Queridos Batistas do Sétimo Dia, 

Gostaríamos de reservar um momento para abordar a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e sobre como deveria ser a nossa resposta como noiva de Cristo (a Igreja) em meio ao medo, preocupação e caos que estamos testemunhando.

Enquanto escrevemos para vocês, estamos recebendo notícias de muitos cancelamentos ou adiamentos de escolas, esportes, conferências e outras reuniões. Embora essa pandemia tenha causado um grande medo, ainda queremos reconhecer que Deus é soberano e está no controle. 

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O que queremos ter certeza de fazer é não entrar nas disputas políticas e ondas de medo em nossa cultura. O medo não permanece como o medo. Ele rapidamente se transforma em ansiedade, estresse, egoísmo e até raiva. Nada disso glorifica a Deus. Ao invés dessas reações, que resposta seria mais sábia? Que respostas podem glorificar a Deus e mostrar nosso amor por nosso próximo acima de nós mesmos? 

“Não temam.” É o comando mais comum na Bíblia, mas ainda assim um dos mais difíceis de se obedecer. Mostre aos outros a confiança que você tem em Deus e que a esperança deste mundo não se encontra na NBA [National Basketball Association] ou na mercearia, mas em Jesus Cristo. Amor perfeito lança fora o medo. 

Esteja preparado, mas evite acumular suprimentos. A acumulação retira recursos de outras pessoas e apenas encoraja o pânico. 

Aprenda sobre os fatos da doença com os especialistas. Visite cdc.gov ou who.int para obter mais informações [em português acesse https://coronavirus.saude.gov.br]. Estamos aprendendo mais sobre sua taxa de virulência, incubação e contágio todos os dias. As pessoas idosas ou imunocomprometidas parecem estar em maior risco de sintomas graves.  

Mesmo que você não se sinta em risco, ame seus vizinhos que estão realmente preocupados e os profissionais médicos que estão fazendo o possível para conter a maré não apenas dessa doença, mas também do pânico causado pelas turbas. Não seja apático com o que está acontecendo com os outros. 

Pratique uma boa higiene pessoal. Lave as mãos e limpe as superfícies regularmente. Podemos acreditar e confiar no poder de Deus e ainda usar suas boas criações, sabonete e desinfetante. 

Pratique uma boa higiene pública. Evite contato pessoal por esse período durante reuniões públicas, incluindo adoração. Em vez de abraçar ou apertar as mãos, utilize cumprimentos que não envolvam o toque.

Se você estiver doente, fique em casa. Se você acha que corre alto risco ou não se sente à vontade para participar do culto, considere ficar em casa como precaução [algumas Igrejas Batistas do Sétimo Dia, como a de Brasília e de São Paulo, transmitem suas programações de forma online]. 

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

Preste atenção às orientações da sua prefeitura e Ministério da Saúde sobre o cuidado com os outros, quando não houver quaisquer conflitos com a sua fé e liberdade de consciência.

Se você cancelar os serviços de culto, certifique-se de comunicar tanto externamente quanto internamente.

Ore pelos doentes e vulneráveis. Ore por sabedoria para os líderes locais, estaduais e nacionais ao lidar com questões de saúde pública. Ore pelos profissionais de saúde. Ore por momentos para falar sobre o Evangelho em meio à escuridão.

Os diretores da Conferência Batista do Sétimo Dia continuarão a servir nossas igrejas de todas as maneiras possíveis. No entanto, incentivamos todos a examinar suas respostas à essa crise à luz do próximo e da eternidade. 

Por vocês e por Cristo, 

Diretores Carl Greene e John Pethtel

Conferência Geral Batista do Sétimo Dia dos Estados Unidos e Canadá


Traduzido e adaptado a partir de Letter to SDB Churches RE COVID-19 Pandemic <https://seventhdaybaptist.org/letter-to-sdb-churches-re-covid-19-pandemic>.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...