Provavelmente você não quer ver sua igreja parar de cumprir sua missão. Uma das primeiras missões da igreja local é alcançar novas pessoas com o amor de Cristo, o que resulta, naturalmente, em crescimento. Mas quase toda igreja (e quase toda organização) enfrenta períodos em que o crescimento para. Muitas não tem visto crescimento por anos, ou décadas. O que fazia efeito antes e parou de fazer agora? Um mal-estar se estabelece e é muito difícil descrever. O que fazer?

Uma das melhores coisas que qualquer líder pode fazer, quando se está em uma situação difícil, é parar de fazer suposições e começar a elaborar perguntas. Nossas suposições nos levam onde nós estamos, mas elas não necessariamente nos levarão onde nós precisamos chegar.

Aqui estão 5 perguntas importantes que você pode fazer quando sua igreja para de crescer:

Leia também alguns artigos relacionados:

Métodos e estratégias para evangelização Métodos e estratégias para evangelização
Comentário da lição
Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em...
A urgência da missão
Comentário da lição
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Mateus 9:...

1. Você tem paixão por missões? 

Igrejas eficazes têm paixão por missões. É muito mais do que um pedaço de papel na parede ou algo que a diretoria recita em reuniões anuais – precisa vibrar diariamente nas almas das pessoas da congregação. É necessário motivar todas as ações da comunidade. Isso deve consumir as pessoas. Frequentemente uma igreja que parou de crescer perdeu a urgência de sua missão.

2. Nós somos focados em pessoas sem igreja ou em nós mesmos?

Nosso movimento natural é focar em nós mesmos, e não focar em Cristo e nas outras pessoas. A atração gravitacional de qualquer igreja é para as pessoas de dentro, e não para as pessoas de fora. Se a igreja não prestar atenção nesse detalhe, se tornará um lugar onde as preferências dos membros triunfará sobre a paixão por missões.

Há duas maneiras principais para lidar com esse movimento natural:

- Em toda decisão, foque em quem você quer alcançar, não em quem você quer manter;

- Comprometa-se a perder sua vida para salvar outras.

3. Nossa estratégia ou abordagem se tornou obsoleta?

A estratégia que trouxe resultado no passado, não necessariamente trará resultado no presente e futuro. Sendo que a missão da igreja é eterna, as estratégias deveriam mudar de geração para geração. Atualmente, na verdade, as estratégias devem mudar mais rápido do que isso.

Leia também alguns artigos relacionados:

Celebração em Bituruna/PR Celebração em Bituruna/PR
Igreja no Brasil
Em novembro do ano de 2012, uma grande festa comoveu a cidade de Bituruna – PR, cerca de 450 pessoas...
Viagem Missionária a Moçambique 2016 Viagem Missionária a Moçambique 2016
Igreja no Brasil
Viagem Missionária para África do Sul e Moçambique Amados irmãos. Graça e paz da parte de Jesus...

Como saber se sua estratégia se tornou antiquada ou necessita ser reavaliada? No instante em que ela deixa de ser efetiva.

4. Nós estamos atualizados com relação a constante mudança em nossa cultura?

Enquanto você está montando sua estratégia, é necessário que estude sua cultura. Ela está sempre mudando, radicalmente e rapidamente. Nós agora vivemos num mundo pós-cristão e pós-moderno. Isso é verdade no Canadá e também é cada vez mais verdade nos Estados Unidos. As igrejas precisam compreender o enorme buraco que elas têm deixado na cultura por não conhecê-la ou não falar dela.

5. Quando foi a última vez que eu convidei alguém pessoalmente para ir a igreja?

Ai! A realidade é que muitos cristãos, por diferentes razões, não gastam tempo com pessoas sem igreja. As desculpas para essa atitude são muitas.

Mas se quase ninguém da sua igreja conhece alguém sem igreja, não há mistério por que sua igreja não está crescendo. Vá onde as pessoas estão. Ame-as. Lute para atraí-las. Convide as pessoas a conhecerem a Cristo da maneira que você já o conhece. Encoraje-as a pertencerem a uma comunidade como a sua igreja local. 


Traduzido por Alessandra Selhorst a partir de 5 Questions to Ask if Your Church Isn’t Growing

Leia também alguns artigos relacionados:

Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017) Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017)
Igreja no Mundo
O pastor Andrew Samuels, Secretário Geral da Federação Batista do Sétimo Dia Mundial e pastor da...
Missões no Sertão do Ceará
Igreja no Brasil
No dia 07 de Março, uma comitiva da Região Nordeste visitou a IBSD de Monte Castelo-Choró. Estiveram...