Dêem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito.    

1 Crônicas 16:8

Graças ao incrível e maravilhoso Deus por Tudo que Ele fez durante os dias de missão na Tanzânia – África. Deus nos abençoou muito e de várias maneiras durante  essa missão. Por isso queremos compartilhar com todas as pessoas, divulgar entre as nações os feitos do Senhor.

Essa missão foi um projeto da Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia, e aconteceu durante os dias 13 à 22 de julho de 2018. Eles convocaram jovens de diferentes países para compor o time desta missão. Os jovens que responderam esse chamado foram: Alessandra Maria Selhorst (Brasil), Andressa Francielli Razoto Taborda (Brasil), Tango Phiri (Malawi), Cassandra Rod (Estados Unidos) e Jevaughnie Martin (Jamaica).

Leia também alguns artigos relacionados:

Notícias da Igreja na Tanzânia após visitas de Missionários Notícias da Igreja na Tanzânia após visitas de Missionários
Igreja no Mundo
Com alegria e gratidão ao nosso Deus, compartilhamos o e-mail do Pr. Robango, da Tanzânia, enviado à...
A urgência da missão
Comentário da lição
Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Mateus 9:...

A Chegada

No dia 13 de julho, quando chegamos, fomos recepcionados pelo pastor Robango Ryakitimbo (pastor responsável pela igreja de Arusha) e alguns membros da igreja. Ficamos hospedados em uma casa, no mesmo terreno onde era a casa do pastor. Moses e Rebecca, filhos do pastor, e alguns líderes da igreja, nos auxiliaram nas traduções de inglês para swahili, língua falada na Tanzânia. Então, o time da missão falava em inglês, e estas pessoas traduziam do inglês para o swahili.

Ainda no dia 13 fomos até a igreja de Arusha para nos reunirmos com os líderes da igreja e os anciãos, para alinharmos a programação que já havia sido definida pela Sociedade Missionária em conjunto com os líderes da igreja em Arusha. Chegando na igreja, encontramos os irmãos louvando enquanto esperavam pelo time da missão. No dia 14 participamos do culto na igreja de Arusha.

Classes

Dos dias 16 a 20 de julho, das 9h às 12h, oferecemos às pessoas da igreja e comunidade aulas de informática básica, aulas de música e escola bíblica de férias para as crianças.

Alessandra, Jevaughnie e Rebecca (filha do pastor Robango) foram os professores de informática básica. Tivemos 15 alunos nessa classe, dentre eles crianças, jovens e adultos. Eles aprenderam noções básicas de utilização do sistema operacional, como criar pastas, abrir e editar arquivos, mover arquivos de uma pasta para outra. Também aprenderam noções básicas dos programas Word, Excel e Power Point. No último dia de aula, mostramos aos alunos como acessar a internet (principalmente através da ferramenta de pesquisa Google e do site Youtube), e também criamos 3 contas de e-mails para 3 alunos.

As aulas de informática foram ministradas colocando um notebook em uma cadeira (já que não tínhamos mesa para colocarmos os notebooks), e os alunos sentavam ao redor desta cadeira. Explicávamos e demonstrávamos como fazer determinada coisa no notebook, e depois cada aluno tinha a oportunidade de praticar no notebook o que fora ensinado. Um aluno esperava pelo outro, e enquanto esperavam, eles auxiliavam a pessoa que estava fazendo o exercício no notebook.

Andressa e Cassie foram as professoras de música. Todos os dias as aulas eram iniciadas com um devocional, sobre como poderíamos adorar a Deus e influenciar os demais através da música. Tivemos a oportunidade de ensinar aos alunos um pouco sobre ritmo musical, noções básicas de partitura de piano e também acordes de violão. Para desenvolvermos o trabalho utilizamos um teclado da igreja local, como também um violão doado pela Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia Européia, através do pastor Jan Lek, que é membro dessa sociedade. A classe era composta por 10 alunos, todos com muita força de vontade em aprender.  

Tango foi a professora das crianças e desenvolveu as seguintes atividades com elas:

  • Lições bíblicas
    • História da criação;
    • Abraão e Ló;
    • Jesus quando criança.
  • Brincadeiras envolvendo o tema “Criação”;
  • Aprendendizado de louvores envolvendo os temas estudados.

Visita a igreja de Samaria

No dia 16, na parte da tarde, fomos conhecer a igreja de Samaria. No caminho entre Arusha e Samaria, visitamos a família do pastor Peniel, pastor responsável pela igreja de Samaria. Nesta visita tivemos a maravilhosa oportunidade de cantar louvores com sua família, e também fizemos um momento de oração.

Ao chegarmos na igreja de Samaria, participamos de um culto de louvor e adoração ao nosso Deus com os irmãos de lá. Após o culto, os irmãos preparam com todo carinho um espaço com mesas, cadeiras e toalhas, onde eles nos serviram refrigerante e amendoim. Percebemos que eles nos ofereceram o melhor que eles poderiam oferecer, e este gesto tão amoroso ficará gravado para sempre em nossos corações.

Cultos Evangelísticos

Nos dias 17, 19 e 20 realizamos cultos evangelísticos, ao ar livre, na região de Arusha. Durante esses cultos, 3 pessoas aceitaram a Cristo no momento do apelo, feito após as pregações. Nossa oração é que essas pessoas permaneçam no caminho de Cristo, e que a igreja em Arusha seja o suporte que essas pessoas necessitam nessa nova caminhada.

Um jovem que aceitou a Cristo, chamado Petro, convidou o time da missão para ir até sua casa, para que  conhecêssemos sua família. Nesta visita tivemos a oportunidade de orar pela família do Petro e dar uma bíblia a ele, para que ele continuasse conhecendo a Deus e Sua vontade.

Doações

Levamos 900 dólares em doações das igrejas do Brasil e Jamaica, e com esse dinheiro compramos os seguintes itens para a igreja de Arusha e Samaria:

Leia também alguns artigos relacionados:

Missões no Sertão do Ceará
Igreja no Brasil
No dia 07 de Março, uma comitiva da Região Nordeste visitou a IBSD de Monte Castelo-Choró. Estiveram...
Missão Musical para o Malawi - África Missão Musical para o Malawi - África
Igreja no Mundo
Sorrisos que resplandecem e permanecem no olhar de quem os vê. Alegria que persiste, que contagia, e...

- 2 bicicletas para que os pastores pudessem fazer visitas aos membros (1 bicicleta para a igreja de Arusha e 1 bicicleta para a igreja de Samaria);

- 30 cadeiras de plástico para a igreja de Arusha. A igreja alugava estas cadeiras, e com a doação agora não é mais necessário alugar as cadeiras;

- 20 bíblias e 12 hinários de cânticos. Dez bíblias foram destinadas a igreja de Arusha e dez bíblias foram destinadas a igreja de Samaria. Aqui temos um importante testemunho: o pastor Peniel nos informou que a igreja de Samaria não tinha dinheiro para comprar as bíblias para seus membros. Mas ele disse que mesmo não tendo o dinheiro, eles continuaram orando. E quando nós chegamos com as bíblias, o pastor disse que o milagre aconteceu. Glórias a Deus por isso. Agora cada família da igreja de Samaria possui uma bíblia para estudo da preciosa palavra de nosso Deus;

- 2 notebooks: um notebook doado pelo irmão Clinton Brown, diretor executivo da Sociedade Missionária, e outro notebook doado pelo nosso irmão do Brasil, Clodoaldo Felicio. Esses dois notebooks ajudarão as pessoas na Tanzânia a continuarem estudando informática;

- 1 violão, doado pelo Pastor Jan Lek, em nome da Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia Européia, para a igreja de Arusha. Aqui temos mais um testemunho. Nós chegamos na Tanzânia no dia 13 e o violão só chegou no dia 18. Enquanto o violão não chegava, ligávamos todos os dias para o aeroporto, estávamos angustiados, ansiosos para usar o violão nas aulas de música e nos cultos. Então, no dia 17 a noite, a irmã Tango falou: “Por que nós não fazemos uma oração específica pelo violão? Nós estamos tão angustiados, vamos orar.” Então nós oramos, e no dia 18 já pela manhã o pastor Robango veio nos cumprimentar e disse: “Tenho boas notícias. O violão chegou!”. Como Deus respondeu rápido à nossa oração!

- Livros com histórias bíblicas e lápis de cor para as crianças.

Também foram levadas roupas de adultos e crianças, e óculos de leitura, que foram entregues aos membros da igreja de Arusha.

Agradecimentos

Agradecemos e louvamos a Deus, o dono desta missão. Ele proveu todas as coisas, Ele nos abençoou e nos protegeu. Ele escolheu as pessoas para fazer parte desta missão. Eu, Alessandra, líder desta missão, testemunho que o time trabalhou muito bem junto, com todo amor por Deus, pelas pessoas e com todo respeito o tempo todo. Essa missão foi composta por um time jovem, mas muito maduro espiritualmente. Pude ver que cada membro do time tinha em seu coração o desejo de tão somente ser canal de benção na vida das pessoas ali na Tanzânia.

Agradecemos às pessoas que auxiliaram financeiramente essa missão. Obrigada por terem nos auxiliado a chegar na Tanzânia e abençoar aquele povo.

Agradecemos a todos os irmãos que oraram por essa missão. Temos a certeza que esta missão foi a benção que foi por causa da oração de cada irmão. Continuem orando pela igreja na Tanzânia, para que os líderes tenham sabedoria, que tenham sempre suas forças e fé renovada, para que continuem proclamando o Evangelho e trabalhando com alegria na obra de nosso Deus. Que Deus dê sabedoria e muito amor aos pastores, para que conduzam bem o rebanho que Deus colocou em suas mãos.

  • Arusha-ChurchArusha-Church
  • Pr-Peniel-HousePr-Peniel-House
  • RubenRuben
  • Samaria-Inside1Samaria-Inside1
  • Samaria-Inside2Samaria-Inside2
  • Samaria-outsideSamaria-outside
  • bible-donationbible-donation
  • biciycle1biciycle1
  • biciycle2biciycle2
  • cadeiras-samariacadeiras-samaria
  • chair-donationchair-donation
  • children-materialchildren-material
  • collage-tanzania-missioncollage-tanzania-mission
  • computer-classcomputer-class
  • guitar-donationguitar-donation
  • music-classmusic-class
  • notebook-donationnotebook-donation
  • team-missionteam-mission
  • time-cadeiras-samariatime-cadeiras-samaria
  • two-men-accepted-Christtwo-men-accepted-Christ
  • young-man-accepted-christyoung-man-accepted-christ

Leia também alguns artigos relacionados:

Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017) Missão para treinamento de pastores e líderes no Malauí (2017)
Igreja no Mundo
O pastor Andrew Samuels, Secretário Geral da Federação Batista do Sétimo Dia Mundial e pastor da...
Viagem Missionária: Polônia, Líbano e Síria Viagem Missionária: Polônia, Líbano e Síria
Igreja no Mundo
Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. Romanos 15:20 (a)...