No dia 26 de julho comemora-se o dia dos avós.  Dia esse, que nos dá a oportunidade para meditarmos, sobre o futuro que a todos nós aguarda e sobre que caminhos traçamos em nossa vida.

Como são felizes os netos que têm seus avós por perto! Podem desfrutar de sua amável companhia, de lhes dar um presente, por mais singelo que seja, demonstrar o quanto são gratos por sua existência, pela atenção e carinho que oferecem e por serem o esteio da família. Nos núcleos familiares, de maneira geral, a figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas. O maior presente que um neto pode oferecer aos seus avós é o respeito. Eles merecem  todo o nosso carinho e atenção, serem visitados em suas residências, sentir que são amados e cuidados, perceber que seus filhos e netos tem prazer em estar em sua companhia, tudo isso com certeza, ajuda na autoestima, traz felicidade e  ajuda-os a se sentirem melhor, ajuda a prolongar a vida.

Quando se sentem abandonados, rejeitados, perdem a esperança de viver, se tornam tristes e adoecem facilmente. O prazer da vida dos avós é ver a família bem, todos em harmonia, com saúde, felizes e integrados. Uma relação saudável entre avós e netos é importante pois os mais velhos passam segurança e carinho às crianças, porém de uma forma mais “tranquila” do que com os pais. “É um relacão gostosa pela liberdade que os pequenos têm com os avós – o que nem sempre é possível ter com os pais. É um relacionamento de amadurecimento, porque tem uma distância muito grande de gerações e eles precisam ‘se afinar’”, diz o psicólogo Guilherme Falcão.

Leia também alguns artigos relacionados:

Ser Avó... Ministério de Amor! Ser Avó... Ministério de Amor!
Café Com Deus
Toda casa deveria ter um depósito para as lembranças felizes. Avós e pais devem ser desafiados a...
5 cuidados no relacionamento com netos 5 cuidados no relacionamento com netos
Mulheres
Alguns cuidados são essenciais para desenvolver um relacionamento agradável e saudável com os netos...

Quando celebramos o Dia dos Avós, celebramos também a experiência de vida, o valor da sabedoria adquirida, que vai além daquela adquirida nos livros, nos bancos das escolas.

Nesta ocasião especial, convidamos Heloísa, uma adolescente muito querida, para escrever uma mensagem em homenagem aos seus avós. A intenção é que mais adolescentes se inspirarem a façam o mesmo. Sugerimos que aproveitem esta data para mandar uma mensagem de carinho aos seus queridos avós, dizendo-lhes o quanto o amam, o quanto eles são importantes em suas vidas, da mesma maneira que a Heloise fez no relato abaixo.

  Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais.    

Provérbios 17:6

Minha Avó

Por Heloisa Vieira Rocha de Oliveira.

Dizem que a vó é mãe com açúcar, por sua doçura e paciência, outros dizem que os avós “estragam” as crianças porque as deixam fazer coisas que muitas vezes os pais não deixariam. Acredito que os dois ditados são reais em alguns momentos. Porém, mais do que isso sabemos da importância do papel dos avós na vida de seus netos. Quero falar das minhas avós, Noemi e Oracilia.

Começo falando sobre minha avó Oracilia, a mãe do meu pai. Não tenho muitas lembranças dela, pois faleceu quando eu tinha seis anos de idade, e antes disso nós morávamos em outra cidade, por isso não tinha muito contato com ela. Mas sei o quanto ela foi importante na vida do meu pai,  louvo a Deus por ela ter existido. Algo que meu pai sempre fala é da alegria que minha avó sentiu ao ter aceitado Jesus em sua vida, sendo assim, tenho esperança de reencontrá-la no céu quando o Senhor Jesus voltar.

Sobre minha avó materna Noemi, tenho muitas lembranças, quando os meus pais se casaram eles construíram uma casa no mesmo terreno da casa da minha avó, isso fez com que eu tivesse muito contato com ela. Quando bebê minha avó cuidou de mim, para que meus pais pudessem trabalhar. Meus pais contam, que às vezes eu a chamava de mãe, pois ficava o dia todo com ela,  e às vezes até tarde da noite esperando eles chegarem

Tenho muitas memórias com minha Vó Noemi e aí vão algumas:

  • Comer leite condensado com achocolatado escondido da Bisa;
  • Pintar o cabelo com papel crepom, depois chorar porque não queria que a tinta saísse;
  • Ouvir rádio para dormir;
  • Conversar até o sono chegar;
  • Ouvir repetidamente o hino favorito dela “chora Israel”;
  • Enquanto ela tricotava eu fazia vídeos no seu celular ou tablet;
  • Ensaiar hinos e perguntar para ela se estava bom;

São inúmeras as memórias vivas em minha mente, dos banhos que ela me deu quando criança, como cuidou de mim quando fiquei doente, entre tantas outras coisas que fez por mim, demonstrando seu amor, e hoje ainda minha avó me ajuda muito, com seus conselhos, todo tempo me incentivando. Sempre que tenho um problema minha avó me diz:  Ore minha filha! Quando estou com medo ela fala para eu convidar Jesus para ficar ao meu lado. Minha Avó Noemi é um grande exemplo de fé, perseverança e amor, pois mesmo sem enxergar praticamente nada criou minha mãe e minha tia praticamente sozinha, e hoje ajuda minha mãe e minha tia criar seus filhos.

Por isso eu louvo a Deus e o agradeço por essas jóias preciosas que são minhas avós.

Meu desejo é que Deus abençoe todas as Avós do Mundo!

  Da mesma forma, trago na lembrança a sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em ti.    

2 Timóteo 1:5

Heloisa Vieira Rocha de Oliveira tem 12 anos é filha do Pastor Claudir e da Diaconisa Ivina, mora em Bocaiuva do Sul – PR é estudante e canta no grupo de louvor da igreja.

 

Oração pelos Avós

Ó DEUS eterno e todo-poderoso, em Ti vivemos, nos movemos e somos.

Nós Te louvamos e bendizemos por ter dado a estes teus filhos e filhas, nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós, uma vida longa com perseverança na fé e em boas obras.

Permita que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença,

a fim de que, revigorados com as tuas bênçãos, consagrem o tempo da idade madura ao teu louvor, na fidelidade à Palavra de Deus,

cumprindo  sempre a sua vontade.

Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Amém !

 

Heloisa Vieira Rocha de Oliveira

Cristiani Razoto da Silva Taborda