Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

  Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou.    

João 17:14-16 

INTRODUÇÃO

   Jesus é bem claro quando diz que nós, cristãos, não somos do mundo. Ele inclusive reitera essa afirmação. Todo aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus e o aceita como seu único e suficiente Salvador não é do mundo. Se não somos do mundo, como podemos viver nele, então? O que ele pode nos oferecer? O que podemos fazer por ele? Do que gostamos nele? Por que então ainda não fomos embora? Essas perguntas são plausíveis porque são situações que o Senhor nos ensina em Sua Palavra como devemos nos conduzir aqui, que há tempo certo para tudo debaixo do céu, que o melhor ainda está por vir.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

   Há um questionamento no mundo sobre a origem do homem, onde ele realmente está e para onde vai. Para aquele que está em Cristo, as respostas a essas perguntas já foram dadas, estão na Bíblia, o Espírito de Deus nos revela diariamente. Precisamos somente aprender a viver aqui e aguardar o dia tão esperado da volta de Jesus. E é aqui que começa o problema. Embora tenhamos o maior e melhor manual de vida saudável, não temos paciência para esperar, não seguimos piamente o manual de Deus, e daí surgem os problemas que muitas vezes nós mesmos causamos a nós. “Proteja-os do Maligno”, disse Jesus. Ele sabia que, aceitando-o como único Salvador, seríamos perseguidos e ameaçados, então pede ao Pai que nos proteja do mal. Isso não significa que podemos viver de qualquer maneira!

   Somos amparados, abrigados, auxiliados pelo Senhor, o mal não nos tocará, mas precisamos diariamente procurar pela presença de Deus em nossas vidas, estarmos atentos a Sua voz e a Sua vontade. O Filho já nos disse para que tenhamos bom ânimo porque Ele sabia que enfrentaríamos grandes dificuldades, inclusive a morte, porém Cristo Jesus venceu também a morte! Talvez para Ele pareça fácil, afinal Ele é o Filho primogênito de Deus. Mas sabemos, pela Bíblia, que não foi fácil. Nada será fácil para aquele que adorará somente a Deus porque, não só o nosso inimigo espiritual, mas também muitos homens querem ser adorados. Saibamos o que somos e certamente nosso Deus estará sempre em nossos corações!

 

COMO NÃO SE DEIXAR CONTAMINAR

   A Palavra de Deus sempre será o melhor remédio, a melhor proteção, para que não nos contaminemos com o mundo. É notório que caímos em armadilhas colocadas pelo diabo. Mas o que nos leva a sucumbir? O que é tão admirável e atraente neste mundo que nos deixamos levar pelas sutis palavras do inimigo? Por que não resistimos bravamente diante de tantas tentações diabólicas que nos afastam da presença d’Aquele que é puro e santo? O Senhor mesmo diz: “...pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). Neste mundo, dificílimo será sermos 100% santos, mas precisamos nos esforçar para sermos 110% santos, a fim de chegarmos o mais próximo da santidade ordenada por Deus!

   “Os problemas, as provações e as dificuldades são inevitáveis neste mundo. Todavia, prolifera em nossos dias uma pregação falsa nas igrejas evangélicas e que assim ensina: “Siga a Cristo e seus problemas acabarão. Se nós cremos nas afirmações feitas, infelizmente, por igrejas evangélicas sem compromisso com o sangue derramado de Cristo, sem compromisso com a Palavra de Deus, querendo adaptar a Bíblia a nossa vida e nossa vontade, seremos grandemente contaminados pelas falsas doutrinas, pelos falsos mestres que afloram no meio evangélico querendo minimizar o custo da salvação, o preço pago por Jesus para que tenhamos a vida eterna.

   Já nos demos conta de que estamos falando somente da má contaminação dentro da própria igreja? Não há igreja perfeita infelizmente. Na parábola do joio e do trigo (Mateus 13), Jesus esclarece sobre essa metáfora das duas pessoas, e ao tentarem retirar o que é mal, o Senhor adverte que isso poderá retirar também o que é bom. Então Ele pede para que deixem para o dia da colheita quando se separará um do outro, mostrando quem realmente é do Senhor e quem não é, como diz a própria Palavra: “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” (1 Coríntios 11:19). Muitos de nós pensamos que só o mundo é que nos contamina com pensamentos errôneos, porém dentro da nossa própria igreja pode haver influentes que distorçam a Verdade de Deus e, “comodamente”, para não nos estressarmos, ou porque tal doutrina nos é agradável, ou mesmo por confiar tanto em determinada pessoa, “achamos” que ela tem razão. E dessa forma somos enredados nas ciladas do inimigo.

   Isso é difícil de acontecer? Não mesmo. Jesus quando saiu do Seu jejum foi tentado pelo diabo para cair diante da Palavra de Deus, mas Ele sabia com quem lidava e sabia o que responder. E nós? Estamos preparados da mesma maneira que Jesus para rechaçar o que o inimigo tem ‘plantado’ nas igrejas? Mas há algo de ruim dentro da igreja? Vejamos: discórdia, há? Há também rebeldia? E falta de perdão? Existe alguém, dentro da igreja, que não fala com o irmão ou irmã? Existe igreja que tem o seu pastor apenas como um empregado, um funcionário da igreja porque ele percebe salário da instituição? E não o considera como um líder, e por assim dizer ele não precisa então participar das reuniões administrativas da igreja?

   Há pastores que visitam mais os membros mais abastados economicamente do que os menos favorecidos? Há lideranças que cobram mais dízimos do que orações? Há membros que murmuram, ao invés de adorarem a Deus? Vejamos um pouco da realidade da igreja:

O que se vê, com muita frequência, são pessoas revoltadas e inconformadas com as provações pelas quais passam. Muitas blasfemam e se rebelam contra Deus, atribuindo-lhe culpa pelas adversidades da vida. Há, também, os que pensam que Deus tem que isentá-los das provações e dificuldades, pelo fato de terem se tornado cristãos. Estes são aqueles da vida cristã fácil, que não compreendem ainda que a cruz faz parte da caminhada cristã neste mundo. Seguir a Cristo não é ter um seguro contra problemas. Os cristãos têm problemas, e aos montes!

   Essas atitudes, não tão pequenas, vão contaminando a membresia, se esta se deixar levar pelas vãs palavras, se a igreja se acomoda, não há vida, pode até haver conforto, mas não a vida no Espírito. Ninguém mais quer carregar cruz, quer somente as benesses das bênçãos, as curas, os milagres, a prosperidade. E não estão errados de todo, o erro na verdade é colocar tudo isso à frente de Cristo, é querer obrigar Cristo Jesus a resolver todos os nossos problemas (muitos deles causados por nós mesmos), o erro é inverter a ordem dizendo: Deus é o culpado das minhas dores, quando deveria dizer: Perdoe-me, Senhor, pelos meus erros.

   Por enquanto falamos apenas na contaminação interna, aquela que já acontece dentro das igrejas, advindas da própria liderança, da própria membresia, pois muitas delas estão se deixando contaminar; pela tradição, não conseguem eliminar os erros; pela ignorância, porque não estudam a Palavra de Deus; e pelo conforto, acomodam-se àquilo que não as confrontem. Se muitos sucumbem às tentações internas, como não sucumbir às externas? Possivelmente as tentações internas já fazem parte do doutrinal da igreja. Se observarmos com cuidado, muitos cristãos procuram uma igreja que tenha uma boa música, bem tocada, um louvor fervoroso! Ou então que o pregador seja eloquente, tenha uma oratória perfeita, saiba se expressar bem dentro das normas padrão da Língua.

   Até aqui, tudo bem, o bom é que todas as igrejas tivessem todos esses atributos. O problema é quando a membresia se contenta com letras e pregações que se amoldem à sua vontade! Há letras de músicas evangélicas que se sustentam de vãs repetições, muitas vezes voltadas para as necessidades humanas, e não para a glorificação do nome de Jesus. Pregadores que trazem somente mensagens de Deus, faça algo por mim, e quase nunca Senhor, eis-me aqui. Muitos querem ouvir uma boa música, um bom orador; querem boas acomodações, facilidades. E quem não quer? Tudo isso é muito bom, porém o melhor ainda é a vontade de Deus, e essa às vezes nos diz para sairmos do nosso comodismo, das nossas limitações, da nossa vontade.

   Quanto à contaminação externa, significa que estamos olhando mais para a criação do que para o Criador. Queremos um templo repleto de membros, então utilizamos estratégias (sonoras, luminosas, visuais e mensagens de fácil aceitação) a fim de que tenhamos um culto recheado de pessoas. Temos de ter cuidado de não sermos fariseus (Marcos 3:1-6, observando o rigor da Lei, esquecendo-se de que Deus é misericordioso e Senhor de todas as coisas), mas também não sermos negligentes (como Sansão, como Davi, como Salomão, etc.). a igreja não é o mundo, mas há membros escorrendo para o mundo, isso se deve a vário fatores: educação familiar errônea, educação cristã farisaica, desvio de caráter, etc.

   Como trazê-los de volta? Pensa-se então em “customizar” o culto, realizam-se “shows”, tudo é pela graça e tudo é de graça, bebam e comam à vontade da graça de Deus, pois Deus é o Deus que prometeu nos abençoar porque Ele é o dono da prata e do ouro! Verdade, Ele é o dono de tudo. Também promete bênçãos, e conferimos em Deuteronômio 28:1-14: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus: Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão. O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá. O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos do Senhor, do seu Deus, e andarem nos caminhos dele. Então todos os povos da terra verão que vocês são chamados pelo nome do Senhor e terão medo de vocês. O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês. O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. O Senhor fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, do seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo. Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto” (NVI).

   Contemos as bênçãos... são muitas? Sim, mas há um preço: OBEDIÊNCIA. Logo, nem tudo é de graça. “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,” (Atos dos Apóstolos 3:19). Podemos nos voltar para Deus, porém arrependidos, e isso exige mudança de comportamento. Imitar o mundo para que jovens e adultos venham ou retornem para a igreja é o mesmo que dizer: Senhor, a Tua Palavra não basta, precisamos “enfeitar” a Verdade. Tenhamos comunhão com o Pai, ouçamos a voz do Espírito, imitemos a Cristo Jesus, e tudo o que for bom o Senhor nos proporcionará, e aqueles que são d’Ele certamente virão à Sua doce presença, sem precisar de nenhum subterfúgio, de nenhum amuleto, de nenhuma outra palavra que não a Bíblia.

 

E SE PECARMOS?

   Podemos dizer com toda certeza, sem medo de errar, não há um justo sequer, “Tal como as Escrituras afirmam: “Ninguém é bom - ninguém no mundo inteiro é inocente. Ninguém jamais seguiu realmente as veredas de Deus, nem mesmo desejou verdadeiramente fazê-lo. Todos se desviaram; todos caíram no erro. Ninguém, em parte alguma, fez só o que é direito durante toda a sua vida, nem uma só pessoa” (Romanos 3:10-12 – VIVA). Logo pecamos, primeiro porque temos ainda a nossa natureza humana; segundo porque não resistimos o suficiente às tentações. “MEUS FILHINHOS, estou lhes dizendo isto a fim de que vocês fiquem longe do pecado. Mas se vocês pecarem, existe alguém para rogar por vocês diante do Pai. O nome dele é Jesus Cristo, Aquele que é tudo quanto é bom e que agrada completamente a Deus” (1 João 2:1). Contudo ter um Advogado não nos exime de realizarmos a vontade do Senhor em nossas vidas.

   Infelizmente, muitos irmãos se apegam a graça do Senhor para argumentarem que os seus erros são perdoados. E na verdade são, porém há uma contrapartida que alguns não levam em conta, querendo apenas a parte das bênçãos. Em 2 Crônicas 7, verso 14, diz: “...e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. Então é necessário nos humilharmos perante o Senhor, precisamos orar, falar com Deus buscando a Sua presença e constantemente evitarmos aquilo que possa nos ausentar de Deus. E há tantas coisas! Porém nos cabe a boa escolha, aquela que nos leva ao Senhor sem medo ou temor de sermos vistos por outrem, pois Jesus nunca negará aquele que o Pai Lhe der.

   Se pecarmos, procuremos não pecar mais. Deus nos perdoa, mas também nos aponta o modo como podemos mudar a nossa conduta para melhor. Pecaremos porque nos deixamos levar pelos desejos da carne, contudo nosso espírito é alimentado com a Palavra, também as nossas orações nos leva para mais perto do Senhor, logo temos condições de resistir ao pecado. Ainda que pequemos, aquele que está em Cristo não perecerá para sempre, pois Deus sabe que o seu coração é um coração contrito, arrependido. Fazendo a vontade do Senhor, afastamo-nos da nossa vontade humana.

 

O MODELO DE VIDA CRISTÃ

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Se vivemos no mundo, qual o parâmetro que temos para vivermos uma vida de acordo com os ensinamentos bíblicos, que padrão seguir? A própria Palavra nos diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;” (Efésios 5:1). Sabemos que o Filho é Deus e tudo que fez na Terra o fez por obediência ao Pai. Sendo assim, devemos imitar Jesus, e dessa forma estaremos obedecendo ao Senhor e parecendo com Ele a cada dia! “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” (Fl 2:5-8).

   Embora muitas igrejas tenham o seu próprio modo de adoração e de servir a Deus, nenhuma delas tem a forma ideal de imitar a Cristo. Devemos constantemente ler os Evangelhos para ver as atitudes do nosso Mestre, entendermos as Suas respostas aos vários questionamentos aos quais Lhe foram feitos, observarmos a Sua relação com o Pai, a Sua relação com o próximo. Precisamos ler a Bíblia para entendermos toda a trajetória histórica do Senhor Jesus, do estado entronizado junto ao Pai, Sua passagem pela Terra e o Seu retorno ao Pai. O modo de vida cristão passa pela humildade, pela bondade, pelo amor, pela alegria, pela retidão, pela mansidão, pelo perdão, pela fidelidade, pela paz, pelo domínio próprio. É difícil? Sim, sozinho é, todavia o Espírito de Deus, que habita no cristão, lembrar-nos-á de toda a palavra ensinada por Jesus!

 

APLICAÇÃO

   É importante não ficarmos apenas no conhecimento, mas colocar em prática tudo o que a Palavra nos ensina para uma vida melhor. Fazendo assim, sempre seremos abençoados.

• A Palavra de Deus sempre será o melhor remédio, a melhor proteção, para que não nos contaminemos com o mundo. Se outros ensinamentos há além das Escrituras, devem ser para somente confirmar o que nelas está escrito, e nunca para acrescentar ou retirar princípios divinos.

• Se pecarmos, procuremos não pecar mais. Deus nos perdoa, mas também nos aponta o modo como podemos mudar a nossa conduta para melhor. Ter o Advogado junto ao Pai não significa permissão para se cometer erros aleatoriamente. Precisamos continuamente, até a volta do Senhor Jesus, ficarmos firmes na Palavra de Deus porque nossa santificação é um processo ininterrupto.

• À medida que vamos obedecendo a Deus, vamos nos modelando na perfeição de Cristo. A cada ato de obediência ao Senhor, há uma aresta do caráter aparada, há uma rusga espiritual aplanada, há uma ferida emocional curada. O nosso modelo é Jesus, quanto mais com Ele estivermos, mas aprenderemos dEle!

 

CONCLUSÃO

   O mundo diz: Não há um modelo, ou um modo de vida a seguir, siga aquele que lhe dá mais prazer, mais alegria. Felizmente, para o cristão, há um modo único e saudável, certo e promissor de vida, e vida em abundância, vida eterna. Não há como ser diferente para retornarmos à presença do nosso Criador. Só existe um caminho, uma verdade, que é Jesus. Embora o mundo nos ofereça diversos caminhos, muitos até com múltiplas possibilidades de ser feliz, no final aponta para o fim de todas as coisas, ou o retorno a este mundo para renovação do espírito, etc. o mundo nos oferece deuses inanimados, presos a materiais como pedra, madeira ou ferro. Porém a Bíblia nos oferece um Deus vivo e Consolador, atuante em tudo e em todos, Senhor, Amigo e Juiz. Estamos, sim, no mundo, mas como passageiros, pois logo voltaremos para onde nunca deveríamos ter saído, a presença do nosso Pai. Que saibamos esperar com alegria e perseverança este tão grandioso dia chegar!

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Qual a diferença entre Estar no mundo e Ser do mundo?

R.

2. “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). Como ser santo em um mundo tão tentador?

R.

3. Por onde entra a tentação em nosso ser? O que fazemos para que isso aconteça?

R.

4. Se não devemos pecar, então porque pecamos? Nós pecamos porque somos pecadores, ou somos pecadores porque pecamos? Discuta isso em classe.

R.

5. Cite três atitudes que você e eu podemos imitar a Cristo Jesus diariamente. R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...