Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.Gênesis 39:10

Desde que o pecado entrou no mundo, o homem tem que lidar com ele dia após dia. O pecado está em todo o lugar. Às vezes se apresenta como algo indefeso, outras como algo claramente ruim, e obviamente que em nenhum dos casos ele é bom e nós sabemos disso, mas mesmo assim, muitas vezes cedemos à tentação.

A Bíblia nos conta a história de José. Um homem, que desde menino sempre foi muito ligado a Deus, e procurava viver de maneira a agradá-lo. Isso não impediu que ele viesse a sofrer (afinal, nós sabemos que Deus não nos promete uma vida livre de sofrimentos). José sofreu muito e, provavelmente, venceu muitas tentações em sua jornada, mas a Palavra de Deus nos relata uma dessas vitórias, com a qual temos muito que aprender.

Quando estava na fase boa de sua vida, ele foi tentado pela mulher de Potifar, seu patrão. A Bíblia diz que ela insistia dia após dia, ela queria a todo custo se deitar com ele. E é assim que o nosso inimigo age. Ele é insistente e tenta nos pegar no nosso ponto fraco.

José era solteiro, ela provavelmente era uma mulher bonita, e estava se entregando de bandeja para ele. Com certeza foi muito difícil para ele estar nessa situação. Mas José estava preparado. Ele não se rendeu aos desejos da carne.

Ele se lembrou das bênçãos que Deus tinha lhe concedido e reflete: “...Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” (v.9). José estava conectado com Deus, ele sabia que não estaria traindo apenas a Potifar, mas também a Deus. E por amor ao Senhor, ele resistia todos os dias ao pecado e mais, ele fugia do pecado. Ele procurava não ficar perto dessa mulher, ele não ficava provocando aquela situação, ele sabia que com o pecado não se brinca.

Que grande exemplo para nós! Quantas vezes pecamos de forma consciente, ou ficamos “provocando o pecado”? Devemos resistir e fugir dele. Claro que não é fácil, a nossa natureza é pecaminosa e vai nos puxar para o lado da tentação, mas nós temos que procurar estar mais perto de Deus, para podermos vencê-lo.

Muitas pessoas se deixam levar pelo prazer do momento, caem no pecado e acabam gostando. Porém, não podemos esquecer que nem sempre será assim. Um dia o pecado será destruído. Será no dia em Jesus voltar para nos buscar, e só irá com Ele aquele que conseguiu vencer o pecado e se preparou para sua vinda.

Não é impossível resistir, é apenas difícil, mas se nossa comunhão com Deus estiver firme e forte isso se torna fácil. Jesus está do nosso lado, Ele já enfrentou tentações e as venceu, por isso Ele pode e nos ajuda a vencê-las melhor do que ninguém.

Fuja do pecado. Ele pode parecer bom no momento, pode trazer até sensação de alegria, mas não se engane, o pecado afasta você de Deus e isso logo trará tristeza, remorso, culpa e todos os sentimentos ruins sobre sua vida. Siga o exemplo de José, se conecte com Deus e esteja pronto para dizer não ao pecado. Siga o exemplo de Jesus, viva para Deus.

“Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como Ele andou.” 1 João 2:5-6

Artigos Relacionados

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em sua jornada por este grande deserto. Nestes...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” Gênesis 50:20 Você já deve ter ouvido...
Bons Tempos Bons Tempos
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos. Mas...
Respostas Bíblicas para Tempos de Crise Respostas Bíblicas para Tempos de Crise
  O Estado está economicamente fraco, sendo alvo de interesse das nações estrangeiras, desejosas por expandirem mais e mais sua influência. Pesadas...