Elcana, seu marido, lhe perguntava: “Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” (1 Samuel 1:8)

Ana era uma mulher amargurada. Dividia seu marido com outra mulher (Penina), e esta já tinha lhe dado dois filhos, enquanto ela era estéril. Como se isso já não bastasse, Ana ainda tinha que enfrentar as provocações de Penina continuamente.

Sua tristeza era tão grande que a Bíblia nos fala que Ana chorava e já não comia. Ela estava carregando um fardo, que era muito dolorido para as mulheres daquela época, a esterilidade. Mas apesar disso, tinha um marido que a amava e queria vê-la bem. Ele não se importou se Ana podia ou não ter filhos; Elcana simplesmente a aceitou do jeito que ela era.

Preocupado com sua esposa, ele pergunta: “Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” Elcana não queria que sua mulher ficasse triste. Ele fazia o que podia para ela se sentir melhor e amada, queria que Ana visse que ele estava ali, independente dela ter lhe dado filhos ou não.

Porém, ela estava focada em sua dor. Queria acabar com o sofrimento, queria dar alegria ao marido e findar as provocações de Penina. Ana queria seu filho. E ela teve. Depois de muita humilhação e lágrimas, depois de se derramar diante do Senhor, ela consegue o milagre em sua vida. Samuel chega e Ana se acalma, transborda em gratidão e cumpre a promessa de dar o menino para servir na obra de Deus.

Agora, pare um pouco e pense: Quantas vezes você já esteve onde Ana esteve? Mas com uma diferença. No lugar de Elcana, coloque Deus. Quantas vezes você já teve que enfrentar provocações, quantas vezes se sentiu humilhado, esquecido? Quantas vezes você tem chorado?

E agora, quantas vezes Deus tem perguntado a você: “Será que não sou melhor para você do que essa situação que tem lhe roubado a paz?” Você pode não ter um marido, um filho, um irmão, nem sequer um amigo ao seu lado, mas Deus está. E isso tem que ser o suficiente para você. Mesmo que pareça que o mundo venha contra você, você não deve temer e nem se afogar num mar de tristeza, pois você tem Deus e isso é tudo o que você precisa.

Enquanto você se desespera e acha que não há mais solução, enquanto você acha que está sozinho, enquanto você sente que suas forças estão acabando e pensa em desistir... Deus está do seu lado, dizendo que você é importante para Ele. Não importa se você fracassou, se você não tem tudo o que queria ter, não importa. Deus está falando que lhe ama, você pode estar mergulhado na dor também, e não estar conseguindo ouvir.

Mas você precisa ouvir. Você precisa saber que não está sozinho, que há esperança e que nada acabou. Deus está ai e quer ajudar você a recomeçar, quer ajudar você a conseguir o que quer. Ana precisou orar só mais uma vez, para Deus lhe entregar o milagre; mas foi uma oração fervorosa, uma entrega total, um pedido desesperado. Talvez não seja isso que esteja faltando para você? Por que você não tenta? Ele está ai, se achegue e peça o que você tanto almeja, não importa o que seja, Ele é seu Pai, vai entender exatamente o seu pedido.

Não ignore a presença de Deus no meio do sofrimento. Não deixe que as provações se tornem maiores que seu Deus, pois elas não são. Deus está com você e isso é o que importa, perto dEle tudo fica pequeno. Tudo.

Artigos Relacionados

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve ter ouvido...
Bons Tempos Bons Tempos
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas...
Respostas Bíblicas para Tempos de Crise Respostas Bíblicas para Tempos de Crise
  O Estado está economicamente fraco, sendo alvo de interesse das nações estrangeiras, desejosas por expandirem mais e mais sua influência. Pesadas...