É certo que você vencerá! "Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!" (Números 13:30)

"Medo”, ausência de coragem, preocupação com determinado fato ou com determinada possibilidade... Sentimento que nos faz recuar ou até mesmo parar durante a caminhada. Foi isso que atingiu os homens enviados para expiar a terra de Canaã.

Vendo a cidade cercada por grandes muros e habitada por um povo forte, não puderam sentir outra coisa, a não ser medo. Eles olharam para o que teriam que enfrentar e se apavoraram; olharam para o tamanho dos muros e dos homens, mas não olharam para o tamanho do Deus que estava com eles, por isso começaram a chorar e reclamar, dizendo que seria melhor ter morrido e questionando Deus por tê-los trazido até aquele lugar.

Será que nós não agimos assim às vezes? Quando estamos passando pela provação, ou quando vemos o tamanho da prova que teremos que enfrentar, será que não é essa a nossa reação: medo? É possível que sim. Sentir medo não é algo incomum, pelo contrário, todos nós sentimos medo. O problema está em o que iremos fazer com esse sentimento: iremos deixar que ele nos domine, fazendo com que fiquemos parados sem saber o que fazer, ou iremos dominá-lo e prosseguir, colocando a fé em Deus acima de tudo?

Essa última reação foi a de Calebe. Enquanto todos reclamavam e espalhavam seus medos uns para os outros, ele se levanta e diz que "Sim! É possível tomar posse da terra”. Calebe não se esqueceu de quem ele servia. Tudo o que diziam estava certo; a cidade estava bem protegida e com homens fortes, mas a verdade mais importante estava sendo esquecida: Deus estava com eles! Mas Calebe não se deixou cegar pelo medo, ele não esqueceu que Deus é quem estava no comando, e por isso sabia que iriam vencer.

Nos momentos em que o medo vier nos atormentar precisamos ser como Calebe. Não podemos deixar que o medo tome conta de nós, não é isso que Deus quer, não é isso que a Bíblia ensina. Ela nos ensina a sermos fortes e corajosos, nos ensina a prosseguir, porque temos o Deus Todo Poderoso do nosso lado.

Não importa se você sentir medo. Isso é normal. Mas você precisa vencê-lo. Olhe para Deus, veja quão grandioso Ele é, quão poderoso! E Ele garante a vitória a você. Não se apavore se você tiver que lutar, Deus está com você. Coloque sua confiança em Deus, acredite nEle. É certo que você vencerá!

Artigos Relacionados

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve ter ouvido...
Bons Tempos Bons Tempos
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas...
Respostas Bíblicas para Tempos de Crise Respostas Bíblicas para Tempos de Crise
  O Estado está economicamente fraco, sendo alvo de interesse das nações estrangeiras, desejosas por expandirem mais e mais sua influência. Pesadas...