Neste Domingo é comemorado o Dia dos Pais. E a melhor forma que encontro para homenageá-los é ministrando-lhes os ensinamentos vivos da Palavra de Deus. Então compartilharei um belo exemplo de vida deixado por “Jairo” no seu papel de homem e de pai, no relato Bíblico que se encontra no evangelho de Marcos 5:21-24 e Marcos 5:35-43.

Pai, sua caminhada não é fácil. No mundo em que vive, cada vez mais, são lhe impostas dificuldades, lutas, crises que parecem difíceis de superar:

- O trabalho puxado, pesado e desgastante, por inúmeras vezes absorve sua energia física e mental;

Leia também alguns artigos relacionados:

Os que confiam no Senhor Os que confiam no Senhor
Café Com Deus
O versículo primeiro do Salmo 125 diz: “Os que confiam no Senhor são como o Monte de Sião, que não...
Meu pai, meu herói Meu pai, meu herói
Família
Fico observando as crianças da atualidade terem tantos heróis para admirarem, todos apresentados...

- Tem a responsabilidade de ser o líder e chefe da casa, “o cabeça” da estrutura familiar;

- Cabe a você suprir as carências e necessidades da sua esposa;

- Você deve atender às carências e necessidades dos seus filhos.

- Se administra mal o seu tempo e finanças, pode sofrer muitas outras crises...

Quando surgem os imprevistos de uma doença, crise conjugal, desemprego, morte, até o mais forte, nobre, destemido e bravo guerreiro pode se abalar... Mas a boa notícia é que apesar do caos, você pode se encontrar com Jesus e, em meio ao caos, pode confiar nele.

1)   Marcos 5:21-24 – A Responsabilidade de um Pai;

A Bíblia descreve Jairo como “chefe da sinagoga”. E, portanto, um dos líderes principais dos judeus. Seus deveres no ofício religioso incluíam a direção da adoração, a seleção daqueles que deveriam liderar a oração, leitura e interpretação da lei e da Escritura, pregar, além de cuidar das questões financeiras e materiais da sinagoga.

Ou seja, Jairo era um realmente um homem cheio de responsabilidades perante sua comunidade. Exercia um papel de liderança. E por ter o status de chefe da sinagoga, tinha muita influência na sociedade da época. Mas, apesar de ocupar função tão elevada e isso lhe consumir a maior parte do tempo de sua vida, este chefe da sinagoga também era PAI. E, num momento de extrema necessidade, demonstra amor e decide investir tempo em busca da cura de sua filha. [Pais, Filhos querem pais presentes. Pais que se atentem para as sua necessidades, sejam participantes de sua vida e que os ame].

Notem a sabedoria de Jairo ao procurar em Jesus a solução para o grave problema que sua filhinha estava enfrentando. Neste momento, sua família deveria estar desestruturada, imersa na tristeza de ver um ente tão amado, terrivelmente enfermo; Provavelmente Jairo possuía todos os recursos médicos e assistenciais ao seu alcance, mas escolheu Jesus!  [Pais, os filhos precisam que vocês sejam dependentes de Deus, dependentes da graça de Cristo, para que aprendam a tomar as melhores e mais sábias decisões].

Leia também alguns artigos relacionados:

Mardoqueu um bom exemplo de pai Mardoqueu um bom exemplo de pai
Família
Há muitos exemplos de pais na Palavra de Deus, alguns que foram bons e outros que não tiveram um bom...
A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...

Quanta humildade Jairo demonstrou ao fazer este pedido ao Mestre Jesus: Venha curar minha filha! Ela está morrendo! Um chefe da sinagoga diante do filho de um simples carpinteiro, ajoelhado e implorando por uma intervenção de Jesus. Nesta hora Jairo abandona o título de Chefe da Sinagoga e assume a nobre tarefa de ser Pai!  [Pais sejam humildes e enfrentem as lutas contra o seu “EU” aos pés de Jesus. Lembrem-se de que vocês não são somente aqueles que carregam o peso de levar a comida e o sustento para o lar. Você, pai, não é somente um administrador, um pintor, um carpinteiro, pedreiro, professor, Serviços Gerais, Caminhoneiro, Agricultor, Vidraceiro, Pastor... Você é Pai. Você precisa de Jesus. Filhos precisam de Pais com Jesus!

2)  Marcos 5:35-40 – A confiança;

No momento mais difícil de sua vida, quando recebe a notícia de que sua filha havia morrido, aquele pai, que se dobrou aos pés de Jesus recebe também a segurança que só vem de Deus, a segurança que Deus dá a todos aqueles que o buscam de coração; E vejam, era uma constatação real: a filha de Jairo estava morta!

Não temas, disse Jesus, Crê somente! Pais, não temam, creiam! Os filhos precisam ver seus passos de fé em direção a Deus para que possam segui-los!

 3) Marcos 5:41-43 – O milagre;

Mão bastasse a dor causada pela má notícia, Jairo se depara com a falta de fé das pessoas em sua própria casa, depara-se com as lamentações, com o drama de uma situação aparentemente irreversível e com o caos. Estes seriam bons motivos para abater sua fé... Mas Jesus não permite, entra em cena e, com sua autoridade, desfaz todo o alvoroço e realiza o milagre!

Sim, Pais, quando vocês confiam na Palavra de Deus podem alcançar as maiores bênçãos;

Sim, Pais, quando persistem, e lutam e enfrentam o seu eu e suas lutas, aos pés de Jesus, recebem dele a segurança;

Sim, Pais, quando entregam sua vida, e a vida de sua família ao Senhor, Ele age e opera milagres.

Pais, os filhos se espelham em você. Você é referencial de conduta e fé. Demonstre, a cada dia, apesar das circunstâncias, apesar das dores, apesar das lutas, em meio ao caos, CONFIANÇA em quem lhe tirou das trevas e lhe trouxe para a luz. Em meio ao caos Jesus lhe diz: Não tenha medo, creia somente!

Leia também alguns artigos relacionados:

Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...
As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...