétimo Dia” já foi devidamente votado na primeira reunião administrativa conjunta oficial da atual gestão, realizada nos dias 16 e 17/02/2019, na Segunda IBSD em Curitiba.
Com a vênia da redundância, julgamos relevante enfatizar que a elaboração do Calendário Anual decorre de exaustivas reflexões, estudos e pesquisas em diferentes instituições eclesiásticas organizadas. Nada disso, contudo, tomaria corpo se não houvesse constante consulta ao Pai das luzes, por meio da oração e da meditação.
Em suma, o Corpo Diretivo da Igreja, após consciente e reflexiva discussão, houve por bem aprovar o Calendário Anual BSDB.
Eis, pois, um resumo da proposta levada pelo Presidente e aprovada pela Diretoria Geral e Conselho de Administração:
CALENDÁRIO ANUAL DA CBSDB – 2019
1. Janeiro
- Semana Mundial de Oração entre os dias 5 e 11.
- Sugere-se que as Igrejas providenciem uma programação especial comemorando o aniversário do lançamento da pedra fundamental da IBSD brasileira, ocorrido em 19/01/1913. Sugere-se, ainda, a realização de um jejum.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão ser coordenadas pelos seguintes ministérios: (i) Secretaria Geral da CBSDB, (ii) Departamento de História e (iii) Departamento Ministerial.
2. Fevereiro/março
Considerando-se que, via de regra, em fevereiro ocorre o Carnaval, às vezes, em março (como é caso deste ano de 2019), recomendamos que os ministrantes locais (Pastores, Presbíteros, Diáconos, Diaconisas e demais lideranças) estimulem a realização de Retiros e Acampamentos de jovens, extensível a toda a Igreja.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão ser coordenadas pelos seguintes ministérios: (i) Federação de Jovens, (ii) Departamento de Adolescentes e (iii) Federação de Mulheres.
3. Abril
Eleito como o mês de incentivo às Missões. Sugerimos seja explorado nas Igrejas uma programação especial alusiva à Páscoa. Algumas Igrejas celebram a Santa Ceia nessa ocasião, tendo como mote a expressão paulina: “Cristo é a nossa Páscoa” (1 Coríntios 5:7).
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão ser coordenadas pelos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo e Missões, (ii) Departamento de Adolescentes, (iii) Departamento Infanto-juvenil e (iv) Federação de Mulheres.
4. Maio
Eleito como o mês da família. É o mês das mães. É, também, o mês das noivas. Sugerimos sejam produzidas nas Igrejas programações especiais encarecendo o valor da família nos planos de Deus para o Seu povo. Devemos abrir as portas para a criatividade, sem perder o aspecto solene da programação.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Lar e Família, (ii) Federação de Mulheres, (iii) Departamento de Adolescentes, (iv) Departamento Infanto-juvenil, (v) Departamento de Evangelismo e Missões e (vi) Departamento de Música.
5. Junho
- No calendário da Convenção Batista Brasileira – CBB, consta o 2º domingo de junho como o Dia do Pastor. Em simetria, porém preservando a peculiaridade de sermos uma Igreja Batista que guarda o sábado (IBSD), a Diretoria Geral aprovou a escolha do 2º sábado de junho de cada ano, o Dia do Pastor Batista do Sétimo Dia.
- Aqui, deve-se dar asas à imaginação na criação de uma programação especial para a Igreja, sem perder de vista os visitantes.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Secretaria Geral, (ii) Departamento Ministerial e (iii) Departamento de Música.
Leia também alguns artigos relacionados:


6. Julho
- Inovamos lançando a Semana Nacional de Oração Jovem. Obviamente, é uma semana de oração para toda a Igreja. Mas, o alvo primordial é o fortalecimento da fé dos nossos jovens batistas do sétimo.
- Considerando-se que a maioria dos jovens estuda à noite, escolhemos um mês de férias. Temos como sugestão a 2ª ou a 3ª semana do mês de julho, visto que na primeira semana, ainda há aulas e, na última, estas já terão reiniciado.
- Pode-se programar a realização de EBF – Escola Bíblica de Férias.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Federação de Jovens, (ii) Departamento Ministerial, (iii) Departamento Infanto-Juvenil e (iv) Departamento de Adolescentes.
7. Agosto
Sugerimos a realização de ações de evangelismo, aproveitando-se da data de comemoração do dia dos pais.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo, (ii) Departamento Ministerial, (iii) Federação de Jovens, (iv) Federação de Mulheres, (v) Departamento Infanto-Juvenil, (vi) Departamento de Adolescentes, (vii) Departamento de Música e (viii) Departamento de Lar e Família.
8. Setembro
- Sugerimos a realização de ações de evangelismo, aproveitando-se a data cívica da Semana da Pátria.
- Ademais, pode-se explorar a campanha social de orientação e conscientização, entre nós conhecida como “setembro amarelo”.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo e (ii) Federação de Jovens.
9. Outubro
- Sugerimos a realização de ações de evangelismo, aproveitando-se a data comemorativa do dia das crianças.
- Vale lembrar, também, que neste mês se comemora a Reforma Luterana (31 de outubro de 1517), com a pregação das famosas 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Os Pastores e ministrantes da Palavra poderiam pensar em uma pregação que abordasse os famosos “cinco ‘sola’”, proclamados por Martin Luther, a saber: (i) sola scriptura (só a Bíblia), (ii) sola fide (só a fé), (iii) solus Christus (só Cristo), (iv) sola gratia (só a graça) e (v) soli Deo gloria (glória somente a Deus).
- Ademais, pode-se explorar a campanha social de orientação, entre nós conhecida como “outubro rosa”.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo, (ii) Departamento Infanto-juvenil, (iii) Federação de Mulheres e (iv) Departamento de Música.
10. Novembro
- Sugerimos a implementação do incentivo à música em geral na Igreja. Pode-se separar um sábado à noite para uma programação evangelística especial musical (cantata, recital, jograis, poesias, etc.).
- Pode-se programar um encontro regional sobre liturgia e adoração (na Velha Aliança, na Igreja Primitiva, na Igreja Pós-apostólica e hoje).
- Ademais, pode-se explorar a campanha social de orientação, entre nós conhecida como “novembro azul”.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Música, (ii) Departamento de Evangelismo e (iii) Federação de Jovens.
11. Dezembro
- Sugerimos atividades na Igreja visando à reconsagração.
- A Sociedade Bíblica do Brasil elegeu o 2º domingo de dezembro como sendo “O Dia da Bíblia”.
- Logo, deverão ser envidados esforços evangelísticos com a finalidade de divulgar a Bíblia (se possível, distribuição gratuita de Bíblias, fruto de prévia doação de irmãos abastados).
- Natal. Conquanto a data não seja correta e, a par disso, haja deturpação consumista para o evento do 1º advento de Cristo, nossas Igrejas podem explorar essa data para a realização de evangelismo, cientificando a todos sobre o “Verdadeiro Natal” e o “Verdadeiro Espírito do Natal”.
- Por último, vale lembrar que é o mês do encerramento das atividades do ano. Assim, revela-se muito apropriada a realização de um Culto de Ações de Graças.
Obs.: Estas programações e sugestões de atividades deverão decorrer de ações combinadas dos seguintes ministérios: (i) Departamento de Evangelismo, (ii) Departamento Infanto-juvenil, (iii) Departamento de Adolescentes; (iv) Federação de Mulheres, (v) Departamento de Música e (vi) Federação de Jovens.
Por diferentes razões alheias à nossa vontade, não foi possível implementar as programações propostas, consoante desejávamos, neste ano de 2019. É certo que já estamos em setembro e, afora este mês, ainda temos três meses pela frente até a virada do ano. Ao ensejo, lançamos a todas as lideranças de nossas Igrejas o desafio de se programarem ou, então, incluírem em suas programações as propostas para os meses restantes (outubro, novembro e dezembro).
Deus nos abençoe!
Bernardino de Vargas Sobrinho
Pastor Geral — Presidente da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira
Leia também alguns artigos relacionados:

