Êxodo 23.12 afirma:
Em seis dias façam seus trabalhos, mas no sétimo não trabalhem, para que o seu boi e o seu jumento possam descansar, e o seu escravo e o estrangeiro renovem as forças.” Tanto o homem como os animais são considerados, e precisam renovar suas forças depois de seus trabalhos.
Êxodo 23:12
Conta-se uma história de um comboio de carroças, no caminho entre Saint Louis e Oregon. Os passageiros eram cristãos dedicados, e todo o grupo tinha o costume de parar para guardar o sábado. O inverno, porém, aproximava-se rapidamente, e alguns dentro do grupo começaram a entrar em pânico, com medo de que não chegassem ao seu destino antes das tempestades de neve. Muitos passageiros propuseram ao resto do grupo que deveriam abandonar, temporariamente, a prática de parar, para guardar o sábado, e continuar a viagem sete dias por semana.
Leia também alguns artigos relacionados:


A proposta trouxe muita controvérsia naquele grupo e, então, foi sugerido que o comboio se dividisse em dois: aqueles que queriam guardar o sábado e os que preferiam viajar naquele dia. A sugestão foi aceita e ambos viajaram juntos até o sábado seguinte, quando um grupo continuou enquanto o outro descansou. Adivinhe qual chegou ao Oregon primeiro... É isso mesmo! Aqueles que guardaram o sábado chegaram ao seu destino primeiro. Tanto as pessoas como os cavalos estavam tão descansados, em razão de sua observância ao sábado, que puderam viajar muito mais vigorosa e eficazmente os outros seis dias. Deus honra aqueles que guardam seus mandamentos.
Extraído de: Larry Graffius. "Fiel ao Sábado, Fiel ao Nosso Deus". Curitiba: Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira, p. 61-62, 2006.