"Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho". Gênesis 18:14

Deus havia prometido a Abraão uma descendência numerosa, mas o tempo estava passando, a idade avançando e nada. Então, Abraão resolve dar uma mãozinha para Deus e dá a ideia de tornar o seu servo Eliézer em seu herdeiro, mas esse não era o plano de Deus e Deus disse que não seria assim, ele teria que esperar mais um pouco.

Porém, Sara, sua esposa, já idosa também, teve outra ideia. Já que Deus tinha “impedido” eles de terem filhos, Abraão poderia se deitar com sua serva Hagar e ter um filho com ela, para então, se cumprir a promessa. Mas esse também não era o plano de Deus.

Leia também alguns artigos relacionados:

Justificação mediante a fé
Comentário da lição
Paulo mostrou que toda a humanidade está espiritualmente morta e sem esperança, sob o julgamento...
As promessas de Deus
Comentário da lição
  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por...

Deus, então, volta a falar com Abraão, e reforça a promessa de lhe dar um filho com Sara, esse sim seria o filho da promessa. Mas Abraão e Sara já não estavam mais conseguindo confiar nisso, pois já tinham passado da idade de ter filhos. Quando Sara escuta que vai ter um filho, ela acha graça e duvida dessa possibilidade. Foi aí que Deus disse a Abraão: "Existe alguma coisa impossível para o Senhor?"

Deus havia feito uma promessa a Abraão e ele creu nessa promessa, porém, com o passar do tempo, essa crença foi perdendo força, pois nada acontecia. Isso acontece conosco também. A Palavra de Deus está repleta de promessas, mas, às vezes, parecem demorar tanto para se cumprir, que já não temos mais paciência para esperar e fazemos igual a Abraão e Sara, queremos dar o nosso jeito.

Quando vamos por esse caminho, pelo nosso caminho, dificilmente, conseguiremos ser felizes, pois se não estiver nos planos de Deus, não dará certo. Temos que aprender a esperar mais, mesmo que leve anos. Não podemos deixar nossa fé esfriar, ao ponto de pensar que não há mais como isso ou aquilo acontecer, que o tempo que já passou, a oportunidade já foi. Não. Tudo acontecerá no tempo que Deus determinar.

Deus repetia sempre a Abraão a promessa dEle e repete para nós hoje também. Nós não precisamos nos preocupar em lembrar Deus sobre o que Ele tem que fazer em nossa vida, pois Ele é quem realmente sabe.

Se existe alguma coisa que lhe pareça impossível de acontecer em sua vida, saiba que não existe para Deus. Não há nada impossível para Ele. Deus não se limita ao tempo. Para Ele não há “tarde demais”. Ele cumpriu a promessa na vida desse casal. O filho veio e Sara viu o impossível acontecer em sua vida. “Deus me encheu de riso...”, “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos?...” (Gênesis 21:6-7), essas foram as palavras dela. Palavras de alegria, de uma mulher que gerou um filho em sua velhice.

Creia em Deus! “O Senhor é fiel em todas as suas promessas” (Salmos 145:13). O Deus do impossível é o seu Deus! O Deus que ama você quer o melhor para sua vida, então, não tente apressar as coisas, deixe Deus fazer as coisas do jeito dEle, mesmo que isso seja complicado ou doloroso. No fim, resultará numa alegria imensurável e você verá que Deus estava cumprindo sua promessa até nos mínimos detalhes de sua vida. 

Leia também alguns artigos relacionados:

Poder ilimitado Poder ilimitado
Café Com Deus
“O Senhor respondeu a Moisés: Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra...
Herdeiros da Promessa Herdeiros da Promessa
Lições Bíblicas
Em todo o caminho desde Gênesis até o Apocalipse podemos ver a mão de Deus no cumprimento de suas...