Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

A palavra tentação, segundo o dicionário, significa “movimento interior que nos instiga a fazer o mal”. É algo que nos “puxa” para fazermos o que não queremos; o que sabemos que é errado, mas que também nos proporciona algum prazer, nem que seja por alguns instantes.

Deus jamais nos levaria a pecar, pois a vontade dEle para nós é a santificação (1 Tessalonicenses 4:3), sendo assim, a tentação não vem de Deus, vem do nosso inimigo que quer nos fazer cair e vai usar todas as armas que ele tem para isso. Ele ousou usá-las até mesmo com o próprio Jesus, depois que este foi batizado.

Jesus foi tentado durante 40 dias num deserto, onde não tinha nada para comer. O Diabo, então, começa usar suas artimanhas tentando Jesus a transformar as pedras em pães. Jesus poderia fazer isso, Ele tinha esse poder, mas há um “porém”. Jesus estava “cheio do Espírito Santo” (Lucas 4:1), Ele estava preparado para resistir às tentações e não estava sozinho nisso, por isso suportou todas as tentações até o inimigo se cansar.

Jesus não precisava ter passado por isso, assim como não precisava passar pela cruz, mas o seu amor por nós O moveu a tudo isso. Ele sabia que nós seríamos tentados e não quis se poupar e deixar que nós sentíssemos isso sozinhos. Jesus quis sentir isso na pele por nós e, hoje, quando as tentações vêem sobre nós, Ele pode olhar para nós e dizer: “Resista filho, eu já passei por isso, sei o que você está sentindo. Resista!”.

A Palavra de Deus fala que nenhuma tentação é mais do que podemos suportar, que Deus sempre nos dará uma saída, pois Ele é fiel e não deixaria sermos tentados além do que podemos, então, não há desculpas para cair no pecado. Se nós queremos resistir e ser fiéis à Deus, nós vamos conseguir, pois Ele nos ajudará.

Jesus entende que as tentações são momentos difíceis, por isso Ele nos fala o que devemos fazer para resisti-las: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Jesus sabe que somos fracos, mas pede que oremos e que estejamos preparados “para que possamos ficar firmes contra as ciladas do Diabo” (Efésios 6:11).

 “Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados” (Hebreus 2:18). Jesus venceu as tentações do Diabo e nos ajuda a vencê-las também!

Artigos Relacionados

Batistas do 7º Dia na Índia sofrem com enchentes! Batistas do 7º Dia na Índia sofrem com enchentes!
Após semanas de chuva implacável e um ciclone recente, relata-se que pelo menos 81 pessoas morreram na Índia. Duas regiões do oeste (Gujarat e...
Pedido de Oração URGENTE! Pedido de Oração URGENTE!
     Nossos irmãos em Burundi relatam que a comunidade de Gitaza está enfrentando muitos desafios devido à enchentes. Suas informações revelam que...
Estejam alertas! Estejam alertas!
"O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e...
O pecado interrompe sua oração! O pecado interrompe sua oração!
“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus...