Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Provérbios 420-25
Quando se fala em coração logo pensamos em sentimentos, emoções e vontades. É interessante perceber que na perfeita anatomia do nosso corpo, o coração é o órgão mais bem protegido. A estrutura torácica contém ao todo 37 ossos que formam uma espécie de caixa protetora, onde o coração fica literalmente “guardado”.
Na Teologia Bíblica o coração é a sede dos desejos, das vontades, toda a vida. E a Palavra de Deus nos orienta a tomar alguns cuidados e seguir as instruções que nos garantem a proteção e saúde do nosso “coração”.
Leia também alguns artigos relacionados:


I) Primeiro Cuidado: Alimentação. Provérbios 4 20-22.
A primeira dica neste trecho está relacionada à Palavra de Deus; e, sobretudo, que devemos dar a devida atenção a Quem está nos ensinando e O que está sendo ensinado. Como você tem se alimentado? Você tem dado ouvidos à Palavra de Deus, viva, eterna e eficaz?
1.1. A Palavra de Deus é alimento para a vida!
Em Mateus 4:4. O próprio Jesus disse:
“Está escrito: NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM…"
Muitas pessoas pensam que pão, e alimento consistente em geral, é a única coisa que eles precisam para viver. Embora seja verdade que o alimento material é necessário para a sobrevivência e satisfazer a fome física, contudo, conforme o próprio Jesus disse, há algo essencial para nossas vidas:
"Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."
De acordo com esta passagem, para tornar sua vida abundante e não apenas de sobrevivência você precisa, “de toda palavra que provém da boca de Deus”, ou seja, você precisa da Palavra de Deus.
A Bíblia, Palavra Divina, escrita por homens inspirados por Deus para nos revelar a dimensão do Seu amor pelo ser humano; o plano perfeito concluído em Cristo e por Cristo, para resgatar o homem do pecado.
Portanto, para uma vida saudável, e um bom desempenho do seu coração, alimenta-se da Palavra de Deus que é rica em conselhos que nutrem nossa alma. Procure o que vem de Deus; dê atenção ao que vem de Deus, e então você terá a sabedoria necessária para uma vida equilibrada e saudável. – “pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser”.
“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera”. Tiago 3:17.
Leia também alguns artigos relacionados:

II) Segundo Cuidado: Tenha bons hábitos. Provérbios 423-25.
Uma vida saudável está pautada no equilíbrio. A ciência tem demonstrado que os vícios, o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas das disfunções cardíacas. Nestes casos orienta-se que adquiramos novos hábito e que tenhamos uma vida regrada!
Em nosso relacionamento com Deus; em se tratando da nossa vida espiritual, devemos seguir este conselho: Bons hábitos!
A palavra de Deus nos orienta a proteger nosso coração sobre todas as coisas, por que dele depende toda a vida, por que dele procedem as fontes da vida, ou as saídas da vida. E qual bom hábito nos ajudará nesta tarefa?
2.1) Afaste-se das palavras perversas: Jesus diz que a boca fala do que o coração está cheio, então mais uma vez, voltamos ao conteúdo, AO QUE tem preenchido nosso coração; palavras perversas = palavras que contém maldade, injustiça, más-intenções, impurezas, inveja. E não pensem vocês que somos imunes a tais sentimentos, infelizmente, nossa natureza pecaminosa e carnal é nutrida por esses sentimentos quando não preenchemos nosso coração com a palavra de Deus. Não somos imunes, mas podemos lutar contra isso. Afastar-nos das palavras perversas, implica em aproximar-nos mais das palavras de vida, que só encontramos em Deus. E o Espírito Santo é o nosso agente motivador; pois nos convence do que é errado e carnal, nos faz lembrar os ensinos de Cristo e fortalece a nossa fé;
2.2) Olhe sempre à frente: Nunca esqueceremos a realidade da nossa vida sem Cristo, nunca esqueceremos que estávamos imersos no pecado, e estávamos totalmente distantes da presença de Deus, não fosse o sacrifício substitutivo de Jesus. Mas nossa vida hoje não está pautada no que éramos e sim, no que nos tornamos em Cristo “novas criaturas”, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo! Não podemos olhar para trás com saudosismo. Não podemos olhar para o velho homem e tentar desenterra-lo. Não há uma vida nova se ainda mantivermos viva a velha natureza pecaminosa, os maus hábitos da antiga vida, antes de Cristo. A Bíblia relata a história de uma mulher que em situação de quase morte por apedrejamento (segundo as tradições e leis judaicas a sentença para adultério), recebe o perdão de Cristo e uma ordem vital: Vá, e não peques mais. Ou seja, siga seu caminho, e abandone totalmente seu pecado. Não volte a praticar aquilo que quase lhe custou a vida. Siga em frente e não olhe para trás, mantenha seu olhar fixo no alvo: nosso alvo é Cristo, é a Vida Eterna.
2.3) Olhe bem por onde anda: Há um jargão popular que diz: Deixe a vida me levar! Ainda que essa vida fosse em Cristo, mas não é. A vida que é citada neste ditado e que até se tornou letra de uma música famosa, é a vida do mundo, aquela que é passageira, aquela que é vivida somente para satisfação pessoal, aquela que é impensada, simplesmente movida conforme o balanço do mundo. Devemos olhar muito bem por onde andamos, por que há duas portas e dois caminhos: a porta larga e o caminho largo (regados com facilidades, coisas agradáveis e que satisfazem seu ego), mas que levam à perdição, e a porta estreita (repleta de renúncias, morte do seu “eu”, e isso é difícil - renunciar à nossa vontade para que a vontade de Deus seja soberana - mas que nos levará à vida). Qual caminho você tem trilhado? Siga esta orientação para que tenhas vida em abundância!
Nosso coração, a sede dos nossos sentimentos e desejos, dita como viveremos. Salomão disse que acima de tudo, devemos guardar nosso coração, tendo a certeza de que se nossos desejos estiverem de acordo com os propósitos de Deus, permaneceremos no caminho certo. Certifique-se de que seus afetos conduzem sua vida na direção certa. Coloque limites para seus desejos. Não siga tudo o que vê. Olhe para frente, seja persistente e perseverante, mantenha seus olhos fixos em sua meta e não se desvie para caminhos que levam ao pecado.
Mulher, como está seu coração? Está bem guardado?