Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".
Mateus 19:26
Nós podemos depositar nossa confiança em inúmeras coisas; em nosso trabalho, em nossa própria inteligência, em nossos relacionamentos. Mas a verdade é que tudo isso em algum momento falha. Podemos perder o emprego e/ou o meio de ganhar a vida, podemos vacilar a mente, nossas relações e relacionamentos podem nos trair, nos abandonar. E então, em que se firmará a nossa esperança?
O que acontece é que, em nossa vida existe um momento, que podemos chamar de “divisor de águas”, que é quando o impossível bate à nossa porta. Não importa sob qual aspecto de nossa vida esse momento sobrevenha, ele nos tira o ar, causa uma sensação de total incapacidade e impotência. Nos faz ficar imóveis como se estivéssemos com ataduras invisíveis, e às vezes nos leva ao desespero. Mas esse momento é determinante na vida do cristão. É onde ele precisa decidir entre a fé e a razão. É quando decidimos desistir e se entregar, ou reconhecer a capacidade inegável de Deus agir no impossível. É aí que você então pode alimentar a sua esperança em uma fonte inesgotável de vida e poder.
Leia também alguns artigos relacionados:


Esse momento aconteceu comigo. Quando meu primeiro filho tinha quatro anos (hoje ele tem doze anos), meu marido e eu decidimos ter outro bebê. Começamos a tentar. Várias tentativas frustradas aconteceram. Com o passar do tempo, comecei a notar uma protuberância no meu lado direito, acima da bexiga. Aquele caroço crescia na “velocidade da luz”. Precisei ir ao médico. E então meu momento aconteceu. O médico disse: você tem um tumor no útero do tamanho de um limão, foi diagnosticada com endometriose avançada e esterilidade. O tumor é benigno, mas o sonho de ser mãe deve ser enterrado, não existe possibilidade.
Naquele instante levei um choque, chorei, me desesperei. Mas era hora de decidir. Então declarei para mim mesma e para os céus: “Eu creio no Deus do impossível, num Deus que faz milagres”. Eu alimentei minha esperança e comecei um tratamento do altar. Deus, com toda Sua bondade e amor para conosco, me fez a promessa de ter em meus braços novamente um bebê que fosse meu. E como está escrito em Romanos 4:21 decidi esperar por aquele que é Fiel para cumprir o que promete. Sete meses depois eu estava grávida e hoje tenho uma menina de três anos de idade que serve de testemunho para o mundo. E todas as vezes que eu me encontro desanimada, desencorajada, triste e frustrada, eu olho para ela e consigo ver através da vida dela a fidelidade de Deus, como o profeta Zacarias escreve (Zacarias 8:6), não há nada difícil para Deus.
Alimentar, deixar que gere vida, regar a esperança, só é possível em Deus, porque só n’Ele o impossível acontece. Como Jó declara: “Ele tudo pode e nenhum de seus planos pode ser impedido”, (Jó 42:2). O impossível aconteceu com Sara. Isaque veio cumprir a promessa de Deus a Abraão (Gênesis 18:14). Aconteceu com Isabel, esposa do sacerdote Zacarias (Lucas 1:7-14), além de estéril, era avançada em idade. Mas eles alimentaram a esperança em Deus, pois o anjo declarou que o Senhor ouviu suas orações e em resposta a isso, eles teriam um filho. Foi tamanha a confiança de Zacarias e Isabel que, o Senhor não somente lhes proporcionou o direito de serem pais, como de serem pais daquele que viria preparar o caminho para o Salvador.
Aconteceu com Ana, mãe de Samuel. Ela não desistiu de sonhar, é um exemplo de serva. É um exemplo de que, enfrentar o impossível é obter vitória, Ana entendia e vivia o que mais tarde o profeta Jeremias declara:
"Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.
Jeremias 32:17
A esterilidade de Ana, sua impossibilidade de gerar filhos, não foi o suficiente para fazer com ela desistisse de crer no Deus do impossível. Ana queria ver o plano de Deus acontecer na sua vida, por isso ela decidiu alimentar sua esperança, nutrir sua confiança no Pai. E o impossível acontece (1 Samuel 1:20), nasceu Samuel.
Isso nos leva a uma posição que só Deus, somente Ele é capaz de nos compreender.
Quer ver os frutos da sua fé? Alimente sua esperança em Deus! Ele pode! Ele faz!
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Jeremias 17:7-8
Perguntas para reflexão
- O que você tem feito para alimentar sua esperança?
- Você já conseguiu ver os frutos?
- Como Ana pode ser exemplo para nós mulheres cristãs?
- Você já viveu seu momento impossível? Como você reagiu a ele?
- Analise sua vida e veja se os nutrientes que você tem posto em sua esperança tem realmente te alimentado.
Leia também alguns artigos relacionados:

