O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!    

Salmos 138:8

Davi, ao escrever este salmo, expressa três grandes verdades. Ele as sente de forma autêntica, verdadeira. E todo crente em Jesus Cristo também deve possuir estas mesmas convicções.

Total confiança nos propósitos de Deus para com a sua vida

A primeira coisa que Davi expressa é a TOTAL CONFIANÇA NOS PROPÓSITOS DE DEUS PARA COM A SUA VIDA. Sim, para ele os acontecimentos ao longo de nossa existência não são meras coincidências, mera obra do acaso. O lugar onde nascemos, os amigos que tivemos, as experiências que vivenciamos, tudo foi conhecido por Deus e fez parte de um grande plano para a nossa existência. Quando um rapaz é selecionado para servir ao exército, é submetido a treinamentos duros e difíceis. Em alguns testes de sobrevivência assistidos o grupo é deixado por dias num matagal, onde deve aprender a procurar água, fazer fogo, caçar, distinguir ervas comestíveis, construir abrigos. No frio de julho, quando há geada e neve, em alguns lugares, os recrutas atravessam os momentos mais difíceis. Talvez se perguntem: “Por que tudo isso?” E os treinadores informam: “Para que saibam como se portar nas adversidades do combate, nas vicissitudes da vida, para torná-los combatentes destemidos e valiosos”. E, de fato, aqueles que foram submetidos a tais testes obtém uma coragem, uma bravura, uma convicção de força, que de outra forma não teriam. Assim é a vida daquele que confia em Deus: ele sabe que tudo o que lhe acontece obedece a um plano preestabelecido por Deus.

Fé na misericórdia do Senhor

A segunda coisa é FÉ NA MISERICÓRDIA DO SENHOR. Deus sabe até onde resistiremos. Deus tem piedade e amor por nós. Mesmo quando lutas atravessarmos, a Sua misericórdia estará conosco, se nEle realmente cofiarmos. Ele não nos deixa em pleno desamparo. Aliás, diz Paulo que nós não somos daqueles que só esperam no Senhor para esta vida. Nós cremos na vida eterna. Nós cremos na salvação. Por causa disto é que os cristãos dos três primeiros séculos iam bravamente às arenas com o fim serem mortos pelos ímpios pagãos em testemunho da fé no Senhor. Eles criam na misericórdia de Deus, que um dia os ressuscitaria, que lhes retornaria à vida novamente. O fiel a Deus crê no Senhor para viver e não teme a morte e o além. Jesus afirmou: 

  Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;    

João 11:25

A necessidade de clamar a Deus

A terceira coisa mencionada por Davi é A NECESSIDADE DE CLAMAR A DEUS. Deus nos ensinou a orar, a conversar com Ele, a buscá-Lo em oração. 

  ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.    

Jeremias 33:3

Deus quer ser buscado, desejado, encontrado! E Ele ouve ao que O busca com sinceridade e dedicação. 

  Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.    

Daniel 10:12

Vamos fazer como Davi? Vamos crer que o Senhor nos dirige? Vamos confiar na misericórdia divina para conosco? Vamos buscar ao Senhor intensamente, sempre certos de que Ele nos escuta? Que Deus nos abençoe. Amém.

Que Deus nos abençoe.

Wagner Antonio de Araújo


Mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes. 

Artigos Relacionados

O Senhor Enxuga as Nossas Lágrimas O Senhor Enxuga as Nossas Lágrimas
 Além de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação com todas as igrejas.     2 Coríntios 11:28 Amados irmãos e irmãs,...
Quinta opressão, terça-feira
  Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. .   Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado...
Segunda opressão, sábado
  Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. .   Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.    ...
Firmados na Esperança Firmados na Esperança
Situações que parecem um deserto, que parecem ser o fim, que parecem não haver mais chances, para as quais, racionalmente, não há solução, em...