“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.” (IJoão 3:21,22)
Muitas pessoas se perguntam o porquê que Deus não responde suas orações. Pode ser porque estejam pedindo errado, ou porque Deus queira ensinar algo, ou porque Ele tem algo maior preparado, ou ainda, porque a pessoa está distante dEle.
A bíblia fala que “os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro” (Salmos 34:15) e que “Deus não ouve pecadores, mas ouve o homem que o teme e pratica a sua vontade” (João 9:31).
Leia também alguns artigos relacionados:


Sabemos que todos nós somos de natureza pecaminosa, mas também sabemos que Deus, por sua grande misericórdia, nos estende sua mão e nos convida a viver uma vida ao lado dele, buscando a santificação todos os dias para mantermos o pecado distante de nossa vida. Porém, isso não quer dizer que nunca mais iremos pecar, somos falhos e isso irá acontecer, e é ai que temos que tomar cuidado.
Deus está sempre pronto para ouvir e atender as nossas orações, mas nós também temos uma parte nisso, que é “obedecer aos seus mandamentos e fazer o que lhe agrada”, ou seja, buscar ser justo, viver dentro da vontade de Deus. É a oração de alguém assim que Tiago diz ser “poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).
Por outro lado, em Salmos 66:18 lemos que “se acalentarmos o pecado em nosso coração, o Senhor não nos ouvirá”. Vemos aqui que o pecado pode ser o motivo pelo qual Deus não ouve as nossas orações, assim como diz também em Isaías 59:1-2: “Vejam! O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dEle, e por isso Ele não os ouvirá”.
Enquanto estivermos no pecado Deus não nos ouvirá, pois isso é prova de que estamos separados dEle, que há algo de errado em nossa vida espiritual. Nesse momento a única oração que Deus ouvirá é a de arrependimento, onde confessamos que estávamos pecando e, com sinceridade, pedimos perdão, ai então, voltaremos para perto de Deus, teremos comunhão novamente e Ele poderá ouvir nossas orações, e responder conforme a sua vontade.
Deus está sempre pronto para nos ouvir, mas nós muitas vezes não fazemos a nossa parte; deixamos o pecado entrar em nossa vida e nos afastamos dEle, interrompendo a nossa relação. Deus ouve a oração do justo, daquele que busca fazer a sua vontade, daquele que erra, mas reconhece o erro e pede perdão. Se estivermos em comunhão com Ele, Ele nos ouvirá e responderá, seja para dizer sim, não ou espere, e cabe a nós confiar!
Leia também alguns artigos relacionados:

