Ano 2013
Autor
Número de Páginas 212
Disponibilidade PDF Somente
Tipo de Livro E-Book (PDF)
Formato 15x23cm
ISBN 978-85-98889-06-1

Neste trimestre, estudaremos a vida, a obra e o ministério de Neemias. Veremos como se deu a reconstrução dos muros de Jerusalém pelo povo judeu, e como este, ao se voltar à Palavra de Deus, teve a sua fé renovada. Veremos que somente uma liderança guiada e orientada por Deus pode vencer as crises.

Escrever sobre liderança é uma tarefa extremamente desafiadora, sobretudo, nos dias atuais, quando o mundo carece de verdadeiros líderes. Com as técnicas de marketing, com o apoio da mídia, há muitos que são feitos ou que simplesmente se intitulam líderes. Mas escrever a respeito de liderança, com respaldo bíblico, é missão gratificante, pois na Bíblia encontramos modelos de líderes genuínos que deixaram o legado do seu exemplo para as gerações vindouras.

Durante todo este trimestre, observaremos o exemplo de liderança de Neemias. Mesmo sendo um oficial de Artaxerxes, rei da Pérsia, e apesar de exercer uma função da mais alta confiança, não ficou acomodado em sua “zona de conforto”, mas preocupou-se com seu povo ao saber que Jerusalém achava-se em grande miséria.

Neemias não foi um líder qualquer. Foi um líder proativo e espiritual. Não confiou apenas em seus conhecimentos e relacionamentos. Era um homem de oração. Orou, mas também agiu. Tornou-se o grande líder da reconstrução de Jerusalém, sucedendo outros homens que foram usados por Deus.

Abordaremos, nesta série de lições, a coragem de Neemias ao se defrontar com os inimigos da obra de Deus. Veremos a sua influência sobre os seus liderados por meio de seu exemplo e caráter, e como Deus aprovou o seu ministério enviando um poderoso avivamento sobre o seu povo.

O livro de Neemias pode ser considerado um Manual de Restauração! Ele trata não somente da restauração das muralhas de Jerusalém, mas também da reparação da vida espiritual, familiar, política e eclesiástica. Aborda conflitos intrapessoais e interpessoais, tratando tanto das ameaças externas quanto das internas.

Na verdade, todos nós temos “muralhas” para serem reconstruídas e que, quando prontas, nos servirão de amparo e proteção contra as investidas dos nossos inimigos. Você é convidado a mergulhar numa profunda reflexão e descobrir em qual área de sua vida estão as “mura- lhas” que necessitam ser reconstruídas, decidindo-se a realizar esta tarefa. Um gigantesco empreendimento para uns, talvez um pequeno reparo numa brecha para outros. Não importa o tamanho do seu desafio, enfrente-o, assuma de vez a reconstrução de sua vida espiritual, fortaleça-se na fé, derrote seus inimigos e vença suas batalhas espirituais em sua jornada de fé.

Que Deus recompense os nossos escritores. Que Deus use poderosamente os professores. Que Deus enriqueça espiritualmente os estudantes destas lições bíblicas. Que Deus ajude o seu povo a reconstruir sua vida e sua história.

Deus o(a) abençoe!

Pr. Jonas Sommer

Direitos reservados por:
Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira