“Semear a Palavra de Deus nos pequenos corações, regar, cuidar e deixar florescer para que dê frutos; frutos da Salvação” - essa é a nossa missão.

O Departamento Infanto-Juvenil da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira tem como objetivo auxiliar os professores do Departamento Infanto-Juvenil de todas as igrejas brasileiras, fornecendo materiais didático-pedagógicos e compartilhando ideias.

Não devemos desprezar nossas crianças, pois elas também são membros do corpo de Cristo. É tempo de investir no Ministério Infantil, em obediência à Palavra de Deus: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16:15). Toda a criatura inclui as crianças. A Bíblia mostra claramente como Jesus as ama e como se importa com elas; por isso nos desperta para esse chamado.

Valorizemos os líderes de crianças e procuremos dar suporte a eles. Somente assim poderemos ver esse importante ministério crescer. Muitas pessoas dizem que as crianças são o futuro da Igreja; muito pelo contrário! Elas são o presente. Se plantarmos, hoje, a sementinha de amor no coração delas, veremos, amanhã, o caminho que seguirão.

A educadora cristã Sherron K. George diz: “A Educação Cristã facilita, promove, gera, guia, acompanha e estimula o desenvolvimento das pessoas, do nascimento até a maturidade e à morte”.

Se, em sua igreja, há crianças entre zero a doze anos, não importando o número (uma, duas, ou mais), o Departamento Infantil tem de fazer parte das atividades e dos trabalhos da comunidade. Consequentemente, precisa haver um líder com um perfil e cônscio da missão que Deus concedeu, com características próprias para a liderança. Que ele tenha sido capacitado por Nosso Deus.

Por um versículo muito conhecido por nós, cristãos - “Instrui a criança no caminho que deve andar, e até quando envelhecer não desviará dele" (Provérbios 22:6) -, entendemos que não cabe somente aos pais o dever de levar os pequeninos ao caminho da salvação, mas também àqueles que percebem habilidades e buscam conhecimento à infância, fase tão importante que refletirá, no futuro, um trabalho de dedicação, reconhecendo o passo necessário e esperado de uma criança que se tornará um “homem feito” (1 Coríntios 13:11).

É competência do Departamento Infanto-Juvenil oferecer subsídios aos líderes para que se cumpra a formação doutrinária e a espiritual das crianças, de forma a também preservar a identidade da Igreja Batista do Sétimo Dia. No desenvolvimento de crianças é importante se levar em conta o desenvolvimento físico, o cognitivo (inteligência) e o emocional, considerando também a importância da interação familiar. Assim, cada etapa é efetivada somente com a capacitação e com a vitória em Deus, e podemos realizar isso com sabedoria, habilidade e criatividade, preservando a saúde emocional da família.

Esse campo parece ser muito amplo, e não devemos nos deter somente no trabalho realizado na Escola Bíblica Sabatina, naqueles poucos minutos passados com nossos alunos, mas também envolver as crianças com outras ações e com momentos diferentes, proporcionando envolvimento com atividades que lhes pareçam interessantes e atrativas, como cultos, passeios, tardes recreativas, “acampadentros”, etc.

O Departamento Infanto-Juvenil também auxilia quanto à escolha de lições bíblicas, bem como de materiais didáticos. Para isso, foi enviado, há alguns meses, uma carta e uma ficha cadastral a cada igreja. Caso a sua não tenha recebido, ou seu líder não a tenha nos reenviado, pedimos a gentileza do retorno. Só assim teremos como obter informações, ou responder a dúvidas e a necessidades de cada congregação.

Visitas, orientações, suporte pedagógico e atividades infantis já são realizadas em algumas igrejas. Nosso último trabalho assim foi uma bênção de Deus, contribuindo com a Federação de Jovens Batistas do Sétimo Dia, no retiro que aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de abril. Para que os pais de pouca idade pudessem participar das programações, o Departamento Infanto-Juvenil programou dias divertidos com as crianças, havendo realmente crescimento espiritual. Assim, todas aprenderam um pouco mais da história bíblica de Jonas e do grande peixe, louvaram a Deus, participaram de gincanas e de brincadeiras. Guardaram no coração o versículo de Salmos 119:2. Para a graça de Deus, com certeza, jamais esquecerão esses momentos, pois foram tocadas pelo Espírito Santo!

Pedimos que todos os irmãos lembrem-se deste Departamento em suas orações a fim de que Deus esteja, a cada dia, abençoando e capacitando-nos ao maravilhoso trabalho de Semear a sua Palavra no coração dos pequeninos. Acesse o nosso blog: sementinhadeamor.blogspot.com. Lá, existem mensagens, atividades para realizar na Escola Bíblica Sabatina ou em datas extras, como Dia das Mães ou dos Pais, da Criança, na Páscoa, etc. Há fotos de atividades de algumas igrejas.

Todos os professores do Departamento Infanto-Juvenil das igrejas locais podem nos encaminhar suas ideias, sugestões, imagens ou suas programações, solicitando materiais, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Estamos esperando seu contato.

 

Com carinho, na Paz do Nosso Senhor Jesus,

Giselle e Priscilla

Artigos Relacionados

Equipe de Missão ao Equador Confirmada Equipe de Missão ao Equador Confirmada
Uma equipe de missões formada por três jovens adultos foi confirmada para viajar ao Equador, de 18 a 28 de julho de 2019. Eles são Nathan Crowder (...
Atividades com crianças movimentam igrejas pelo Brasil em outubro Atividades com crianças movimentam igrejas pelo Brasil em outubro
 Instrui a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando envelhecer não se desviará dele.     Provérbios 22:6 (A21) Em sua obra “...
O Que Fazer no Dia de Sábado? O Que Fazer no Dia de Sábado?
Os Batistas do Sétimo Dia possuem a convicção, expressa em seu próprio nome denominacional, de que o dia de Sábado é um tempo especial. Foi nesse dia...
Um guia familiar para a vida cristã: Como discipular o coração dos filhos? Um guia familiar para a vida cristã: Como discipular o coração dos filhos?
Nossa regra de fé enfatiza a Bíblia como uma bússola para nos guiar e fortalecer  num mundo de  tremenda confusão e incerteza espiritual e moral. Em...