Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.” Juízes 2:19

Vê-se muito hoje em dia igrejas cheias, com um número tão grande de pessoas que ao olharmos, só um pensamento vem a nossa mente: “Quanta gente! Como eles conseguem isso?” Fazemo-nos essa pergunta, pois sabemos o quão difícil é que as pessoas venham a igreja. Sempre há algo mais importante na vida delas do que separar um tempo para Deus.

Mas logo surge outra pergunta: será que todas as pessoas que estão lá dentro sabem o real significado de estarem lá? Estão por causa de Jesus ou porque querem uma benção de tal pastor? É triste, mas a realidade é que a maioria das pessoas que lotam essas igrejas, não conhecem o evangelho verdadeiro, pois são enganadas por pastores ou qualquer outro líder que lhes falam o que querem ouvir e, como parece bom, elas nem sequer leem a Bíblia para saber se realmente é verdade o que eles dizem.

Leia também alguns artigos relacionados:

O Deus que vive com os homens! O Deus que vive com os homens!
Café Com Deus
Por volta do 6º século antes de Cristo, Nabucodonosor, monarca do grande império Babilônico, teve um...
O Milagre vai chegar! O Milagre vai chegar!
Café Com Deus
“Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu...

Em outras palavras, essas pessoas não estão indo atrás de Jesus, mas sim da pessoa que está lá na frente, simplesmente porque tudo que eles falam, é tudo o que elas querem ouvir e acreditar. Porém, isso não acontece somente nas igrejas grandes. Há muitas congregações locais, em que as pessoas se “apegam” ao pastor e o que ele diz, está dito.

Isso é algo muito perigoso. Não podemos perder nosso foco: JESUS. Ele é o real motivo de irmos a igreja e de vivermos como cristãos, não podemos colocar nossa confiança em homens, e tê-los como exemplos, pois são homens e estão sujeitos a erros como nós.

Quantos irmãos se afastam da igreja porque o pastor ou algum irmão saiu! Isso não pode acontecer! Nossa base deve ser a Palavra de Deus, nosso líder é Jesus. Se não for assim, então está faltando maturidade. Precisamos andar com nossas próprias pernas, ter nossa própria opinião e, o mais importante, a nossa própria comunhão com Deus.

No versículo acima vemos que os israelitas se desviavam sempre que um juiz morria, pois eles precisavam de alguém sempre ali para mantê-los nos caminhos do Senhor, e quando ficavam sem ninguém, facilmente voltavam aos caminhos pecaminosos. Isso deixa claro que nunca houve conversão na vida deles. Eram dependentes e fracos.

Será que a igreja de hoje não está na mesma situação? Quando um pastor, por qualquer motivo que seja, deixa a igreja, será que não há pessoas que também saem da igreja por causa dele? Infelizmente sim. Pessoas que não estão firmadas e estão com a visão desfocada.

JESUS é nosso alvo! Não importa se as outras pessoas irão escolher outros caminhos. Nós temos que estar firmes. Temos que entender o porquê que somos chamados de cristãos, entender o evangelho que a Bíblia traz, e permanecer focados, independente se alguém vai ou não abandonar a batalha.

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” 1 Coríntios 16:13

Leia também alguns artigos relacionados:

O Senhor olha para o coração! O Senhor olha para o coração!
Café Com Deus
“Porém, o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua...
Odiados de todos sereis! Odiados de todos sereis!
Café Com Deus
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (...